Atrair e reter bons talentos estão entre as medidas mais importantes para tornar uma empresa mais competitiva. Mas como fazer isso? O primeiro passo é oferecer uma boa remuneração aos funcionários. E não estamos falando apenas de salário. Também é preciso saber como implantar benefícios na empresa.
Montar um pacote de benefícios parece ser fácil, mas na verdade não é tão simples. É necessário estudar o mercado, as necessidades da equipe e usar a criatividade para se destacar.
Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como implantar benefícios na empresa. Quer saber mais? Confira a seguir!
O que são benefícios?
Benefícios são vantagens que as empresas oferecem como complemento ao salário dos funcionários. Fazem parte da chamada remuneração indireta, que também conta com bônus, premiações e participação nos lucros.
Legalmente, não é possível converter os benefícios em dinheiro, pois sua tributação é diferente da do salário. Se isso for feito, a empresa estará infringindo a lei e poderá sofrer punições.
No Brasil, a CLT define alguns benefícios obrigatórios, como vale-transporte, 13º salário e férias. Há outros que não são exigidos por lei, mas são comuns em quase todas as organizações, como vale-refeição e plano de saúde.
No entanto, para se destacar, a empresa deve ir muito além do básico.
É preciso ser criativo e oferecer vantagens que contribuam para a qualidade de vida. A cada dia, surgem novas opções de benefícios para encantar e motivar os funcionários, como:
- lanches gratuitos durante o expediente;
- convênios com academias;
- vale-cultura;
- parcerias com instituições de ensino;
- premiações diferenciadas, como viagens e jantares;
- sala de jogos;
- folga no dia do aniversário;
- permissão para levar animal de estimação (pet day).
Como implementar implementar benefícios na empresa?
Dentro de uma empresa, qualquer mudança ou novidade deve ser inserida com cuidado, para aumentar a aceitação dos colaboradores.
Portanto, se você quiser implementar um novo pacote de benefícios na sua organização, precisará de muito estudo e planejamento.
Afinal, oferecer benefícios apenas para cumprir tabela não é a atitude mais indicada. Os funcionários vão perceber a falta de cuidado e o investimento será em vão, pois não terá relevância.
Por isso, preparamos o passo a passo ideal para você aprender como implantar benefícios na empresa da forma mais eficiente possível. Veja abaixo!
1. Analise as necessidades dos funcionários
A melhor forma de descobrir o que os funcionários desejam é perguntando a eles. Faça uma pesquisa com os colaboradores para descobrir seus principais interesses e o que eles esperam da empresa.
As respostas podem variar de acordo com o perfil, momento de vida e faixa salarial de cada um. Essa pode ser uma ótima oportunidade para criar pacotes de benefícios personalizados para cada grupo de funcionários, aumentando a aceitação das vantagens oferecidas.
Dentre uma lista de benefícios, peça que as pessoas respondam quais gostariam de receber e por quê. Assim, o RH terá dados concretos para tomar decisões com precisão.
2. Faça uma pesquisa de mercado
Além de analisar o cenário interno, também é fundamental observar o que está acontecendo fora da empresa. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir quais vantagens seus principais concorrentes estão oferecendo aos funcionários.
Essa é uma ótima tática para enxergar lacunas nos pacotes de benefícios das outras empresas, e se diferenciar com estratégias que elas não usam.
O oposto também é válido: se existe algo que só o seu concorrente oferece, é válido pensar em maneiras de melhorar a ideia para utilizá-la na sua empresa.
Certifique-se de que os benefícios que você proporciona não estejam abaixo da média do mercado. Esse é um fator competitivo importante, já que está diretamente relacionado à atração e retenção de talentos.
3. Planejamento de custos
Com todas as informações em mãos, é hora de efetivamente começar a montar o pacote de benefícios.
Considere as opções preferidas dos funcionários, os benefícios mais desejados do mercado e comece a negociar com parceiros e fornecedores.
Nesta etapa, o planejamento de custos é muito importante. Ofereça aos colaboradores apenas benefícios que caibam no orçamento da empresa.
Antes de implementar qualquer medida para aumentar a satisfação do time, é primordial ajustar o caixa para não comprometer a saúde financeira da companhia.
Por mais que você queira implantar pacotes específicos para cada grupo de funcionários, lembre-se de manter o nível de custo equilibrado. Assim, você não levanta suspeitas de favorecimento, o que pode gerar uma grave crise na gestão de pessoas da organização.
4. Negocie permutas
Uma boa maneira de incrementar o pacote de benefícios sem extrapolar o orçamento é buscar permutas com outras empresas.
Trocando serviços com parceiros, é possível conseguir descontos ou gratuidades para a sua equipe a um custo muito baixo..
Por exemplo: se você tem uma empresa de marketing, pode oferecer um dos seus serviços de forma gratuita a uma rede de academias.
Em troca, recebe vouchers de desconto para distribuir aos seus colaboradores. É um acordo justo para todos os envolvidos, no qual todas as partes saem ganhando.
Pesquise bem e entre contato com esses possíveis parceiros. Depois, negocie os detalhes dos contratos, resolva a parte burocrática e deixe tudo pronto. Se esses benefícios forem úteis para o dia a dia, certamente farão muito sucesso entre os seus funcionários.
5. Comunique as mudanças aos colaboradores
Com tudo resolvido, informe as mudanças com clareza e explique aos colaboradores o funcionamento dos novos benefícios.
Para isso, utilize os canais de comunicação da organização, como e-mail, intranet e outras ferramentas. Outra boa dica é convocar todos para uma reunião geral, com o intuito de esclarecer as novidades.
Assim, tudo acontece com transparência, sem surpresas. Além disso, dar boas notícias é sempre uma boa maneira de trazer os funcionários para perto, melhorando a confiança do time na empresa e o clima organizacional.
Agora que você já sabe como implantar benefícios na empresa, que tal colocar o que aprendeu em prática? Como vimos ao longo do post, o segredo está no planejamento.
Faça uma análise do cenário, considere o equilíbrio financeiro e escolha as vantagens mais relevantes para a sua equipe. Dessa forma, as novidades certamente farão muito sucesso entre os colaboradores!
Gostou do artigo? Não se esqueça de deixar um comentário com suas dúvidas e opiniões. Faremos o possível para ajudar você a montar o melhor pacote de benefícios na sua empresa!
3 comentários em “Como implantar benefícios na empresa: 5 ações para botar em prática”
Ótimo artigo!!
Gostaria de receber mais artigos sobre Beneficios.
Muito bom o artigo!
Estão de parabéns, gostaria também de receber mais artigos de benefícios.
Parabens
Oi, Joseane! Ficamos felizes que você gostou do nosso artigo =)
Para receber conteúdos como estes, assine a nossa newsletter – é só deixar o seu nome e endereço de e-mail no canto inferior direito do nosso blog.
Muito obrigada,
Equipe Xerpa.