Empresa verde: o que é e como se tornar uma?

Empresa verde

Mais do que um papel empresarial e de lucro, as empresas atualmente têm identificado que sua imagem perante a sociedade depende também de uma responsabilidade social. Até por isso, ser uma empresa verde passou a ser sinal de credibilidade.  

Segundo uma pesquisa da Aberje 74% dessas companhias acreditam que ter um selo de “empresa verde” pode refletir positivamente na sua imagem e reputação no mercado, pelo compromisso com a preservação do meio ambiente.  

Dados da mesma pesquisa mostraram que das 105 empresas, que figuraram em 2019 na lista de maiores e melhores do Brasil, 91% delas possuíam algum tipo de programa de responsabilidade e sustentabilidade. 57% delas inclusive colocaram a sustentabilidade entre os cinco temas de maior prioridade dentro da companhia. 

Outra pesquisa, realizada pela Union + Webster, mostrou o impacto da empresa verde revelando que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos ou optar por serviços de empresas que são consideradas sustentáveis

Além disso, 70% dessas pessoas dizem que não se importam em pagar até um pouco mais pelo produtos e serviços dessas empresas verdes. Mas o que é uma empresa verde e como ela funciona? Neste artigo vamos abordar: 

  • O que é uma empresa verde?
  • Quais vantagens e benefícios de uma empresa verde? 
  • Como se tornar uma empresa verde 
  • Exemplos de empresas verdes no Brasil

Tenha uma boa leitura! 

O que é uma empresa verde?

Empresa verde é aquela que possui processos que prezam pela sustentabilidade em sua essência. Isso quer dizer que esse tipo de empresa segue uma série de ações com causas ecológicas e uma cultura corporativa ambientalmente responsável. 

A proposta de uma empresa considerada verde é diminuir os impactos de sua atuação no meio ambiente. 

Muitos descrevem uma empresa com essa característica de verde quando consegue reciclar lixo, reduzir o desperdício de energia e papel e fazer o reaproveitamento de água, por exemplo. É o chamado princípio dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Mas quais as vantagens de ser uma empresa verde? A seguir falaremos mais sobre o assunto. 

Quais vantagens de ser uma empresa verde?

Como vimos na introdução desse conteúdo, ser uma empresa verde pode impactar no negócio de uma forma geral, refletindo na marca e na imagem da empresa no mercado. 

Quem se mostra sustentável, com ações que contribuem com a preservação do planeta, constrói valores sólidos atualmente e isso repercute positivamente nos resultados. 

Já falamos sobre a importância da sustentabilidade em outro artigo sobre o tema, leia clicando aqui. Entre os principais benefício e vantagens de uma empresa verde, é possível destacar: 

Vantagem competitiva

Com as pessoas cada vez mais buscando produtos e serviços de empresas verdes, quem adota esse tipo de característica na sua rotina, acaba aumentando sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 

Afinal, atrairá quem compactua com essa proposta de preservação do meio ambiente e impactará também outras pessoas pela boa imagem que a empresa terá no mercado 

Cria uma boa imagem da empresa 

Credibilidade no mercado é tudo. Uma empresa verde consegue potencializar a sua boa imagem devido a esse caráter de responsabilidade sustentável. Isso porque acaba transparecendo uma imagem de preocupação com o futuro do planeta. 

Reduz custos 

Uma empresa verde também tem uma possibilidade maior de reduzir custos. Seu compromisso em não ter desperdício, como de papel, energia e outros, pode fazer com que a companhia consiga pagar menos em diversas áreas. 

Além disso, pode receber incentivos fiscais do próprio governo, que oferece vantagens para quem tem práticas sustentáveis no seu dia a dia. Com isso, reduzindo desperdícios, a empresa consegue reduzir uma parte dos seus custos

Atrai investidores

A empresa verde também aumenta as chances de conquistar novos investidores, isso pode ser visto pelo relatório divulgado pela KPMG, “Investimento sustentável: acelerando sua evolução”. 

Cerca de 45% dos investidores dizem que só colocam seu dinheiro em empresas que têm preocupação ambiental. Esse fator aparece entre os três itens que eles consideram antes de realizar um investimento, junto com fator social e governança. 

Portanto, quem possui uma empresa verde tende sim a atrair mais investimentos e consequentemente tem mais chances de fechar parcerias, novos negócios, crescer e fazer sucesso no mercado.  

Aumenta o engajamento dos colaboradores 

A decisão de uma companhia em se tornar verde pode impactar diretamente no engajamento dos colaboradores. 

Isso porque a empresa verde consegue demonstrar que sua atuação não é apenas econômica, mas tem um propósito muito maior de cuidar do planeta e transformá-lo. 

Esse tipo de adoção de práticas sustentáveis pode gerar no colaborador um orgulho da empresa em que trabalha e consequentemente seu engajamento e a qualidade do seu trabalho aumenta. 

É aquela questão de demonstrar credibilidade não só para o público externo, mas também interno, coisa que uma empresa verde consegue fazer com sucesso.  

Como se tornar uma empresa verde 

Agora que você já conhece os benefícios de uma empresa verde, é importante descobrir quais os passos principais para colocar sua organização nesse caráter de responsabilidade ambiental e consequentemente de credibilidade no mercado. 

Mude processos 

O desperdício é um grande problema dentro das empresas, muitas ainda gastam grande quantidade de papéis sem necessidade. Uma informatização de documentos pode ser um grande apoio para construir uma empresa verde.

Isso pode ser feito utilizando a frente e verso das folhas numa impressão, utilizando papel reciclável, aproveitando as impressões erradas como rascunho e principalmente optando por agendas eletrônicas ou resolvendo questões online, por e-mail. 

Essa mudança de processo faz com que a empresa se torne mais sustentável e vá de encontro com a sustentabilidade. 

Assistar “O que é essa tal de sustentabilidade?” com Saulo Chielle, no TEDxUnilasalleCanoas, e entenda um pouco mais sobre o assunto “Sustentabilidade”.

Economize energia no dia a dia da empresa

Se o desperdício de papel é uma realidade, não é diferente quando o assunto é uso eficiente e correto da energia. Ser uma empresa verde requer também reduzir o consumo de energia por meio de práticas sustentáveis. 

Isso significa se preocupar em optar por luz natural no escritório, revisar regularmente todas as instalações elétricas, utilizar lâmpadas de LED, substituir equipamentos antigos por novos e que consomem menos energia. 

Cada passo neste sentido é essencial para que a companhia se torne uma empresa verde. 

Faça coleta seletiva

Segundo o PNRS (Plano Nacional de Resíduos Sólidos) de 2020, a ideia é que até 2040 mais de 72% da população brasileira tenha coleta seletiva à disposição, e que mais de 20% desse material seja reciclado

Um dos principais pontos de preocupação da empresa verde está relacionado à coleta seletiva, ou seja, descartar o lixo de forma correta. Isso significa implantar na companhia lixeiras específicas para cada tipo de descarte e incentivar os colaboradores a utilizá-los. 

Empresas de descarte, nesse caso, podem ser um apoio para contribuir com ações que expliquem como essa coleta e gerenciamento de resíduos deve funcionar e como isso pode contribuir para que a empresa se torne verde. 

Envolva os colaboradores no processos

 Ser uma empresa verde requer não só um reconhecimento externo dos clientes, mas também um engajamento dos colaboradores nessa rotina. 

Por isso, para se tornar verde crie políticas de sustentabilidade para que a empresa como um todo siga, internamente e externamente. 

Isso porque o papel dos colaboradores é fundamental nesse movimento, já que eles serão os responsáveis, no dia a dia, por economizar luz, papel, água e etc. 

Sem políticas de conscientização neste sentido fica difícil a empresa conseguir ter um apoio para se tornar verde e principalmente construir essa credibilidade para com o colaborador, que muitas vezes é quem terá o contato direto com o público final. 

Forme lideranças verdes

O incentivo das equipes depende e muito de uma liderança eficaz. 

Portanto, independentemente de uma estratégia específica, possuir um líder que dissemine propostas e ideias de acordo com o objetivo da empresa é fundamental para que o processo de empresa verde tenha sucesso. 

Por esse motivo, na construção de uma empresa verde, o ponto de contato inicial devem ser os líderes, que convencidos das vantagens de ações voltadas para a preservação da natureza, levarão essa mensagem a todos os comandados. 

Sendo assim, a empresa deve incentivá-los, formá-los e treiná-los para que consigam obter informações concretas sobre o assunto para repassá-las. 

Exemplos de empresas verdes no Brasil

Um ranking da Corporate Knights, empresa americana de mídia e pesquisas, fez uma lista com as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. 

Entre essas empresas verdes, quatro são brasileiras e ocuparam as seguintes colocações: Banco do Brasil S.A. (8°),  Natura Cosméticos S.A. (15°), CEMIG (19°) e ENGIE Brasil Energia S.A. (72°).

Entre as ações principais dessas empresas citadas podemos destacar: 

  1. Banco do Brasil S.A: Investimento de mais de R$ 193 bilhões no Programa Água Brasil que incentiva o uso sustentável e inteligente da água. 
  2. Natura Cosméticos S.A: Possui o selo “The Leaping Bunny”, que comprova que a empresa não realiza testes dos seus produtos em animais. Além de parcerias na Amazônia para a preservação do meio ambiente. 
  3. CEMIG – 98% da capacidade da empresa de geração de energia são originárias de energia limpa, ou seja, de fontes renováveis e que não impactam o meio ambiente. 
  4. ENGIE Brasil Energia S.A. – Possui um modelo de baixo carbono e 90% da sua capacidade de energia é de origem de fontes renováveis e limpas. Além disso, a empresa possui o ISO 14001 (meio ambiente), que gerencia possíveis riscos ambientais relacionados a atividade da empresa 

Dê mais liberdade financeira para sua equipe!

Agora que você sabe como construir uma empresa verde e que pode potencializar o engajamento dos colaboradores, que tal apostar em um outro incentivo? O salário sob demanda. 

Com o salário sob demanda, sua empresa  dá maior liberdade financeira para sua equipe e estimula o uso do dinheiro da melhor maneira. Por meio desse benefício estratégico, sua empresa pode ajudar os colaboradores nessa missão.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn  e fique por dentro de todas as novidades!

Confira outros artigos que você pode se interessar