Como consultar meu score de crédito na Serasa?

Como consultar meu score

Ter um bom histórico de pagador, um “bom score na praça”, faz toda a diferença para buscar crédito no mercado. Conseguir o financiamento de um ímovel, por exemplo, depende disso. Porém, você deve estar se perguntando: “como consultar meu score?”. 

Atualmente, grande parte das empresas, lojas ou bancos, se utilizam de sistemas que permitem a consulta ao score do cliente, para que assim elas possam ter segurança no momento de efetuar uma venda ou empréstimo

Em contrapartida, com uma breve consulta, o próprio cliente pode ter em mãos sua pontuação antes mesmo de buscar crédito ou tentar efetuar uma compra. 

Assim, ele pode evitar uma situação constrangedora, onde a empresa pode recusar a venda por seu mau histórico de pagador. 

Mas quando você pensa em “como consultar meu score?”, com certeza deve estar achando que o processo é burocrático e difícil. Contudo, ele é mais fácil do que você imagina. 

Para lhe ajudar nessa consulta ao seu score, vamos falar neste artigo: 

  • O que é score de crédito? 
  • Como funciona o score? 
  • Como consultar meu score? Passo a Passo
  • Qual a importância do score de crédito?  
  • Como aumentar o score?

Boa leitura! 

O que é score de crédito?

Como consultar meu score? Antes mesmo de saber a resposta para essa pergunta é importante saber o que de fato é o score de crédito. 

O score é uma pontuação de crédito, que se utiliza de uma escala de 0 a 1000, e que indica o comportamento financeiro de determinada pessoa no mercado

Essa avaliação leva em conta os últimos 5 anos de registro financeiro do CPF do cliente. O score serve como um dado adicional para que a empresa construa o perfil de um cliente. 

Por servir como um balizador de crédito, uma espécie de histórico de pagador, quanto menor a pontuação, menor as chances da empresa liberar uma compra ou um empréstimo. Agora, se a pontuação for alta o cliente passa maior confiança ao credor. 

Como funciona o score?

Em 2021, a Serasa adotou um novo critério de avaliação do score.

Houve um ajuste nos cálculos e ele passou a se chamar Score 2.0. Nele, diferente da métrica anterior, que servia de base para a construção da pontuação, há uma valorização maior sobre o comportamento de pagamento. 

Isso quer dizer que o Score 2.0 valoriza, num nível maior, o bom hábito de pagamento das dívidas por parte do cliente do que por seu histórico de dívidas em si. 

Ou seja, se a pessoa passou por algum momento financeiro difícil, com dívidas no passado, mas retomou os pagamentos e tudo está dia, esse cenário fará toda a diferença na construção do novo score. 

Isso não quer dizer que a pontuação não faz a diferença, pois quanto maior for o número mais chances de conseguir crédito.  O Score 2.0, segundo o site da própria Serasa, leva em conta: 

  • Comportamento financeiro – contas pagas têm mais peso no score final;
  • Histórico de dívidas do SPC Brasil e Serasa entram no cálculo; 
  • Uma nova análise de crédito para lojas e empresas;
  • Uma nova faixa de classificação.

Faixa de classificação

Uma das mudanças com a implementação do Score 2.0 foi a faixa de classificação. Ao se perguntar então “como consultar meu score?”, após o resultado, você deve levar em conta essa pontuação para saber se é considerado um “bom pagador”. 

Faixa de scoreScore antigoScore novo
Muito bom800-1000701-1000
Bom600-800501-700
Regular400-600301-500
Baixo0-4000-300

Fonte: Serasa

Critérios de cálculo

Outro ponto importante antes de saber “como consultar meu score?” é conhecer os critérios de cálculo e o que faz a diferença para essa nota de crédito. Confira abaixo uma tabela da Serasa, que mostra, por ordem de importância, o que mais faz a diferença nesse cálculo. 

Critérios de cálculoSerasa Score 1.0Serasa Score 2.0
Dados positivos (cartão de crédito, consórcio, consignado, empréstimos e financiamentos) comportamentos de pagamento, tempo dos contratos e tipos de contratos26%62%
Informações de dívidas, histórico de regularização e em aberto57%19%
Consultas para novos contratos de serviço ou crédito17%19%

Fonte: Serasa

Como consultar meu score? Passo a Passo

É importante que todos saibam que a consulta ao score de crédito é gratuita e pode ser feita diretamente no portal da Serasa. Confira um passo abaixo: 

  1. Acesse o site da Serasa
  2. No canto superior direito clique em login, se já tiver cadastro, ou em “cadastro”, se for o seu primeiro acesso.
  3. Se for o primeiro acesso, faça o seu cadastro preenchendo seus dados (CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha) e após a leitura marque “Declaro que li e aceito os Termos” para criar sua conta gratuitamente. 
  4. Pronto! Na tela a seguir você já terá acesso ao seu score.
  5. Dica extra: Você também pode baixar gratuitamente o app da Serasa e consultar seu score pelo aplicativo. Ele está disponível no Google Play e na App Store.

Qual a importância do Score de crédito?

Qual será a importância de consultar seu score? Como dissemos antes, ter uma fama de bom pagador no mercado pode fazer toda a diferença na  relação com os bancos, lojas, etc. Afinal, quanto maior o seu score, mais chances de conseguir crédito no mercado. 

Entre os principais motivos pelo qual você deve sempre ficar de olho no seu score no mercado são: 

Condições de parcelamento privilegiadas

Dependendo do modelo de financiamento, a pontuação alta no score de crédito pode melhorar as condições para pagamento do mesmo. 

Em alguns casos, se o score for falto, o cliente terá a oportunidade de aumentar o prazo para pagamento e até evitar a cobrança de juros nas parcelas.  

Facilidade para optar por um financiamento 

Ao pedir um financiamento, o cliente passará por uma longa análise do banco. A instituição financeira, aliás, levará em conta, principalmente, o histórico financeiro do cliente. 

Isso porque é a partir dele que ela terá um critério para aprovar o financiamento, valores, prazos para pagamento e juros. Se o score for alto o cliente tem mais chances de conseguir esse financiamento e pode conseguir melhores condições ao contratá-lo. 

Limite maior no cartão de crédito 

O cartão de crédito pode ser um amigo ou um inimigo, dependendo do perfil de cada pessoa. Se você utilizá-lo com disciplina e responsabilidade ele pode ser um apoio no dia a dia, principalmente para parcelar determinadas compras. 

O score de crédito também impacta diretamente na contratação de um cartão. Uma vez que, o banco levará em conta esse histórico de pagador para liberar o crédito e principalmente para avaliar qual será o limite desse cartão. 

Sem contar que com o score alto, mais chances do limite do cartão ser alto, podendo até mesmo o cliente solicitar o aumento em aplicativos dos bancos, de forma prática e rápida.  

Como aumentar o score? 

Agora que você conseguiu responder ao questionamento “como consultar meu score?”, saiba quais medidas você deve tomar para aumentar sua pontuação. 

  • Pague as contas em dia: Evite atrasos em faturas, financiamentos ou outras contas. Se possível opte sempre pelo débito automático para não correr o risco de esquecer o pagamento de algumas delas. 
  • Quite suas dívidas: Renegocie dívidas antigas e que estejam impactando no seu nome, deixando ele sujo. Faça um novo acordo com a empresa em questão, negocie novos valores, prazos e cumpra com o acordo.
  • Opte por colocar contas em seu nome: O score considera sua capacidade de pagar as contas, mas essa avaliação só é possível se você tiver alguma conta em seu nome, seja ela de luz, celular, água e outras. Se você paga elas em dia, elas vão servir como um comprovante de bom pagador no mercado. 
  • Planeje-se financeiramente: Evite comprometer mais de 20% do seu salário com o pagamento de dívidas. O ideal é quitar o que você está devendo e fugir de novas contas para não criar uma bola de neve nas suas finanças e consequentemente sujar seu nome e reduzir seu score de crédito. 
  • Turbine seu Score pela Serasa: Pagando as suas dívidas por meio do Serasa Limpa Nome com Turbo você agiliza o crescimento do seu score de crédito. 

No blog Xerpay você confere mais dicas sobre o tema no nosso artigo “Como aumentar o score: 6 dicas para conseguir rapidamente”

Fique atento ao seu score!

Agora que você já tem a resposta para a pergunta principal deste artigo “como consultar meu score?”, basta apenas ficar atento a sua pontuação e sempre que possível consultá-la. 

Pois, percebemos ao longo deste texto, que uma pontuação alta pode fazer toda a diferença no mercado. Já que, você será visto como “bom pagador” e terá facilidades para conseguir crédito, efetuar compras ou fazer qualquer tipo de financiamento. 

Se você não sabia nem como consultar, nem como melhorar seu score, neste artigo você pode ver que não tem segredo para manter uma pontuação alta, basta apenas seguir algumas dicas que partem da premissa de manter suas contas em dia.

 

Gostou do nosso artigo? Então, siga o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e fique por dentro dos melhores conteúdos de gestão pessoal e financeira do mercado. 

Confira outros artigos que você pode se interessar