Bem-estar no ambiente de trabalho: 6 ideias de ambientes

bem-estar-ambiente-trabalho

Construir ambientes de relaxamento no trabalho é uma estratégia adotada pelas empresas para garantir o bem-estar no ambiente de trabalho e assim:

Confira alguns tipos de iniciativas focadas na saúde e bem-estar no ambiente de trabalho:

  • sala de descanso para funcionários;
  • restaurantes;
  • sala de games;
  • espaço para leitura;
  • espaço massagem;
  • ambiente a céu aberto.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de manter o bem-estar no ambiente de trabalho com locais de relaxamento e como isso é fundamental para a motivação para os colaboradores.

Inserir em seu pacote de benefícios algo além das vantagens financeiras é um diferencial competitivo no mercado.

Empresas como Google e Facebook se destacam por esse motivo. Quer saber o que é um bom ambiente de trabalho e como seguir estratégias como eles? Confira em nosso artigo.

Porque as empresas devem promover saúde e bem-estar no trabalho?

Manter um bom ambiente de trabalho é o grande desejo dos gestores e profissionais de RH na rotina da empresa.

Em um mercado que se tornou tão competitivo, os profissionais vêm valorizando muito o espaço em que trabalham. Sendo assim, as empresas buscam alternativas para reter e atrair talentos.

Uma alternativa que ganhou força para oferecer maior bem-estar no ambiente de trabalho são os ambientes de relaxamento nas empresas como a sala de descanso para funcionários.

Essa opção pode diminuir o estresse dos funcionários e aumentar os níveis de satisfação.

Porém, como preparar o ambiente ideal e criar um local mais produtivo?

Separamos as melhores dicas para você saber como investir em ambientes de relaxamento na empresa e proporcionar maior bem-estar no ambiente de trabalho.

6 tipos de espaços voltados para o bem-estar no ambiente de trabalho

Empresas como Google e Facebook vêm adotando os espaços de relaxamento como uma possibilidade de motivar seus colaboradores e valorizar o bem-estar no ambiente de trabalho. Entre essas opções estão:

  • salário sob demanda;
  • salas de games;
  • soneca;
  • espaços com comida à vontade, entre outras.

Destacamos abaixo algumas das principais dicas de bem-estar no ambiente de trabalho para você implantar na sua empresa e agradar seus colaboradores.

1. Salário sob demanda

A pesquisa CareerBuilder, feita em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de 3/4 deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas.

Isso é algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios de fechar as contas. O resultado? Mais bem-estar no ambiente de trabalho.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30 ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer e os juros desse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor: ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

2. Sala da soneca

Quem nunca sentiu aquele soninho depois do almoço? Para quem trabalha no Mercado Livre não tem problema nenhum. Os colaboradores têm à disposição um espaço de soneca exclusivo.

Ambientes de relaxamento no trabalho como esse podem aumentar a produtividade e desempenho dos profissionais. E não precisa comprometer o trabalho.

Determine o tempo de pausa durante o dia ou ofereça esse espaço para o horário de almoço, por exemplo.

Já reservou um espaço para aquele descanso do dia da sua equipe? Ainda não, é bom pensar nisso para valorizar o bem-estar no ambiente de trabalho.

#3. Comida à vontade

Google e Facebook possuem restaurantes que são destaque no mundo. Além de receitas variadas, os escritórios oferecem aos seus colaboradores refrigerantes, sucos e snacks à vontade durante o dia todo.

Sua empresa pode não ter espaço para montar um restaurante, mas é possível deixar à disposição frutas e lanches para a equipe. Essa pequena mudança com pausas para o café influencia na boa saúde e qualidade de vida no trabalho.

#4. Sala de games

Que tal criar uma sala de descanso para funcionários com poltronas, pufes e videogame?

Um espaço como esse parece mais como o de casa, porém essa é a chance de manter seus colaboradores mais motivados e porque não reter seus talentos.

Uma pesquisa da University of Colorado Denver Business School mostrou que profissionais que jogam videogame desenvolvem mais habilidades e são mais produtivos.

Pode parecer brincadeira, mas uma sala de games na empresa, além de relaxar os profissionais, pode estimular a criatividade e aumentar a integração entre a equipe.

Na empresa Locaweb os colaboradores têm à disposição sala de videogame com mesa de sinuca, além de pufes para tirar uma soneca. Tem como ter um ambiente ruim nesse lugar?

#5. Espaço para leitura

Criar um espaço para leitura pode ser uma grande opção para empresas que visam o bem-estar no ambiente de trabalho.

Uma pausa para ler pode desenvolver o vocabulário dos seus profissionais, além de ser um estímulo para a inovação e geração de novas ideias.

Planeje um espaço com livros de várias editorias (romance, terror, drama e etc.) para seus profissionais relaxarem. O local pode ser uma fonte de inspiração e desenvolvimento de escrita e aprendizado para seus colaboradores.

#6. Espaço massagem

Se a sua empresa tem um espaço para relaxamento, já pensou na possibilidade de surpreender a equipe oferecendo um tempo de massagem com um profissional?

Na maioria das empresas, os colaboradores trabalham ininterruptamente. Porém, fazer pausas durante o dia pode ser o grande segredo para o bem-estar no ambiente de trabalho.

Entre as opções de sala de descanso para funcionários, os ambientes de relaxamento para massagens pode ser uma alternativa para o colaborador se recompor e, consequentemente, ter mais disposição.

Não consegue criar um espaço exclusivo como esse? Contrate um profissional para ir a sua empresa semanalmente, quinzenalmente e reserve um local para essas massagens.

#7. Ambientes a céu aberto

O escritório do Google em São Francisco criou um ambiente a céu aberto para os colaboradores fazerem reuniões. E por que não relaxarem também?

Ambientes mais criativos e despojados influenciam no bem-estar no ambiente de trabalho. Nas grandes cidades do país, trabalhar a céu aberto é praticamente impossível. Mas com pequenos ajustes você pode criar escritórios produtivos que podem fazer a diferença.

Salas em que entra luz natural são uma alternativa, o que pode inspirar não só os colaboradores, mas também oferecer qualidade de vida.

Leia mais em: As melhores ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho.

Quais os benefícios de valorizar o bem-estar no trabalho?

Agora que você entendeu o que é um bom ambiente de trabalho, deve estar se perguntando sobre quais os principais benefícios que os locais de relaxamento podem trazer aos colaboradores e a sua empresa, certo?

Por isso, selecionamos abaixo os principais pontos de influência para que sua empresa adote o quanto antes ambientes de relaxamento no trabalho.

Aumenta a produtividade

Ambientes que proporcionam bem-estar no ambiente de trabalho podem fazer com que os colaboradores fiquem menos estressados e aumentem sua produtividade.

Uma pesquisa da empresa americana Right Management revelou que equipes motivadas são 50% mais produtivas. O estudo foi feito com uma avaliação de mais de 30 mil profissionais em 15 países diferentes.

No mercado atual, o profissional valoriza muito seu próprio bem-estar e qualidade de vida para optar por uma vaga ou até mesmo para se sentir motivado para ficar na empresa.

Melhora a integração

Mais do que criar ambientes de relaxamento no trabalho, os profissionais de RH precisam pensar nesses locais como possibilidade de integração de funcionários.

Equipes unidas enriquecem o espaço de trabalho e potencializam a efetividade dos resultados.

Sendo assim, nada melhor do que criar ambientes em que seus colaboradores possam estar juntos. Optando sempre por espaços descontraídos e agradáveis, aliviando as tensões na própria empresa.

Diminui o estresse

O mercado de trabalho, devido a sua grande competitividade, acaba gerando um grande estresse em seus profissionais.

Contudo, empresas que aderem que valorizam o bem-estar no ambiente de trabalho e criam ambientes de relaxamento podem diminuir a tensão para a equipe render melhor.

Profissionais estressados diminuem seu rendimento, motivação e disposição. Com isso, o resultado e objetivos da empresa são completamente afetados negativamente.

A Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR) já mostrou em levantamento que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo.

Além do mais, a mesma pesquisa já mostrou que 69% dos brasileiros, a cada dia que passa se mostram mais insatisfeitos e desmotivados no trabalho.

Dessa forma, que tal mudar essa realidade e oferecer uma nova perspectiva de bem estar no ambiente de trabalho à sua equipe? A mudança começa no seu RH, planeje hoje e mude.

Leia mais: Futuro do RH: conheça as tendências de 2019 para o setor.

Eleva a qualidade de vida

Planejar ambientes de relaxamento no trabalho não só pode melhorar a produtividade dos seus colaboradores, mas também auxilia na saúde e bem-estar deles. A qualidade de vida está diretamente ligada ao bom desempenho dos profissionais.

Oferecer possibilidades para o seu colaborador ter momentos de descontração e descanso durante o expediente pode reduzir as possibilidades de saída dele. Além disso, quando o ambiente se torna favorável as chances de reter talentos e diminuir o turnover aumentam.

Desmotivação, doenças e etc., são inimigos do bom funcionamento da empresa. Portanto, oferecer boas condições de trabalho, ultrapassando o lado financeiro, com bons benefícios que priorizam o bem-estar e qualidade de vida, melhoram o ambiente e a saúde da equipe.

Mude a sua empresa para conseguir resultados

Transformar a sua empresa requer muita disposição dos gestores e do setor de RH. Ter uma visão de que só o salário não é suficiente para manter os colaboradores satisfeitos é essencial.

Colocar o bem-estar no ambiente de trabalho como uma das prioridades, inovando com benefícios oferecidos pelas empresa pode te ajudar a melhorar:

Google e Facebook são referência no mercado por conseguirem manter o ânimo e a qualidade de vida dos seus colaboradores com ambientes de relaxamento no trabalho.

Construir salas de descanso para funcionários e espaços agradáveis é uma forma de valorizar o desempenho dos seus profissionais.

Colaboradores que se sentem importantes e valorizados pela empresa rendem mais e se adequam à realidade e aos objetivos.

Ajude seus funcionários a trabalharem melhor

Investir em espaços de bem-estar no ambiente de trabalho é potencializar as chances de resultados da sua empresa. É pensar no seu bem maior — os colaboradores — para incentivar a motivação e disposição de oferecerem maiores resultados.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar