6 etapas para aprender como montar um treinamento de liderança

como montar um treinamento de liderança

Se voc√™ procura insights de como montar um treinamento de lideran√ßa, seja muito bem-vindo √† nossa mat√©ria! Esse tema vem sendo muito discutido em v√°rias consultorias e associa√ß√Ķes de desenvolvimento de talentos mundo afora ‚ÄĒ tamanha a sua import√Ęncia para as companhias.

Para você ter uma ideia, empresas que oferecem programas de treinamentos bem-estruturados e compreensíveis podem aumentar suas receitas em 218% por funcionário (segundo levantamento da ATD).

Mas, afinal, como montar um treinamento de liderança com qualidade? Hoje, você vai conferir 6 etapas essenciais, que podem facilitar (e muito) o seu planejamento. São elas:

  1. Entender o porquê do treinamento corporativo;
  2. Alinhar expectativas com a liderança;
  3. Usar as ferramentas à disposição;
  4. Contar com uma plataforma corporativa;
  5. Pedir feedbacks após o treinamento;
  6. Abrir espaço para novos treinamentos.

Boa leitura!

Como montar um treinamento de liderança? 6 etapas fundamentais!

treinamento de liderança
1. Entenda o porquê do treinamento corporativo

Para aprender como montar um treinamento de lideran√ßa, √© necess√°rio primeiro definir a ess√™ncia dele. Tamb√©m chamado de prop√≥sito, √© isso que vai guiar o conte√ļdo do in√≠cio ao fim ‚ÄĒ tornando-o coerente e assertivo.

Uma dica é listar as principais carências da sua empresa, depois dividi-las segundo a prioridade. Por exemplo, o treinamento inicial pode ser focado em ensinar os líderes sobre gestão de pessoas. 

Depois, no futuro, poderá vir uma série de outros treinamentos para:

  • desenvolver as habilidades t√©cnicas da lideran√ßa;
  • ensinar sobre uma nova ferramenta a ser implementada na empresa;
  • aprimorar a cultura organizacional ‚ÄĒ e muito mais.

Tudo bem, pode até parecer difícil definir o propósito ideal. Mas você pode ter boas sacadas ao mapear a sua concorrência e ao analisar feedbacks dos clientes:

Existe algo que seus competidores já oferecem que você ainda não? Um serviço mais rápido, um atendimento mais eficiente… 

E seus clientes, o que dizem sobre a empresa? H√° reclama√ß√Ķes que demandam solu√ß√Ķes urgentes?

Enfim, outra boa estratégia para entender o porquê do treinamento é abrir espaço para os líderes opinarem. E é isso que nos leva ao próximo tópico! 

2. Alinhe expectativas com a liderança

Por mais que o treinamento seja direcionado aos l√≠deres, isso n√£o quer dizer que eles n√£o podem participar da constru√ß√£o do conte√ļdo. Muito pelo contr√°rio!¬†

Afinal, a colabora√ß√£o e a confian√ßa s√£o fundamentais ‚ÄĒ e a lideran√ßa pode ter uma vis√£o mais focada em seus pr√≥prios departamentos.

A dica √© dar um norte e deixar que eles contribuam livremente com sugest√Ķes. Al√©m de complementar as suas ideias, essa conversa tamb√©m ajuda a criar o senso de responsabilidade nos l√≠deres!

Certo, ap√≥s estruturar um bom prop√≥sito, alinhar as expectativas com a lideran√ßa e j√° ter uma ideia formada do conte√ļdo, √© hora de elabor√°-lo.

Por mais que n√£o haja um formato engessado, √© ideal que voc√™ divida o treinamento em introdu√ß√£o, desenvolvimento e conclus√£o ‚Äď e inclua elementos din√Ęmicos, como v√≠deos, cases, estudos e muito mais.

Para isso, você pode (e deve!) usar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Confira a seguir!

3. Use as ferramentas à disposição

Bom, quando falamos em ferramentas para treinamento, muitas se destacam e podem auxiliar bastante na cria√ß√£o do conte√ļdo.¬†

Se voc√™ for fazer uma apresenta√ß√£o de slides, por exemplo, pode usar o tradicional PowerPoint ‚ÄĒ mas tamb√©m outras op√ß√Ķes mais elaboradas, como o Prezi, o KeyNote, o Canva e o Trakto.

Al√©m de permitirem que voc√™ edite as cores, os textos e as transi√ß√Ķes de um slide para outro, alguns desses softwares tamb√©m t√™m bancos de imagens gratuitas √† disposi√ß√£o ‚Äď o que deixa sua apresenta√ß√£o mais profissional.

Caso o treinamento seja ministrado de forma online, ser√° necess√°rio contar com salas de reuni√£o digitais. H√° boas op√ß√Ķes sem custos nos planos mais b√°sicos, como o Skype, o Zoom e o Google Meet.

E por falar no Google, existem v√°rias ferramentas auxiliares (e gratuitas) que d√£o um up na sua apresenta√ß√£o. Elas fazem parte do Google Educa√ß√£o ‚Äď e uma delas √© o Jamboard.

Esse recurso é uma espécie de quadro branco (como se fosse uma lousa tradicional), no qual todos os envolvidos no treinamento podem escrever suas ideias em tempo real.

Leia também: Guia | 12 dicas de liderança para alcançar a excelência

4. Conte com uma plataforma corporativa

J√° que estamos falando sobre tecnologias e treinamentos a dist√Ęncia, √© fundamental abordarmos as vantagens de uma plataforma corporativa para transmiss√£o e hospedagem dos conte√ļdos.

Essa estrutura √© de f√°cil implementa√ß√£o e ajuda a reduzir os custos dos encontros presenciais ‚ÄĒ como a loca√ß√£o do espa√ßo (mesmo que seja dentro da sua pr√≥pria empresa), o deslocamento das pessoas, os materiais impressos, entre outros.

Com a plataforma, voc√™ consegue transmitir o conte√ļdo ao vivo e contar com o recurso de chat ‚ÄĒ que permite a troca de informa√ß√Ķes entre os l√≠deres.

No mais, a tecnologia possibilita que voc√™ grave os treinamentos e deixe-os hospedados na pr√≥pria plataforma. Assim, as pessoas conseguem assistir sempre que precisarem ‚Äď e novos l√≠deres tamb√©m podem passar pelo mesmo processo de aprendizado.

5. Peça feedbacks após o treinamento

Ok, depois de contar com todas as ferramentas √† sua disposi√ß√£o para tornar o treinamento mais completo, √© hora de ministrar o conte√ļdo para a lideran√ßa.

Ao finalizar a apresenta√ß√£o, √© essencial mensurar os resultados ‚ÄĒ e novamente o feedback aparece como importante estrat√©gia! Com ele, voc√™ consegue entender se os l√≠deres assimilaram o conte√ļdo (e qual a avalia√ß√£o sobre a sua performance ao conduzir o treinamento).

Uma boa ideia para coletar opini√Ķes √© criar uma pesquisa de satisfa√ß√£o. Procure elaborar algumas perguntas objetivas (com notas de 0 a 10 para determinados quesitos do treinamento) e outras abertas, para que o l√≠der possa contribuir com suas pr√≥prias palavras.

E depois dos feedbacks, o que fazer? Veja na √ļltima etapa!

6. Abra espaço para novos treinamentos

Com os resultados da pesquisa em m√£os, voc√™ ter√° um relat√≥rio de avalia√ß√£o de treinamento e perceber√° que surgir√£o novos insights! Essa √© uma excelente oportunidade para melhorar os pr√≥ximos conte√ļdos ‚ÄĒ al√©m de engajar os l√≠deres cada vez mais.

Ent√£o, ap√≥s essa primeira experi√™ncia, voc√™ pode montar um cronograma com treinamentos peri√≥dicos ‚ÄĒ semanais, quinzenais ou mensais, por exemplo.

Tamb√©m √© legal acompanhar se os l√≠deres implementar√£o o que foi discutido ‚ÄĒ e eles podem, inclusive, iniciar um ciclo de treinamento com seus pr√≥prios departamentos.

Como montar um treinamento de liderança: hora de iniciar seu planejamento

Esperamos que esta mat√©ria tenha sido √ļtil para voc√™! Agora √© hora de aplicar as 6 etapas fundamentais de como montar um treinamento de lideran√ßa, conversando bastante com sua equipe e escolhendo bons parceiros tecnol√≥gicos.

Aproveite e compartilhe este conte√ļdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Este conte√ļdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a dist√Ęncia que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com pre√ßo acess√≠vel, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e j√° conta com mais de 1200 clientes.

Confira outros artigos que você pode se interessar