10 aplicativos para organizar sua vida financeira agora mesmo

(Aplicativos para) organizar sua vida financeira

Economizar, ter controle sobre a quantidade de cada gasto do dia a dia, fechar o mês fora do vermelho, você tem problema com alguma destas tarefas? Manter uma boa saúde financeira é um grande desafio para boa parte da população.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros com dívidas chegou a 67,5% no mês em 2021.

É um número assustador, não é mesmo? Muitas vezes, acabamos entrando no vermelho e caindo em ciladas de cheque especial e juros de cartão de crédito sem ao menos perceber. Se este é o seu caso, sugerimos também a leitura deste outro conteúdo: Como sair do endividamento: principais vilões e dicas financeiras

Acontece que, em diversas situações, realizar o controle de nossos gastos pessoais em tempo real poderiam solucionar este problema. Graças à tecnologia, hoje em dia temos diversos aplicativos para organizar nossa vida financeira e, para te ajudar nessa missão, separamos os principais. Neste post você conhecerá os seguintes apps:

  • 1. GuiaBolso
  • 2. Mobills
  • 3. Minhas Economias
  • 4. Organizze Finanças
  • 5. CoinKeeper
  • 6. Money Lover
  • 7. Orçamento Fácil
  • 8. Toshl Finance 
  • 9. Monefy
  • 10. Wisecash

Continue conosco e aprenda a atingir uma maior tranquilidade financeira. Vamos lá?

Qual a importância do controle financeiro?

Você já passou pela situação de estar ainda no começo do mês, após receber o salário e pagar as contas fixas, ter o questionamento: “Aonde foi parar o meu dinheiro?”.

Caso não tenha acontecido com você, provavelmente conhece alguém próximo que sempre passa por isso. Essa situação é mais comum do que imaginamos. Conforme uma pesquisa do SPC Brasil, 45% dos brasileiros não controlam suas próximas finanças.

Este número está diretamente ligado ao grande índice de pessoas endividadas no país. Isso acontece, pois um dos principais passos para não entrar no vermelho é, justamente, realizar o controle financeiro mensal.

Organizar sua vida financeira, além de permitir que você evite o endividamento, consiga atingir metas e objetivos que tenha em sua vida. Afinal, quando conseguimos melhorar nossa situação financeira, passa a ser possível até juntar aquela grana para fazer uma viagem no fim do ano, ou alcançar qualquer coisa que sonhamos.

10 aplicativos para organizar sua vida financeira

Muitas pessoas ainda possuem o costume de organizar suas finanças por meio de planilhas ou até mesmo agendas físicas. No entanto, esse processo pode ser trabalhoso e, muitas vezes, acabam fazendo com que nos esquecemos de um gasto ou outro e o planejamento fica incompleto.

Por isso, utilizar a tecnologia nesse momento pode ser peça-chave para um efetivo controle de gastos. Pensando nisso, separamos alguns aplicativos para organizar sua vida financeira, confira:

1. GuiaBolso

Um dos mais famosos, o GuiaBolso é um aplicativo robusto que permite a integração direta com a conta bancária de  seus usuários por meio da senha do internet banking. Desse modo, ele alimenta as informações de forma automática, impedindo que você se esqueça de incluir algum gasto ou ganho.

Por meio dele, o usuário consegue montar um planejamento de metas financeiras, acompanhar sua evolução por meio de gráficos e observar quais são as categorias mais dispendiosas.

Ele é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

2. Mobills

O Mobills é um dos aplicativos favoritos dos usuários. Ele permite que você armazene suas despesas em categorias com gráficos que facilitam na hora de saber onde está gastando mais.

Esse aplicativo para organizar sua vida financeira ainda irá possibilitar que você estabeleça metas de gastos para ajudar na hora de saber quando parar de gastar. 

Além disso, é possível cadastrar seus cartões de crédito para receber notificações por e-mail na data de vencimento das faturas e, assim, não esquecer de pagá-las. 

Você ainda consegue acompanhar dicas e notícias úteis sobre finanças pessoais, como utilizar corretamente o cartão de crédito, se livrar das dívidas e muito mais.

Ele é gratuito, mas possui uma versão premium mais completa. Ele está disponível para os sistemas IOS e Android.

3. Minhas Economias

O app Minhas Economias também permite o gerenciamento e planejamento financeiro de suas contas, cartões, financiamentos e muito mais. Nele, é possível sincronizar e verificar o saldo de todas as suas contas bancárias, receber alertas, programar transações, definir metas, entre outros recursos.

Ao utilizar o Minhas Economias, os usuários conseguem ainda classificar seus gastos por categoria e criar gráficos para acompanhar o fluxo do mês.

Ele é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

4. Organizze Finanças

Para quem busca praticidade e facilidade em aplicativos para organizar a vida financeira, o Organizze pode ser uma excelente opção. Em sua versão gratuita, ele oferece aos usuários a opção de lançar despesas manualmente e a divisão por categorias e subcategorias.

Em sua versão premium, ele é mais completo e permite que o usuário sincronize suas contas de cartão de crédito, anexe comprovantes de pagamento, marque lançamentos, faça transferências, entre outras funções. 

Ele está disponível para os sistemas IOS e Android e possui as opções gratuita e paga.

5. CoinKeeper

Este app possui um sistema prático de moedas divididas por categoria. Assim, o usuário apenas precisa arrastar e registrar seus gastos. Além disso, também fornece as opções de registro de rendimento e gastos.

O CoinKeeper te ajuda a descobrir para onde está indo seu dinheiro, a definir orçamentos e gerenciar dívidas. Um de seus grandes diferenciais é o suporte para todas as moedas do mundo.

Ele é gratuito, mas oferece compras dentro do aplicativo. Está disponível para os sistemas IOS e Android.

6. Money Lover

Ao usar o Money Lover, os usuários podem separar seus orçamentos mensais em categorias para ter uma melhor visão do fluxo de dinheiro que entra e sai. Ele ainda permite a customização em categorias de acordo com as necessidades de cada um.

Um de seus grandes diferenciais é a funcionalidade de “Modo Viagem”. Com ela, você pode controlar seus gastos fora do país com a moeda local. Assim, fica mais fácil saber de fato o quanto você está gastando em reais.

Ele está disponível para os sistemas IOS e Android e possui as opções gratuita e paga.

7. Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil, ou Fast Budget, é mais uma das várias opções de aplicativos para organizar sua vida financeira que permite o acompanhamento de despesas e ganhos de forma simples.

Ele é customizável, assim, você consegue elencar aquelas categorias que são mais importantes para o seu dia a dia. Além de ver um resumo geral e poder dividir por contas, também terá acesso aos gastos dos últimos 7 dias, assim como seus orçamentos. 

Esse app ainda deixa que seus usuários criem alertas e lembretes para não se esquecer de cadastrar as transações diárias.

Ele está disponível para os sistemas IOS e Android e possui uma versão para uso pessoal e outra focada em quem tem negócios.

8. Toshl Finance 

Para quem busca praticidade na hora de monitorar todos os cartões em um só local, o Toshl Finance é uma ótima opção. Com ele, os usuários podem conectar todas as suas contas de forma rápida e intuitiva.

O app tem funções que estimulam os usuários a seguirem seus objetivos e a criarem novas metas. Além disso, você tem acesso ao fluxo do dinheiro, que indica o destino exato dos seus gastos e um resumo mensal.

Outras de suas funções são gráficos, tabelas e fluxogramas, o que torna uma boa opção de aplicativo para quem procura algo intuitivo e visual.

9. Monefy

Agora, para quem busca por flexibilidade e um olhar analítico, o Monefy pode ser um aliado. Ele permite a criação de relatórios de acordo com a periodicidade desejada, possibilitando que você realize as análises e comparações que quiser.

Sobre os valores, o app é gratuito para qualquer uma das plataformas, mas apresenta também a versão premium para usuários do Android, com o valor de R$8,50 mensais.

10. Wisecash

O app Wisecash, além de oferecer os recursos mais usuais, como resumo de gastos e categorias, também permite a realização de um grande compilado no final do ano.

Desse modo, você consegue analisar os erros e acertos do ano que passou e, assim, perceber o que precisa melhorar para seguir o planejamento financeiro do próximo ano. 

Ele conta com uma interface simples e inteligente aos usuários, excelente alternativa para aqueles que possuem dificuldade em lidar com tecnologia. 

O Wisecash está disponível para os sistemas IOS e Android, ele é gratuito mas permite compras dentro do app. 

Como pôde perceber, nunca foi tão simples se planejar. Por meio de aplicativos para organizar sua vida financeira, é possível sair do vermelho, fazer planos, determinar metas futuras e alcançar o controle de suas finanças. Desse modo, caso algum imprevisto apareça, você estará pronto para lidar com a situação.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas nas redes sociais. E não se esqueça de seguir o Xerpay no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn

Confira outros artigos que você pode se interessar