Diversidade no recrutamento e seleção: o que é e como adotar?

diversidade no recrutamento e seleção

Segundo um estudo realizado pela consultoria em marketing digital, TRIWI, em 27,4% das companhias brasileiras ainda não há nenhuma mulher exercendo qualquer cargo de chefia. Já em 32,3% das organizações, a presença feminina não passa de 10% do total das posições de liderança.  

Nesse cenário, o gênero feminino ainda recebe salários 30% menores, permanecendo em grande desvantagem no mercado de trabalho. Sendo assim, não é difícil perceber a falta de diversidade no recrutamento e seleção no nosso país.

Afinal, esse é apenas um dos muitos contextos relativos à pluralidade no mercado de trabalho. Se considerarmos pessoas com deficiências e outros tipos de diversidade, como sexual e racial, os números se tornam ainda mais alarmantes. 

Por esse e por muitos outros motivos, a diversidade no recrutamento e seleção tem se tornado um tema cada vez mais presente dentro das empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Kantar Inclusion Index – índice global de inclusão no trabalho, o Brasil é somente o 7º no ranking de países com diversidade no mercado de trabalho. 

Essa posição se torna ainda mais significativa quando levamos em conta a grande relevância que esse tema possui na mídia atualmente. 

Nas redes sociais, nos posicionamentos dos influencers e até mesmo nos artigos de revistas e jornais há uma unanimidade em relação ao assunto: incluir é a tendência. 

Quanto mais diversidade os ambientes de trabalho proporcionarem, mais ativa e bem vista será a empresa no mercado.

Sabendo disso, aqui neste artigo falaremos sobre alguns pontos como: 

  • O que é diversidade no recrutamento e seleção?;
  • Vantagens da diversidade no recrutamento e seleção;
  • Como implementar a diversidade nas empresas?;
  • A imagem social das empresas diversas.

Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo! 

O que é diversidade no recrutamento e seleção?

Em linhas gerais, podemos definir a diversidade no recrutamento e seleção como uma posição assumida pelo departamento pessoal, a qual visa construir um quadro de colaboradores mais plural.

Nesse sentido, fica fácil imaginar que esse processo possui várias etapas, desde o anúncio de vaga até as entrevistas e treinamento depois da contratação, tudo deve ser planejado para que essa diversidade seja realmente posta em prática.

Sendo assim, o setor de Recursos Humanos trabalha de forma constante no projeto, buscando variar a equipe em toda nova coleta de funcionários. 

Além disso, vale ressaltar também que a diversidade no recrutamento e seleção envolve não somente o período de contratação, mas toda a integração dos funcionários na empresa. 

Ou seja, a interação e acolhimento durante a realização das demandas, bem como o fornecimento do suporte necessário para que ele trabalhe da forma esperada durante sua jornada. 

Quer aprender a integrar seus colaboradores e incentivar a socialização entre os funcionários? Acompanhe aqui: Onboarding: como criar um processo de integração para recém-contratados?

Vantagens da diversidade no recrutamento e seleção 

Incluir pessoas com características diferentes dentro do quadro de funcionários da empresa possui diversos benefícios. Afinal, a variedade torna o ambiente mais leve, além de trazer novas oportunidades para grupos que muitas vezes ficam de fora do mercado de trabalho. 

No entanto, os benefícios sociais e para a corporação são ainda maiores. Entre os principais, podemos destacar: 

1. Redução de conflitos 

É fato que quando há um ambiente plural e que respeita as diferenças, o clima organizacional melhora. Afinal, os colaboradores aprendem a se relacionar melhor, mantendo sempre as conversas em um nível educado e passivo.

Além disso, quando existem funcionários diferentes as chances de que os profissionais se identifiquem entre si é muito maior. 

Com isso, o engajamento das equipes cresce, o que implica automaticamente no aumento da produtividade e na melhora das relações interpessoais. 

2. Redução na rotatividade de funcionários

A rotatividade de colaboradores, também conhecida como turnover, sem dúvida alguma é um dos principais problemas dentro das empresas. Afinal, os gastos com contratação e demissão acabam gerando grande impacto no orçamento das companhias, além de uma redução considerável na produtividade. 

Nesse cenário, quando ocorre diversidade no recrutamento e seleção, os colaboradores contratados passam a valorizar mais seus cargos. 

Desse modo, a chance de se sentirem insatisfeitos e deixarem a empresa reduz bastante, permitindo maior constância nos trabalhos e desenvolvimento eficiente dos projetos. 

3. Maior criatividade organizacional

Conviver com um grupo plural é sinônimo de ideias plurais. Ou seja, novas alternativas para a solução de problemas na empresa, bem como para implementação de novos projetos que irão aumentar a produtividade e o lucro. 

Em outras palavras, trazer pessoas com características únicas fará com que a sua empresa fuja do óbvio e consiga solucionar aqueles problemas que já estão atrapalhando a um tempo. 

Assim, com uma equipe diversa é possível trabalhar mais, melhor e em menos tempo, o que só traz benefícios para o dia a dia organizacional.

4. Criação de uma visão meritocrática na empresa

Não é cena incomum encontrarmos funcionários de empresas que sentem-se presos aos seus cargos e com poucas perspectivas de crescimento. 

Isso acontece por diversos motivos, desde nepotismo dentro da companhia até consecutivas contratações de pessoas com um único perfil, o qual não contempla a maioria dos colaboradores. 

Quando a diversidade é incluída dentro da empresa, os profissionais criam uma visão meritocrática do processo de recrutamento e seleção. 

Ou seja, passam a enxergar que serão contratados aqueles funcionários que atendem os requisitos do cargo, independentemente de suas características diversas. Isso gera motivação e, consequentemente, melhora o desempenho individual dos colaboradores.

Como implementar a diversidade no recrutamento e seleção das empresas? 

Até aqui com toda a certeza já ficou fácil perceber que a diversidade no recrutamento e seleção não é apenas benéfica, mas essencial para as empresas que desejam atingir bons resultados. 

Com ela é possível colher benefícios em todos os âmbitos, bem como dar novas oportunidades a pessoas que muitas vezes se sentem fora do mercado. 

No entanto, é evidente que para que uma companhia seja considerada diversa é necessário que ela passe por uma série de adaptações. Afinal, entre o recrutamento comum e o diverso existe uma série de diferenças. 

Enquanto aquele realizado normalmente segue padrões mais rígidos e tradicionais, o que inclui diversidade vai além e trabalha de diferentes maneiras. Além disso, a prospecção da vaga deixa de ser restrita, indo além e atingindo diferentes públicos.

Nesse sentido, fica evidente que o processo de recrutamento e seleção deve estar alinhado a diversas outras atitudes do departamento pessoal, de modo a construir um contexto adequado e confortável para todo tipo de colaborador. 

Confira abaixo algumas dicas de como implementar a diversidade nas organizações! 

É preciso analisar o quadro geral de funcionários

Quando tratamos sobre diversidade abrimos um grande leque de possibilidades, desde pessoas com deficiência física ou intelectual até variedade sexual, de gênero e racial. Nesse sentido, o primeiro passo para trazer a pluralidade é entender como é o atual quadro de funcionários, compreendendo quais são as características mais comuns dentro dele. 

A partir disso se torna mais simples definir quais grupos não fazem parte da empresa e podem ser incluídos nas próximas contratações. 

O anúncio da vaga deve ser adaptado a diversidade 

Se o objetivo é trazer diversidade no recrutamento e seleção é essencial que pessoas diversas possuam acesso a vaga disponível, certo? 

Em outras palavras, é preciso garantir que o processo de divulgação da nova contratação seja tão plural quanto as pessoas que serão contratadas, atingindo diversos locais ao mesmo tempo. 

Uma boa dica para isso é fazer uso das ferramentas digitais e contar com redes sociais como LinkedIn, plataforma inteiramente dedicada para as relações de trabalho e que concentra uma grande quantidade de talentos. 

Inclua etapas diversas no processo seletivo

Contratar de maneira diversa exige adaptação em diversos níveis. Afinal, trazer pessoas com especificidades ou de grupos diferentes acarreta a necessidade de um processo seletivo também plural, onde seja possível com que os candidatos apresentem suas melhores características. 

Nesse sentido, vale lembrar também que a diversidade no recrutamento precisa ser congruente em todas as etapas. 

Em outras palavras, desde a divulgação da vaga até o acolhimento dentro da companhia, todas as fases precisam conversar entre si e trabalhar de maneira parecida, para que o processo seja ético e atinja os resultados esperados. 

Invista em treinamento e capacitação de todo o grupo 

Estranhar aquilo que nos é novo e diferente é uma característica inerente do ser humano. Por esse motivo, antes de trazer a diversidade para a empresa é essencial que os demais colaboradores estejam preparados para lidar com as diferenças nos mais diversos aspectos. 

Essa preparação pode ser feita através de capacitação e treinamento, trazendo palestras e todas as outras ferramentas que poderão disseminar a informação entre os funcionários. 

Desse modo, a recepção dos novos grupos será muito mais calorosa e a integração acontecerá de forma bem mais rápida e natural. 

A imagem social das empresas diversas

De acordo com a pesquisa “Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas” lançada pela Consultoria Mais Diversidade e a Revista Você RH, a meta de 97% das empresas é investir em diversidade no ano de 2021. Em outras palavras, essa não é apenas mais uma entre as grandes ideias corporativas e sim uma real tendência de mercado. 

Nesse sentido, fica evidente que trazer diversidade para as companhias é quase que uma lei para as empresas que desejam ter uma boa imagem. 

Afinal, em tempos onde o acesso à informação é tão rápido e abundante, assuntos como esse estão cada vez mais relevantes dentro da mídia. 

Portanto, não somente os consumidores, mas também os contratantes buscam por parceiros realmente plurais para suas atividades de trabalho. Sendo assim, trabalhar com a diversidade é não somente uma vantagem interna, mas também um verdadeiro combustível para companhias em fase de expansão de negócios. 

 

E aí, gostou de saber mais sobre diversidade no recrutamento e seleção? Está pronto para aderir a esse processo dentro da sua empresa? Se sim, nos siga nas nossas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e deixe seus comentários aqui no post! 

Desse modo, você continua aprendendo muito sobre o mundo corporativo e ainda compartilha as suas ideias com quem também concorda que a diversidade é a chave para o sucesso!

Confira outros artigos que você pode se interessar