Metas financeiras de longo prazo: aprenda como estabelecê-las

metas financeiras de longo prazo

Muitas pessoas desejam estabelecer metas financeiras de longo prazo, entretanto, não sabem por onde começar e nem o que fazer. Afinal, quem não sonha com uma casa própria, uma aposentadoria tranquila e uma vida estável? 

Contudo, na hora de tirar os planos do papel muitas vezes ficamos perdidos e confusos sobre como conquistar esses objetivos e o que fazer para alcançá-los.

Se você está passando por isso, fique tranquilo(a)! Hoje vamos te mostrar como estabelecer metas financeiras de longo prazo e te dar dicas de como se manter firme nesse projeto.

Desse modo, nosso artigo terá as seguintes informações:

  • diferença entre metas de curto, médio e longo prazo;
  • alguns exemplos de metas financeiras de longo prazo;
  • quais os desafios mais comuns para conquistar seus planos de longo prazo;
  • dicas para você conseguir efetivar as suas metas financeiras de uma vez por todas.

Quer aprender definitivamente como estabelecer metas financeiras de longo prazo? Venha conosco e boa leitura!

As diferenças entre metas de curto, médio e longo prazo

Antes de mais nada, é importante que você entenda a diferença entre curto, médio e longo prazo. Normalmente, as metas são divididas dessa forma a partir da seguinte perspectiva:

  • Metas de curto prazo: elas levam até 6 meses para serem concluídas;
  • Metas de médio prazo: são planos que levam de 6 meses a 2 anos para serem concluídos;
  • Metas de longo prazo: são metas que levam mais de 2 anos para serem alcançadas.

Assim, é muito importante organização, metodologia e dedicação para estabelecer metas financeiras de longo prazo. Isso porque, como elas levam mais tempo para se concretizarem, muitas pessoas podem desistir no meio do caminho.

Como metas de curto prazo podemos dar exemplo de quitar um cartão de crédito, comprar um móvel para sua casa ou fazer um passeio no próximo mês.

Já nos planos de médio prazo, temos exemplos de uma viagem de férias ou o início de uma pós-graduação no próximo ano. 

Contudo, quando o assunto é longo prazo, o processo pode ser um pouquinho mais difícil e exigirá mais empenho. Vamos ao nosso próximo tópico para você entender melhor!

8 exemplos de metas financeiras de longo prazo

Abaixo, estão alguns exemplos de metas financeiras de longo prazo que o brasileiro (em sua maioria) deseja: 

1. Aposentadoria tranquila e segura

Principalmente após a Reforma da Previdência, tornou-se essencial pensar com mais seriedade sobre o futuro.

Afinal, a maioria dos brasileiros levará mais tempo para se aposentar e muitos, terão apenas um salário mínimo como fonte de renda oferecida pelo governo.

Assim, é importante que você tenha uma boa poupança, caderneta de investimentos ou mesmo uma aposentadoria privada para garantir uma vida digna e tranquila na terceira idade e não dependa dos outros para sobreviver.

2. Comprar um imóvel próprio

Esse é um sonho de muitos brasileiros. Entretanto, é uma tendência que tem mudado mais a cada ano.

Desse modo, avalie o que compensa mais para você: comprar ou alugar um imóvel. Já existem especialistas em educação financeira que dizem que comprar um imóvel pode não ser indicado para todas as pessoas.

Tenha essa meta apenas se fizer sentido para você! E avalie se é melhor financiar ou alugar uma casa.

3. Ter um carro

Sob o mesmo ponto de vista, ter um carro para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros. Mas para isso, o indicado é:

  • Comprar à vista;
  • Financiar o menor valor possível;
  • Comprar um seminovo em bom estado.

Veja algumas dicas sobre esse assunto neste artigo.

4. Fazer uma viagem de intercâmbio

Fazer um intercâmbio deixou de ser um sonho só de adolescentes e jovens estudantes. Cada vez mais pessoas entendem o valor de estudar fora para: 

  • Adquirir capital cultural;
  • Agregar valor ao currículo;
  • Ter novas experiências de vida.

Portanto, pode ser uma ótima meta financeira para o seu futuro!

5. Garantir a educação dos filhos

Sem dúvidas, para quem tem ou deseja ter filhos essa é uma das preocupações mais sérias.

Para conseguir oferecer aos seus filhos uma boa escola, cursos e qualificações é essencial planejamento e muita disciplina, já que boas escolas custam caro.

6. Comprar um imóvel de campo ou uma casa na praia

Ter uma casa de fim de semana ou um imóvel na praia é o sonho de muita gente. Afinal, nada melhor do que um local estruturado (e sem diárias) para passar as férias ou feriados, não é mesmo?

Para garantir que esse sonho se torne realidade, vamos te passar dicas matadoras mais a diante!

7. Abrir o próprio negócio

Se você gosta de ter seus próprios horários e deseja investir em um negócio próprio, é hora de avaliar:

  • O que você mais ama ou gosta de fazer;
  • Como isso pode te gerar renda e ser um negócio de sucesso;
  • Como empreender no Brasil.

8. Viajar para vários países (ou conhecer todo o Brasil)

Bem como os itens anteriores, fazer passeios pelo país e pelo mundo estão entre os sonhos de muitos brasileiros.

Esses objetivos supracitados são, provavelmente, os mais falados pelos brasileiros quando o assunto são metas financeiras de longo prazo.

Porém, como você pode ver, sem planejamento e determinação, essas metas jamais sairão do papel. Afinal, elas demandam uma boa grana e tempo. Você sabe quais são as maiores dificuldades para se conquistar essas coisas? Veja abaixo!

Qual a importância de estabelecer metas financeiras de longo prazo?

É recomendado que você planeje seu futuro de forma acertada e com determinação. Criar metas financeiras de longo prazo te ajudarão a:

  • Mensurar os resultados e ver o seu progresso ao longo dos anos;
  • Garantir uma renda mensal na terceira idade para um bom plano de saúde, para alguns passeios e até mesmo para realizar sonhos;
  • Você conseguirá comprar bens caros (casa, carro, etc.) sem a necessidade de endividamento;
  • A criação e concretização dessas metas deixarão você e sua família em uma situação confortável caso ocorra alguma emergência, como desemprego ou crises financeiras.

Os maiores desafios das metas financeiras de longo prazo

Nós elencamos abaixo as 4 maiores dificuldades que as pessoas enfrentam na hora de conquistar seus objetivos. Veja:

1. Falta de clareza de quais são os reais objetivos

Provavelmente, você já ouviu o dizer “qualquer lugar serve para quem não sabe para onde ir.” Essa frase é muito verdadeira, principalmente quando o assunto são metas e finanças.

Se você não deixar muito claro quais são as suas metas financeiras de longo prazo, passará toda a sua vida em busca de algo que não sabe o que é. Vamos a um exemplo:

Muitas pessoas têm o sonho da casa própria, porém, passam a vida toda na casa dos pais ou fazem uma casinha no lote da família. Isso ocorre pois elas não se comprometerem com essa meta e, assim, não traçam um plano de ação para conquistar esse sonho.

Desse modo, se você deseja ter sua casa própria o ideal é que:

  • Pesquise sobre financiamentos, consórcios imobiliários e construção;
  • Busque informações sobre valores e anote absolutamente todas as suas dúvidas;
  • Estabeleça um prazo para você comprar a sua casa (exemplo: 4 anos).

Assim, você terá um norte para se guiar e se manter focado(a) no objetivo.

2. Ficar parado(a) e reclamando

Pode parecer uma questão psicológica, mas muitas pessoas não percebem a relação entre suas falas e conquistas. Não queremos dizer que tudo o que você fala realmente acontecerá (quem dera, não é mesmo?).

Na verdade, queremos te mostrar que ficar reclamando do emprego, do seu salário, da política nacional e outras coisas não te levará a nada. Assim, não fique como muitas pessoas: na frente da TV vendo o noticiário e reclamando.

Desse modo, faça algo para conquistar seus objetivos e assuma a direção da sua vida. 

3. Não se manter focado(a)

Muitas pessoas anotam as suas metas financeiras de longo prazo e começam muito bem. Contudo, com o passar do tempo elas ficam desmotivadas e acabam deixando os planos para depois.

Isso é muito comum, afinal, nós seres humanos somos imediatistas e não queremos esperar para alcançar os planos e sonhos.

Desse modo, planejar a aposentadoria pode ser tornar maçante quando se falta 28 anos para ver a concretização dessa meta. Posteriormente, vamos te mostrar que mesmo demorado, estabelecer metas financeiras de longo prazo podem ser vantajosas e gratificantes.

4. Erro bastante comum: ouvir outras pessoas

De antemão, esse pode ser um dos maiores erros que muitas pessoas cometem. Isso porque sempre haverá alguém que não concorda com a sua postura e até irá ridicularizar os seus planos.

Assim como tudo na vida, é importante saber a quem você dá ouvidos. Portanto, nada de compartilhar suas metas ou dar relevância ao que pessoas negativas falam.

Afinal, como estabelecer metas financeiras de longo prazo?

Se você chegou até aqui, já viu alguns exemplos de planos e metas de longo prazo e provavelmente ao menos um deles faz parte dos seus sonhos.

Dessa forma, aprenda agora de uma vez por todas em um passo a passo como estabelecer metas financeiras de longo prazo. Confira as nossas dicas:

1. Saiba o que é fundamental para você

De antemão, tenha em mente que os sonhos e metas são individuais. Isso significa que nem todas as pessoas têm as mesmas metas financeiras de longo prazo.

Assim, talvez um intercâmbio para o Canadá seja o seu sonho, enquanto ter uma casa na praia seja a meta de sua melhor amiga.

Desse modo, é muito importante que você determine quais são os seus valores e suas crenças. São essas coisas que nortearão a sua vida e te levarão a estabelecer metas financeiras de longo prazo coerentes com o que você acredita.

Ou seja, se você gosta de liberdade e não curte cumprir regras e prazos de terceiros, talvez ter seu próprio negócio ou ser um trabalhador autônomo seja a sua prioridade.

Portanto, faça uma autoanálise e seja muito verdadeiro consigo mesmo. Para isso, responda a algumas questões como:

  • O que eu mais valorizo na minha vida?
  • Eu pretendo morar em centros urbanos, praia ou campo?
  • Como quero passar a minha aposentadoria e o que preciso fazer para conseguir atingir isso?

A partir dessas respostas, você conseguirá ir para o próximo passo. 

2. Anote em um papel as suas metas de longo prazo

Agora que você já sabe quais são as suas crenças e valores, pode começar a estabelecer metas financeiras de longo prazo com clareza.

Assim, anote em um papel (e com prazo) quais são as suas metas e o que você precisa fazer para conquistá-las. Veja a diferença entre as frases abaixo:

  • Quero muito me casar, esse é o meu maior sonho!
  • Quero muito me casar em abril de 2022, em um sítio no interior de Minas Gerais e passarei a lua-de-mel com minha esposa em Natal. Para isso, vamos gastar 65 mil reais e vamos juntar 3 mil reais por mês.

Viu só a diferença? Qual das duas frases te passa mais segurança e garantia de que irá acontecer? Certamente a segunda, não é mesmo?

Portanto, faça como o nosso segundo exemplo: anote com muita clareza o que você deseja e como fará para conseguir. É claro que você poderá ter desânimo ou emergências, mas é justamente sobre isso que falaremos mais adiante.

3. Mantenha o seu foco 

Uma das maiores dificuldades para estabelecer metas financeiras de longo prazo é conseguir manter o foco. Afinal, como se manter focado(a) durante 12 anos em um projeto?

Para te acalmar, saiba que isso é super comum e que a maioria de nós desanima muito diante do tempo de espera. Assim, temos duas dicas sobre foco para te oferecer:

Divida uma grande meta em pequenas metas

Isso é importante para que você não se sinta frustrado(a) e perdido(a). Pois quando vemos uma meta que só terá resultado em 25 anos, nossa tendência é ficar desmotivado(a).

Portanto, se você está juntando dinheiro para a sua aposentadoria, divida isso em:

Irei juntar R$3.600 por ano para a minha aposentadoria. Isso dá R$300,00 por mês. Logo, sua mente estará focada na economia mensal e anual e não ficará com a atenção voltada para o futuro.

Celebre as suas vitórias

Sob o mesmo ponto de vista, para que você não desanime nem fique desmotivado, celebre cada pequena conquista. Assim, a cada R$1.000 acumulado, vá ao cinema ou vá jantar fora para comemorar.

Isso irá te ajudar a não perder o foco e te deixará mais animado a se manter firme no seu objetivo.

4. Estude sobre disciplina e autocontrole

Além disso, é super importante você entender sobre autocontrole e disciplina. Esse tipo de temática pode ser visto em alguns locais da internet gratuitamente e com conteúdo de qualidade, como neste Blog do Xerpay, ou em:

É claro que você também pode ler livros sobre o assunto. Alguns que indicamos são:

Aqui no Blog inclusive temos uma matéria super interessante sobre esse assunto de hábitos e autocontrole. Para saber mais sobre o tema, leia o texto “Economia: quais hábitos podem melhorar a sua vida financeira?“. 

5. Não desanime

Depois das 4 dicas supracitadas para você estabelecer metas financeiras de longo prazo, é essencial que você jamais desanime. Para isso, tenha sempre em mente o porquê da sua estratégia e como será vantajoso alcançá-la.

Portanto, visualize você com 62 anos viajando e tendo uma renda extra todos os meses para complementar a sua aposentadoria. Ou imagine como será sensacional garantir a educação de seus filhos até a faculdade.

São esses pensamentos que você deve alimentar e que te ajudarão a manter o foco em tempos difíceis e de desânimo.

6. Se precisar, mude as suas metas

É importante sempre buscar o autoconhecimento e aceitar as suas próprias mudanças. Isso não significa desistir das metas e abandonar o barco. Pelo contrário, o que queremos dizer é que é possível se reorganizar e até trocar de metas.

Afinal, o que fazia sentido há 3 anos atrás talvez não faça mais hoje. Não há nenhum problema nisso. Contudo, não abandone seus projetos: reformule-os e siga em frente.

Se você deseja ter filhos ou decidiu morar no Japão, só precisa encaixar isso nas suas metas e se reorganizar.

7. Aprenda sobre investimentos

Um dos pontos mais importantes sobre a construção de metas financeiras, é a necessidade de saber onde e como investir o seu dinheiro.

Assim, se você deseja ver seu dinheiro rendendo mais e te colocando mais próximos às suas metas, aprenda sobre mercado financeiro, juros compostos, tesouro direto, etc.

8. Dica bônus: a renda extra pode te ajudar!

Para estabelecer metas financeiras de longo prazo, muitas vezes precisamos guardar um valor mensal que não cabe no nosso orçamento. Portanto, se esse é o seu caso, não fique desesperado(a)!

Saiba que é possível fazer uma grana extra apenas para investir no futuro e sem comprometer o seu presente! Para isso, veja algumas sugestões que você pode seguir desde já:

  • Trabalhar algumas horas por semana com apps de entrega ou como motorista de aplicativo;
  • Fazer algum trabalho aos finais de semana;
  • Fazer trabalho de freelancer pela internet: fotógrafo, redator ou gerenciador de redes sociais;
  • Produzir artesanatos e vendê-los (inclusive online);
  • Dentre outras opções de renda extra focadas no fim do ano, que você pode ver aqui!

 

Agora que você já sabe como estabelecer metas financeiras de longo prazo, siga as nossas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos como este! Acesse nosso Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

1 comentário em “Metas financeiras de longo prazo: aprenda como estabelecê-las”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar