O que mudou no comportamento financeiro dos brasileiros em 2021?

comportamento financeiro do brasileiro

O ano de 2020 foi marcado por muitas incertezas devido à pandemia do coronavírus, impactando a vida das pessoas e mudando diversos hábitos de forma geral. O comportamento financeiro dos brasileiros foi um deles. 

A situação econômica das pessoas se transformou diante da pandemia e ainda não se normalizou. Muitas pessoas precisaram lidar com redução salarial, desemprego, auxílio emergencial, entre outras fontes para se manter. 

Foi pensando nisso, que o Xerpay, em conjunto com a Opinion Box, prepararam um relatório sobre o comportamento financeiro do brasileiro, para que se tenha uma visão geral da situação e um entendimento sobre a forma como as pessoas estão lidando com o próprio dinheiro, e como isso pode impactar os negócios.

Confira todos os tópicos que você verá neste guia a seguir:

  • O que é gestão e sucesso financeiro?;
  • Como a pandemia impactou o comportamento financeiro no Brasil?;
  • Quais foram os aprendizados durante a pandemia?;
  • O que você vai encontrar no E-book?

Boa leitura!

O que é gestão e sucesso financeiro?

Em nosso guia, trazemos os dados coletados na pesquisa sobre comportamento financeiro realizada em fevereiro deste ano, com 2.096 internautas. O conceito de sucesso financeiro mostrou ser uma questão relativa.

Para 27% dos entrevistados, sucesso é alcançar a estabilidade financeira. 16% acham que, mais do que ter uma situação estável, o sucesso depende também de uma reserva financeira, e 15% associam o sucesso financeiro ao conforto da família. 

Além disso, dentre os entrevistados, 85% acreditam que uma vida financeira saudável está associada ao acompanhamento recorrente dos gastos, e 80% afirmam que controlam ou registram os seus gastos, seja a partir de um aplicativo, uma planilha ou até mesmo um caderno. 

Mas, independente disso, para conquistar o tão sonhado sucesso nas finanças, é fundamental investir na gestão. É por meio dela que você consegue colocar em prática ações e processos para garantir uma vida financeira saudável.

A gestão financeira envolve planejar, analisar e controlar as atividades do dia a dia para saber como agir diante de investimentos, despesas fixas, empréstimos e todas as formas que lidamos com dinheiro.

Investimentos e empréstimos no Brasil

A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros gosta de administrar o próprio dinheiro, mas que 69% tem medo de não conseguir ter uma reserva financeira no futuro.  Além disso, 45% sentem que as compras por impulso prejudicam a sua gestão financeira, e 29% passam a maior parte do mês sem dinheiro

Este é o seu caso? Para saber melhor como lidar com imprevistos e não ficar no vermelho, conheça nosso artigo com dicas infalíveis: Imprevistos financeiros: Descubra como se preparar em apenas 5 passos.

Outro ponto de destaque sobre o comportamento financeiro do brasileiro é sobre investimentos. 62% dos entrevistados acreditam que sabem como investir seu dinheiro, sendo que 33% afirmam que já fazem algum investimento, 23% gostariam de investir, mas não têm recursos para isso e 6% não têm interesse. 

Agora, quando o assunto é crédito e empréstimos, 51% já precisaram buscar crédito ou empréstimo no mercado, sendo que 20% tiveram o crédito ou empréstimo negado pelo menos uma das vezes que tentou. 

Entre as opções de crédito mais utilizadas estão o crédito pessoal, o empréstimo e o empréstimo consignado. Agora, se você quer saber melhor quais as melhores opções e os riscos de investir em um empréstimo diante do momento de crise, sugerimos também a leitura deste artigo aqui para se aprofundar no assunto.

Como a pandemia impactou o comportamento financeiro no Brasil?

Como já citamos anteriormente, a pandemia do coronavírus mudou muitos hábitos financeiros dos brasileiros. Muitas pessoas precisaram se reinventar e se adaptar a novas realidades. 

A desigualdade de renda já é um problema que persiste no Brasil há muitos anos e, com a crise de 2020, acredita-se que essa situação foi agravada. 

5% dos entrevistados das classes AB perderam o emprego e ainda não conseguiram se recolocar, e 6% foram desligados, mas já estão trabalhando de novo. Nas classes CDE, esses números crescem para 14%, e 9% respectivamente. 43% das classes AB permaneceram no mesmo emprego sem reduções salariais. Nas classes CDE esse número cai para 26%. 

As dívidas e empréstimos também afligem mais as classes mais baixas. 31% estão conseguindo pagar suas dívidas em dia, 14% estão pagando em atraso e também 7% ainda não contraiu dívidas mas imaginam que o precisarão fazer em breve. Nas classes mais altas esses números são 39%, 5% e 3% respectivamente. 

Quais foram os aprendizados durante a pandemia?

Além de impactar a renda salarial mensal das classes mais baixas, a pandemia também influenciou a forma como as pessoas enxergam sua vida financeira e proporcionou muitos aprendizados. 

79% dos entrevistados entenderam durante a pandemia a importância de uma reserva financeira, e 71% passaram a rever a forma como se relacionam com o dinheiro

Também 71% afirmam que, daqui pra frente, sempre terão algum dinheiro guardado para emergências, 66% reduziram os gastos com coisas supérfluas e desnecessárias, e 63% sentem que aprenderam a cuidar melhor do seu dinheiro. 

Essa mudança de pensamento será peça-chave para a mudança de comportamento financeiro do brasileiro nos próximos anos. Muitas pessoas que foram pegas de surpresa com a crise acabaram percebendo a importância de poupar e fazer uma gestão financeira.

Por isso, a previsão é que, para os próximos anos, os brasileiros passem a cuidar melhor do seu dinheiro, evitando compras supérfluas e fazendo uma reserva para emergências. 

O que você vai encontrar no E-book?

De forma resumida, mostramos alguns dos pontos importantes sobre o comportamento financeiro do brasileiro que serão detalhados no E-book “O comportamento financeiro do brasileiro nos dias de hoje”

Por meio deste guia completo, o leitor poderá entender ponto a ponto a influência da pandemia diante das diferentes classes sociais. Além de ter informações sobre empréstimos, investimentos e as reflexões e aprendizados conquistados neste período. 

O E-book abordará sobre:

  • Perfil do público pesquisado;
  • Gestão financeira;
  • Saúde financeira;
  • Impactos da pandemia;
  • O Xerpay;
  • O Opinion Box.

Não deixe de baixar esse E-book, com dados inéditos!

 

Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos, em suas redes sociais, assim, mais pessoas terão acesso a esta pesquisa!

Confira outros artigos que você pode se interessar