Por meio da inclusão de diversidade na empresa, aprendemos a trabalhar as diferenças — e não a separá-las. Descobrimos novas visões, bagagens culturais e experiências que podem ajudar a somar no desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo.
Inclusive, existem dezenas de instituições que já fazem esse trabalho, servindo de inspiração para muitas outras empresas. Neste post, vamos falar um pouquinho sobre 10 delas, como:
- Egalitê
- Deficiente online (PCD.com.br)
- TransEmpregos
- Movimento Black Money
- Comunidade Empodera
- UX Minas Pretas
- Transcendemos
- EmpregueAfro
- Maturi
- Banco de Talentos Negros
Confira conosco quais são algumas das principais organizações que realizam a inclusão de diversidade na empresa, e saiba mais sobre a importância disso para o desenvolvimento da sociedade, como um todo!
O que é diversidade nas empresas?
O conceito de diversidade nas organizações não é recente, mas tem ampliado em amplitude e valor na sociedade. É um meio de quebrar barreiras e aproximar as diferenças, sejam elas quais forem.
Para saber mais a respeito, deixe salva a leitura complementar de outro artigo nosso, que dialoga sobre os meios de trabalhar a diversidade nas empresas!
Qual é a importância da inclusão de diversidade na empresa?
Nas diferenças, reconhecemos potenciais distintos, forças que podem ser somadas e combinadas e agregar perspectivas, experiências e visões diversas para produzir resultados novos e inovadores.
Isso inclui um esforço em valorizar a diversidade de culturas, raças, crenças, orientações sexuais, gêneros, regiões e histórias. Cada indivíduo agrega com a sua bagagem e aplica-a no ambiente de trabalho.
É de se mencionar, também, a promoção voluntária da empresa em realizar esse trabalho. Não apenas por uma questão de inclusão de determinadas minorias, mas como uma visão positiva do que essa força somada tem a oferecer para a empresa, de dentro para fora, e também de fora para dentro.
Quais empresas trabalham com a inclusão de diversidade?
Para saber melhor como a inclusão de diversidade na empresa tem uma força cada vez mais propositiva e ampla, no mercado de trabalho, veja o que algumas instituições têm feito em prol disso!
1. Egalitê
A Egalitê tem um trabalho de conexão entre as empresas e pessoas com deficiência por meio da seleção, capacitação e o acompanhamento dos profissionais.
Para isso, lida cuidadosamente de um recrutamento assertivo e sempre de acordo com as melhores práticas de inclusão, além da promoção e oferta de cursos gratuitos com o apoio de parceiros.
2. Deficiente online (PCD.com.br)
O PCD Online é conhecido como o maior portal de anúncio de vagas de emprego e banco de currículos exclusivo para profissionais com deficiência. Seu trabalho já tem raízes profundas, na sociedade, com mais de 10 anos de atuação.
Nesse tempo, já acumulou grandes resultados, como:
- 1.810 empresas atendidas;
- 27 estados atendidos
- mais de 360 mil visitantes por mês no site.
Números expressivos que apenas reforçam o valor da inclusão de diversidade na empresa com bons exemplos sobre o assunto.
3. TransEmpregos
Portal de vagas e currículos gratuito, para pessoas transgenero, o TransEmpregos divulga ofertas de emprego e também trabalha com a humanização de espaços e áreas para empresas. Além de dispor de palestras de focadas em conscientização no ambiente corporativo, e também consultoria para o estabelecimento e a manutenção de uma cultura, missão e valores inclusivos.
4. Movimento Black Money
O Movimento Black Money é uma vitrine de profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho. É, também, um ponto de encontro do fortalecimento do networking para a comunidade preta do Brasil.
5. Comunidade Empodera
Já a Comunidade Empodera tem entre os seus objetivos a promoção da diversidade para impulsionar mais sustentabilidade, inovação e eficiência aos negócios. Para isso, opera com enfoque na identificação e no desenvolvimento de talentos jovens — tudo isso, com uma plataforma 100% gratuita para os candidatos às oportunidades profissionais.
6. UX Minas Pretas
O Ux para Minas Pretas é uma iniciativa feita por mulheres negras e para mulheres negras com foco no segmento de trabalho UX. Para isso, ocorrem:
- ações de formação;
- empoderamento;
- compartilhamento de conhecimento;
- articulação em rede.
Iniciado em 2018, o projeto já impactou mais de 500 mulheres e, aproximadamente, disponibilizou 100 bolsas de estudos — além de palestras e workshops que ajudam a promover a inclusão de diversidade nas empresas.
7. Transcendemos
A Transcendemos atua como uma consultoria para tornar outras empresas mais inclusivas. Para isso, reforça o valor da diversidade em diversos contextos corporativos, como entre os funcionários, entre terceiros, os clientes e também a comunidade geral.
Dessa maneira, a empresa oferece apoio com análises, (como da demografia e clima da organização) e outros trabalhos, como pesquisa de pulso, questionários sobre temas específicos, webinar/palestras, workshops (presencial ou virtual) e rodas de conversa, entre outras estratégias.
8. EmpregueAfro
A EmpregueAfro se apresenta como “uma consultoria em Gestão de Pessoas, Diversidade Étnico-Racial e Inclusão”, promovendo a inclusão de profissionais negros a partir de estratégias focadas em recrutamento e seleção, treinamento, coaching e mentoring.
Vale a pena conhecer mais do projeto nas suas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
9. Maturi
Há cinco anos no mercado, a Maturi é uma plataforma que oferece oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.
Nesse período, a empresa tem trabalhado na consolidação de mais propostas para profissionais maduros em todo o país, alcançando marcas expressivas, como o reconhecimento pelo SEBRAE e pelo PNUD Brasil no Prêmio Incluir 2017. Em 2018, recebeu o Selo Municipal de Diversidade e Direitos Humanos de São Paulo, na categoria Pessoa Idosa, entre outras conquistas focadas na inclusão de diversidade na empresa.
10. Banco de Talentos Negros
Existe, ainda, o Banco de Talentos Negros que tem como principal objetivo a disponibilização de currículos de profissionais negros para empregadores na área de comunicação.
Trata-se de uma espécie de vitrine, onde os empregadores visualizam talentos negros e identificam aqueles com o perfil de suas empresas. A própria plataforma se intitula como um ponto intermediário entre profissionais e empregadores.
Com isso, é possível perceber que o Brasil avança em passadas largas por mais inclusão de diversidade nas empresas, mas é uma batalha constante, e que precisa ser cada vez mais valorizada.
Para ajudar a impulsionar a diversidade e abraçar as diferenças com força, compartilhe este post nas suas redes sociais, para que outras pessoas possam fazer uso de uma ou mais dessas iniciativas!