Como promover ações de diversidade nas empresas?

acoes-diversidade-empresas

Promover ações de diversidade nas empresas ainda é um grande desafio para muitos negócios. É necessário fazer mudanças que vão além do posicionamento diante da sociedade e do mercado, promovendo verdadeiras transformações na cultura organizacional e incentivando toda a equipe interna.

A sociedade está mudando e observando como as marcas agem diante dessas situações. Com isso, promover a diversidade nas empresas passa a ser vista como uma demanda cada vez mais primordial.

Devido a isso, é fundamental investir em alguns exemplos de diversidade nas empresas para que de fato as coisas comecem a mudar. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas ideias para sua organização colocar em prática. 

Neste artigo, você verá:

  • O que é diversidade?;
  • Qual a importância da diversidade para seu negócio?;
  • 5 dicas de ações de diversidades nas empresas.

O que é diversidade?

Diversidade é definida como “qualidade daquilo que é diverso, diferente” e está intimamente ligada ao conceito de igualdade.

Portanto, ações de diversidade nas empresas significa ter equipes compostas por pessoas de diversas origens, raças, formações, convicções religiosas, orientações sexuais, experiências, grupos culturais, etc.

O objetivo principal de implementar ações de diversidades nas empresas deve ser contratar profissionais de diferentes lugares, tendo sempre em vista que gênero, etnia, deficiência, sexualidade e nenhum outro fator deve ser considerado no processo de recrutamento e seleção.

O tema diversidade já vem sendo abordado de diferentes formas nas redes sociais e mídia e, graças à luta da sociedade, vem ganhando cada vez mais relevância entre as empresas. As quais também passaram a reconhecer sua importância.

Graças a isso, aquelas organizações que são pautadas pela diversidade promovem que diferentes pessoas trabalhem e convivam em um mesmo ambiente, respeitando as diferenças e opiniões de cada um em prol de um mesmo objetivo.

Nesse contexto, diversos assuntos importantes fazem parte do dia a dia corporativo, tais como acessibilidade, empoderamento e igualdade.

Além disso, aqueles que sofrem algum tipo de exclusão, seja por causa da classe social, raça, deficiência, orientação sexual, entre outros, fazem parte das tomadas de decisão da empresa.

Qual a importância da diversidade para um negócio?

como-promover-diversidade-empresas

A sociedade, de forma geral, tem percebido que modelos tradicionais de negócios são carregados de preconceitos, privilegiando apenas alguns grupos e excluindo minorias.

Por isso, as ações de diversidade nas empresas vieram para reformular esse modelo obsoleto e promover maior igualdade para todos.

Por meio dela, é possível diversificar e ver de diferentes ângulos para criar produtos e serviços que atinjam todas as camadas da sociedade.

Desse modo, podemos dizer que ações de diversidade nas empresas criam equipes mais plurais, criativas e inovadoras. Logo, são vantajosas para todos os envolvidos: empregador, colaborador e consumidor.

Além disso, ela promove a motivação e o aumento da produtividade dos colaboradores, fatores que podem aumentar a competitividade da empresa diante do mercado competitivo atual.

De forma geral, empresas que investem em diversidade passam a ser vistas de forma diferente diante de seu público. Sua marca é valorizada e passam a ser mais valorizadas por mostrarem que realmente se importam como todos os seus consumidores.

O cenário da diversidade no Brasil

Embora o termo tenha se popularizado, na realidade, estamos muito longe de trabalhar a diversidade nas empresas de fato nas organizações.

De acordo com a pesquisa “Diversidade Nas Empresas – O Que Os Dados Nos Contam” realizada em 2019 pela Opinion Box com 2.025 pessoas que trabalham em empresas com mais de 10 funcionários, na prática, a pluralidade de perfis profissionais nas organizações não é tão real como aparenta ser.

Segundo a pesquisa:

  • 29% das empresas não possuem nenhuma pessoa com deficiência;
  • 44% não têm nenhum transexual em seu quadro
  • 1 em cada 4 profissionais avaliam que menos de 5% de seus colegas são negros.
  • 37% dos entrevistados disseram que já houve algum caso de discriminação na empresa em que trabalham.

Outro dado alarmante é relacionado à composição de homens e mulheres no quadro organizacional. Apesar de a população brasileira ter mais mulheres (51,7%) do que homens (48,3%), metade das empresas têm mais colaboradores homens do que mulheres.

Esse cenário revela que as empresas ainda precisam trabalhar muito para diminuir a desigualdade de suas equipes e, assim, conquistar uma verdadeira diversidade. 

Portanto, se o seu negócio quer promover uma verdadeira transformação interna, está na hora de colocar ações de diversidade nas empresas em prática. Confira a seguir algumas delas e comece agora mesmo!

5 dicas de ações de diversidades nas empresas

Antes de mais nada, é importante entender que ações de diversidade nas empresas devem ter fundamentos e propósitos, caso contrário, as iniciativas estarão fadadas ao fracasso.

É claro que essa transformação não acontece repentinamente, pois a diversidade nas organizações é uma construção interna que deve ser incentivada e comunicada de forma transparente e gradativa por meio dos gestores e superiores.

Apenas assim, todos da equipe poderão incluir esse conceito em sua realidade e se envolver através de uma comunicação transparente.

Portanto, o planejamento de ações de diversidades nas empresas devem estar ligadas à cultura organizacional para alcançar resultados adequados e sustentáveis.

Confira a seguir cinco dicas para colocar ações de diversidade nas empresas em prática:

1. Criar conteúdos educativos para os colaboradores

Um primeiro passo para incluir a ações de diversidade nas empresas é  a informação. Todos devem saber o que é diversidade e como praticá-la. Por isso, você pode criar uma cartilha sobre o assunto, disponibilizar vídeos educativos e até promover palestras com especialistas.

Muitas pessoas ainda são acostumadas com piadinhas machistas, racistas e homofóbicas. Por isso, é crucial que esses temas sejam levantados e explicados para quebrar esse padrão de preconceito.

Leia também: Inclusão de diversidade na empresa: 10 ONGs e institutos que você precisa conhecer!

2. Adequar a cultura organizacional

Outra das ações de diversidade nas empresas importante é modificar a cultura organizacional do negócio. Isso significa que normas e regulamentos devem ser revistos, considerando as diferenças entre os membros da equipe.

Toda a forma de ser e de se comunicar da empresa devem estar alinhadas com as propostas da diversidade.

3. Criar vagas focadas em diversidade

Como vimos na pesquisa citada acima, grupos privilegiados ainda são maioria nas empresas e isso não mudará de uma hora para outra com processos tradicionais de recrutamento e seleção.

Portanto, uma alternativa é abrir vagas que contemplem minorias como negros,  PcDs, a comunidade LGBTQIA+, etc.

Para entender melhor como funciona a contratação PcD, sugerimos a leitura complementar do artigo: Entenda como funciona a contratação PcD.

4. Abrir canais de denúncia

Sabemos que não é apenas “virar a chave” para que todas as mudanças e ações de diversidade nas empresas aconteçam. Por isso, é fundamental que a organização esteja disposta a ouvir a sociedade e seus colaboradores.

Para isso, é possível criar um canal de comunicação sigiloso para que denúncias sejam feitas. Assim, a empresa saberá onde está errando e poderá tomar as medidas necessárias para que comportamentos discriminatórios sejam extintos.

5. Montar comitês de diversidades

Quem melhor para promover ações de diversidade nas empresas do que grupos compostos por minorias? A troca de experiências será fundamental para que as ações de diversidade nas empresas sejam colocadas em prática.

Ter comitês compostos por pessoas diversas será educativo e ajudará a empresa a tomar melhores decisões relacionadas ao assunto.

É fato que a sociedade está mudando. Por isso, as marcas que querem sobreviver no mercado precisam acompanhar essas transformações. Apostar em um negócio plural é fundamental para não “parar no tempo” e se tornar obsoleto.

Invista nestas e em outras ações de diversidade nas empresas para contribuir para um futuro mais igualitário para todos.

Ajude seus funcionários a trabalharem melhor

Tanto as ações de diversidade nas empresas quanto as que visam cuidar da saúde financeira dos colaboradores, ajudam a valorizar a imagem de um negócio no mercado.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou do post? Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e confira outros conteúdos em primeira mão!

Confira outros artigos que você pode se interessar