Como limpar o nome e aumentar o score de crédito na Serasa?

como-limpar-nome-aumentar-score

Uma das maiores preocupações do brasileiro é evitar ficar com o nome sujo na Serasa. Isso porque um nome sujo pode complicar situações simples do dia a dia da pessoa. Se você está nessa situação, saiba que tem como limpar o nome e aumentar o score na Serasa. 

Segundo a Serasa, em dezembro de 2020, quase 30% da população brasileira possuía o nome sujo, o que corresponde a cerca de 61,4 milhões de pessoas. Diante do cenário econômico atual, a possibilidade é que esse número aumente.

Se você está com o nome sujo ou acabou de regularizar sua situação, mas ainda possui baixo score continue a leitura.

Neste artigo vamos falar sobre como limpar o nome e aumentar o score na Serasa, além de apontar os principais benefícios de ter uma boa pontuação.

Para isso, vamos abordar:

  • O que é Serasa?;
  • O que é Score?;
  • Qual a importância de ter um bom score?;
  • Como consultar meu score?;
  • 5 passos sobre como limpar o nome e aumentar o score.

Então, vamos lá!

O que é Serasa?

Apesar de muitos acreditarem ser um órgão do governo, a Serasa Experian é uma empresa brasileira privada, que existe há mais de 45 anos e foi criada com o intuito de padronizar formulários para auxiliar as decisões bancárias.

Além disso, a companhia também tem indicadores econômicos que são referências para diversos setores do mercado. Outro lado de atuação da Serasa é auxiliar o consumidor a acompanhar a situação do seu nome assim como resolver as negativações.

O que é Score?

O Serasa Score foi desenvolvido pela instituição para auxiliar as instituições financeiras a entender qual o risco de oferecer crédito para determinado consumidor. Basicamente, o índice avalia se o cliente é um bom pagador ou não.

A análise é feita a partir de várias informações de cada consumidor como:

  • Dados cadastrais;
  • Dados negativos e positivos;
  • Históricos de consultas.

A pontuação dada pela Serasa varia de 0 a 1.000 e aponta quais as chances de o consumidor pagar as contas em até 12 meses.

Qual a importância de ter um bom score?

Como já falamos anteriormente, o Serasa Score é utilizado pela maioria das instituições para analisar o perfil do consumidor que solicita, por exemplo, um cartão de crédito

Se o nome estiver negativado ou a pontuação do score for baixa, é provável que o crédito não seja liberado. Por isso é fundamental que as pessoas saibam como limpar o nome e aumentar o score, caso seja necessário. 

Isso ocorre porque o score indica que a pessoa possui um perfil de mal pagador, ou seja, tem poucas chances de honrar suas dívidas nos próximos 12 meses. Dito isto, fica claro que contar com um índice baixo pode atrapalhar muitos planos dos consumidores.

Segundo a própria Serasa Experian, o score alto pode ajudar a conseguir:

Como consultar o score de crédito?

A consulta de CPF é simples. A própria Serasa oferece um portal para o consumidor realizar gratuitamente a consulta. Basta fazer um simples cadastro que o seu score irá aparecer.  

Após a consulta, caso seu nome esteja negativado e o score baixo, é a hora de focar sua atenção na regularização dessa situação e no processo de como limpar o nome e aumentar o score. Para isso, em seguida, vamos falar sobre esse processo.

5 passos sobre como limpar o nome e aumentar o score

quais-contas-aumentam-score

Saiba como limpar o nome e aumentar o score, seguindo os cinco passos abaixo: 

1. Consulte regularmente seu CPF

Uma das formas de garantir que você não sofrerá com o baixo score é realizar a consulta gratuita do seu CPF com frequência. Desta forma, é possível acompanhar a evolução do seu score e verificar se seu nome está negativado.

No artigo ‘Como consultar nome sujo: veja como fazer a verificação’ você pode aprender como fazer essa consulta.

Pode ocorrer, por exemplo, do nome de um consumidor ser negativado por uma dívida indevida. Por isso, acompanhar a sua situação pode te ajudar a saber como limpar o nome e aumentar o score. 

E a partir daí é possível tomar as devidas providências em casos de fraudes ou mesmo entender como você pode regularizar uma dívida que realmente possua.

2. Negocie e regularize sua situação financeira

Apenas fazer a consulta de seu CPF não vai resolver seu problema. É preciso saber como limpar o nome e aumentar o score. Para isso, entre em contato com as empresas nas quais possui dívidas e negocie o pagamento dos débitos.

Muitas vezes, a própria Serasa Experian realiza ações para ajudar o consumidor a pagar as dívidas. Depois de quitar as dívidas, em até cinco dias úteis, o nome do consumidor deve constar como limpo.

Certamente, regularizar o CPF irá ajudar a aumentar o seu score, entretanto, vale destacar que isso não significa que elevará o suficiente para conseguir um financiamento, por exemplo.

Isso acontece porque as instituições financeiras ainda não o enxergam como um bom pagador, já que em um passado recente, você não honrou com suas dívidas. Vai levar um tempo para recuperar a confiança do mercado.

Leia também: Qual o impacto de dívidas vencidas negativadas na sua vida?

3. Invista em educação financeira

Depois de descobrir como limpar o nome e aumentar o score quitando suas dívidas, é importante manter o pagamento em dia das suas próximas contas. 

Por isso, faça um planejamento, corte gastos desnecessários, poupe dinheiro mensalmente e só realize compras grandes se realmente precisar dos itens.

Sabendo melhor como utilizar seu dinheiro, é provável que não entre em dívidas futuras e o mercado volte a enxergá-lo como um bom pagador. 

No artigo ‘Cursos de educação financeira: veja os 20 melhores para começar hoje!’ indicamos alguns cursos para quem quer saber ainda mais sobre educação financeira.

4. Utilize créditos corretamente

Caso possua cartão de crédito, tenha certeza de utilizá-lo da melhor forma, ou seja, pagando todas as parcelas em dia. De forma alguma, parcele a fatura do cartão, pois é um indício de que não consegue pagar tudo que compra.

Além disso, movimente sua conta bancária, pois os bancos possuem scores próprios que costumam passar para as empresas como a Serasa.

Assim, se você tiver um bom relacionamento com seu banco, pode ajudar no processo de como limpar o nome e aumentar o score.

5. Turbine seu score

Uma forma mais rápida de como limpar o nome e aumentar o score é por meio do Score Turbo da Serasa. Acessando o Serasa Limpa Nome, é possível fazer um acordo, pagar sua dívida e automaticamente aumentar o score em alguns pontos.

Não há um padrão sobre quantos pontos o consumidor irá ganhar, mas certamente ajudará a subir o índice.

Como pode perceber, não há segredo sobre como limpar o nome e aumentar o score. É necessário quitar as dívidas e aprender a controlar seus gastos a fim de ganhar a confiança do mercado e ser visto como um bom pagador.

Estresse financeiro: saiba como lidar e melhore o clima da sua empresa

Depois de trabalhar em como limpar o nome e aumentar o score, tudo que você quer é evitar qualquer tipo de estresse financeiro, certo?

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn  e fique por dentro de todas as novidades!

Confira outros artigos que você pode se interessar