Perseverança, inovação e muito foco são alguns ingredientes em comum entre as mulheres empreendedoras que ingressaram em um mercado brasileiro pouco aberto ao sucesso delas.
Por isso, resgatamos a história de algumas empreendedoras de sucesso que mostraram o caminho das pedras para que você se inspire e, com isso, comece a pavimentar a sua trajetória empreendedora!
Ousadia, transpiração, desejo de inovar e muito foco para enfrentar, todos os dias, os desafios comuns ao empreendedorismo no país — e ao fato de que as mulheres ainda batem de frente com a porta do sucesso.
Vale reforçar, entretanto, que esse cenário tem se modificado de maneira relevante: entre 2015 e 2017, a proporção de mulheres tidas como “chefes de domicílio” havia aumentado de 38 para 45% das pessoas pesquisadas.
Assim, as mulheres empreendedoras estão, definitivamente, em foco hoje em dia.
Neste post, queremos trazer mais luz para as suas ambições e objetivos contando 8 histórias de mulheres empreendedoras.
Confira, e descubra o que você pode ter em comum — e o que pode se inspirar — na trajetória de outras mulheres empreendedoras!
Mulheres empreendedoras: 8 histórias para inspirar!
1. Ana Fontes
A executiva Ana Fontes decidiu, após 17 anos de experiência no ramo, que era hora de assumir as rédeas de sua própria carreira e encontrar a felicidade que o atual emprego, à época, já não proporcionava.
Ao seguir para essa empreitada, Ana Fontes encontrou-se com outras mulheres empreendedoras e identificou uma série de desafios e erros em comum. Assim, nasceu a Rede Mulher Empreendedora.
Desde 2010, esse espaço dedica-se exclusivamente ao empreendedorismo feminino compartilhando:
- notícias;
- dicas;
- uma série de debates atuais sobre o tema.
Dessa maneira, inspira mais mulheres empreendedoras a buscarem os seus próprios caminhos de sucesso.
2. Sarah e Julinha Lazaretti
A Alergoshop chegou ao mercado como uma solução para as irmãs Sarah e Julinha Lazaretti.
Na busca por produtos específicos para lidar com os problemas da filha de Sarah, o negócio próprio mostrou-se a alternativa mais assertiva para o nicho de mercado tão pouco explorado até então.
Da ideia à concepção passou-se um tempo até que, em 1993, as mulheres empreendedoras lançaram a Alergoshop, que já conta com um catálogo de mais de 280 produtos para as pessoas alérgicas.
3. Zica Assis
Aí está mais uma mulher empreendedora que viu no mercado uma carência a ser explorada e usou uma gestão inovadora para desenvolver seu negócio escalável.
Zica Assis estava insatisfeita com os cosméticos que encontrava para cuidar dos seus cabelos cacheados. Assim, após a realização de cursos e muitos testes de fórmulas, ela chegou a um resultado ideal para os seus objetivos.
Para quem não sabe, o Instituto Beleza Natural nasceu a partir daí, tornando-se uma grande referência nos cuidados de cabelos crespos e ondulados — todos com produtos feitos internamente.
4. Lênia Luz
Um bom indicativo de que as mulheres empreendedoras se inspiram: Lênia Luz decidiu buscar uma resposta comercial para as suas ambições, no empreendedorismo, e alcançou-a em 2012 ao lançar o Empreendedorismo Rosa.
Trata-se de um blog que produz e reúne uma série de conteúdos pensados para outras mulheres empreendedoras.
Assim, ela ajuda a empoderar pessoas que pensam de maneira similar, e estão em busca de soluções para alcançar o seu sucesso profissional (e pessoal, consequentemente).
5. Patricia Bonaldi
A estilista é uma das grandes referências nacionais no mundo da moda, atualmente, com enfoque nos vestidos de festa principalmente.
Tudo porque ela percebeu que poderia expandir a sua ideia inicial (uma loja de artigos para festas) em algo abrangente — mas sem sair do nicho onde já acumulava experiência.
Atualmente a PatBO já tem três lojas próprias e conexões nacionais e internacionais, além de uma gestão colaborativa, que ajuda a impulsionar o talento de outras mulheres empreendedoras no meio.
6. Luiza Helena Trajano
Esse é um dos mais famosos cases de mulheres empreendedoras.
Luiza Helena Trajano começou a empreender, no interior de SP, e consolidou uma das principais marcas varejistas do país: o Magazine Luiza.
Em uma das listas da revista Forbes, Trajano acumulava uma fortuna que ultrapassava marca de R$ 1 bilhão.
Mais que isso, a empreendedora é presença certa em debates sobre o assunto em toda parte, o que destaca o seu faro mercadológico e habilidade para não apenas ser bem-sucedida, mas em compartilhar o seu amplo conhecimento.
7. Chieko Aoki
A fundadora da Blue Tree Hotels, uma das principais redes hoteleiras do país, tem sua trajetória marcada no ramo desde a década de 1980.
De lá para cá, Chieko Aoki buscou ampliar os seus conhecimentos em uma formação na área de Direito, na USP, e é constantemente associada a um dos grandes nomes de liderança no país.
Com isso, a marca que ela mesma ergueu carrega um nome forte não apenas para o mercado, mas para as mulheres empreendedoras. Já que ela também faz parte de diversos grupos, como:
- LIDE, o Grupo de Líderes Empresariais;
- LIDE Mulher;
- integrante do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL);
- integrante da Academia Brasileira de Marketing.
Currículo tão inspirador quanto invejável, não é mesmo?
8. Sônia Hess de Souza
Por fim, temos a trajetória de Sônia Hess de Souza para analisar. Afinal, a Dudalina nasceu lá na década de 1950 com a dona Adelina Clara Hess de Souza, quando ela passou a produzir camisas a partir das sobras de tecidos que ela adquiria.
A marca, uma das principais de camisas do país, teve uma nova figura à frente de suas ações: Sônia Hess de Souza, que, em 2003, assumiu o comando da empresa. Para tanto, foram 19 anos dedicados à história de batalhas e conquistas de sua mãe.
Como resultado disso, Sônia respondeu pelo aumento de 50% do faturamento da empresa.
Isso, sem falar na diversificação do repertório de produtos da marca, que produz as peças de muitas empresas de destaque no mercado nacional.
O que as mulheres empreendedoras de sucesso têm em comum?
Vivemos um momento em que as mulheres empreendedoras de sucesso estão mais e mais em evidência.
Especialmente, em um mercado que não reconhecia plenamente esse aspecto tão comum às pessoas em geral, e não aos gêneros.
Portanto, é fácil identificar, em cada um dos perfis acima, a perseverança, a sede por conhecimento e a gana por vencer.
Isso tudo em meio aos naturais desafios que todo e qualquer empreendedor embarca ao investir em uma ideia própria, no Brasil.
Para além dessas características, é importante mencionar o senso de liderança e de inovação — elementos fundamentais para as empresas do futuro.
E isso pode ocorrer antes mesmo de investir em um negócio próprio. Há um nome para as mulheres empreendedoras — todos os profissionais, na verdade — que usam e abusam dessa característica dentro das empresas. Caso queira saber mais a respeito, aproveite para conferir também nosso artigo que explica o que é o intrapreneur e como usá-lo a favor do seu negócio!
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