Manter um bom ambiente de trabalho é fundamental para reter talentos e aumentar a produtividade da equipe. Por isso, saber como medir o clima organizacional é um dos maiores desafios do setor de RH.
Com informações concretas em mãos, é possível avaliar a satisfação dos funcionários, identificar problemas e planejar soluções.
Um dos instrumentos mais usados para mensurar o clima organizacional é a tradicional pesquisa de satisfação. No entanto, uma análise adequada vai muito além disso.
Neste artigo, você vai conhecer os principais indicadores envolvidos no processo, como as taxas de turnover e absenteísmo. Quer saber mais? Continue conosco!
O que é clima organizacional?
Clima organizacional é a qualidade do ambiente de trabalho de uma empresa. Trata-se da percepção coletiva que os funcionários têm sobre a forma como são tratados, seu bem-estar e suas perspectivas profissionais.
O clima é um dos principais pilares da alta produtividade e da satisfação dos colaboradores.
Para torná-lo positivo, a empresa precisa investir em práticas que aumentem a motivação e o engajamento da equipe. Isso inclui plano de carreira, cultura de feedbacks e um pacote de benefícios diferenciados, entre outras medidas.
Assim, além de aumentar os resultados, será possível melhorar o relacionamento entre os colegas e o senso de pertencimento dos funcionários.
Um bom clima gera atitudes positivas no dia a dia. Por outro lado, um clima negativo ocasiona problemas que prejudicam o desempenho, como atritos internos e má gestão de pessoas.
Quais são os principais indicadores para medir o clima organizacional?
Como dito anteriormente, a estratégia mais comum para avaliar o clima organizacional é a pesquisa de satisfação.
Os funcionários respondem a um questionário com perguntas relevantes sobre o ambiente de trabalho, fornecendo informações valiosas para os gestores traçarem um plano de ação.
Trata-se de uma medida importante, porém não funciona sozinha. Há outros indicadores essenciais para realizar esse trabalho com precisão. Confira os principais a seguir.
1. Taxa de turnover
Para saber como medir o clima organizacional, é preciso ficar atento ao turnover.
Essa métrica indica quantos funcionários foram contratados e desligados em um determinado período de tempo. Quando a taxa ultrapassa os 5%, é ligado o sinal de alerta no clima organizacional.
Uma grande quantidade de demissões espontâneas pode significar problemas graves na gestão de pessoas. Os motivos são os mais diversos: mau relacionamento com o chefe, falta de desafios profissionais e salário abaixo da média estão entre os mais frequentes.
Ao identificar uma alta na rotatividade, os líderes precisam observar de perto a rotina da equipe e perceber a causa do problema o quanto antes. Também é necessário rever os métodos utilizados no recrutamento e seleção, a fim de torná-los mais precisos e efetivos.
Uma estratégia eficiente é fazer entrevistas de desligamento bem estruturadas.
Dessa forma, fica mais fácil descobrir os motivos que levaram um colaborador a deixar a empresa, desde insatisfações pessoais até propostas mais atrativas. Assim, é possível mapear os problemas e aprimorar a gestão de talentos.
2. Absenteísmo
O absenteísmo é o indicador que mostra o percentual e os motivos de ausências e atrasos na equipe.
Assim como o turnover, o aumento dessa taxa é motivo de preocupação para a empresa em relação ao clima organizacional.
Os dados colhidos são fundamentais para os líderes analisarem aspectos do dia a dia que podem contribuir para o aumento das faltas.
As razões mais comuns para o absenteísmo são os problemas médicos, que podem estar ligados a fatores como alta carga de estresse, sobrecarga de tarefas e ambiente insalubre, entre outros.
Atritos entre colaboradores e problemas pessoais também são motivos frequentes para o absenteísmo. Nesse tipo de situação, é natural que o funcionário procure se afastar do ambiente de trabalho, mesmo que faça isso de forma inconsciente. Observe a situação com sensibilidade e ,se for o caso, ofereça ajuda.
3. Produtividade
Saber como medir o clima organizacional envolve o monitoramento constante dos indicadores de produtividade. Se os resultados da equipe estão caindo, a queda na qualidade do ambiente de trabalho pode ser a razão.
O motivo é simples: colaboradores satisfeitos e engajados produzem muito mais que funcionários desmotivados.
Portanto, melhorar o clima é a primeira atitude a ser tomada quando os números da empresa não vão bem. O retorno costuma ser praticamente imediato.
4. Qualidade de comunicação
Medir os resultados da estratégia de comunicação interna é primordial para verificar como está o clima organizacional.
Ter um diálogo aberto com os gestores é um dos fatores que mais influenciam na percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.
Todo profissional tem a necessidade de se sentir valorizado. Para isso, ele precisa estar a par das informações mais importantes sobre o negócio, além de saber que suas opiniões são levadas em conta pela organização.
Ter canais de comunicação bem estruturados é um passo fundamental para atingir esse objetivo.
Usar a linguagem adequada também é essencial nesse processo. As metas e novidades devem ser comunicadas de forma clara e simples, para que sejam entendidas por funcionários de todos os departamentos e níveis hierárquicos.
Em um ambiente transparente, o nível do clima organizacional com certeza será elevado.
5. Índices de reclamações trabalhistas
Uma das principais dicas sobre como medir o clima organizacional é verificar periodicamente os índices de reclamações trabalhistas.
Por evidenciar insatisfações graves de funcionários e ex-funcionários, essa métrica é uma das mais importantes para definir a qualidade do ambiente de trabalho.
Identificar uma alta taxa de processos trabalhistas também revela falhas na gestão em relação ao cumprimento da lei e à oferta de condições adequadas de trabalho. Se isso acontecer, é preciso rever as políticas de administração da empresa com urgência.
Agora que você já sabe como medir o clima organizacional, é hora de aplicar o que aprendeu na prática!
Avalie o cenário da sua empresa, faça uma pesquisa de satisfação e utilize os indicadores que apresentamos ao longo do artigo. Assim, seu planejamento estratégico e gestão de pessoas estarão sempre em evolução!
Gostou do post? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões. Estamos ansiosos para saber como você avaliar o clima da sua organização!