Branding é um termo cuja importância é percebida pela forma com a qual o consumidor se relaciona com as marcas. Entretanto, dentro de uma cultura organizacional saudável, esse conceito pode ganhar também uma aplicação interna, engajando as equipes e agregando ainda mais valor à percepção de marca da empresa, isso é o que é employer branding.
O branding é o DNA da empresa impresso — e expresso — nos seus materiais publicitários, na sua identidade visual, no tom de voz e na abordagem (com o consumidor e o mercado).
Neste artigo, nós vamos explorar a ideia em torno do que significa employer branding, apresentando esse conceitos como um investimento que pode gerar retornos imediatos e em médio e longo prazo. Afinal, uma vez que os seus próprios colaboradores defendem a empresa onde trabalham, o consumidor se beneficia duplamente.
Quer saber o que é employer branding e por quê ele é importante para sua empresa?
É só seguir com a leitura deste post!
O que é employer branding?
O employer branding pega emprestada a ideia de construção e manutenção de uma marca em torno da empresa e aplica-a internamente. Com isso, o engajamento dos colaboradores é maior e a percepção de marca também é potencializada, agregando mais valor a ela.
Afinal de contas, quer reputação melhor do que aquela defendida pelos próprios colaboradores? Isso desperta a atenção do público e também da concorrência. E a reputação da empresa é beneficiada com isso.
Ter o quadro de funcionários verdadeiramente do lado da empresa onde trabalham é um diferencial e tanto.
Qual é a importância do employer branding?
Um tipo de cultura organizacional planejada para ser colaborativa gera valores. Alguns deles são palpáveis, enquanto outros são intangíveis.
Por exemplo: organizações que focam na saúde (física e mental), no bem-estar no trabalho e na qualidade de vida de seus colaboradores, humanizam as relações profissionais. Isso é algo intangível.
No entanto, dá para associar os benefícios dessa preocupação:
- ao índice de produtividade;
- engajamento;
- redução do turnover, entre outros fatores.
Todos esses, valores palpáveis e mensuráveis, inclusive.
Quais outros benefícios podem ser observados?
Agora que a compreensão sobre o que é employer branding está melhor formada em sua mente, vamos entender de maneira mais aprofundada como esse conceito pode fazer a diferença na construção de uma marca sólida e de respeito no mercado?
Entre outras vantagens empresariais para a aplicação do que significa employer branding, estão:
- novos talentos são atraídos para a sua empresa, muitos deles motivados com a ideia de que os seus esforços são popularmente recompensados;
- a construção de um banco de talentos, isso é de grande valia;
- o custo de recrutamento e seleção é menor, em decorrência dessa procura mais ativa dos profissionais do mercado;
- o programa de desenvolvimento da empresa é melhor trabalhado a partir da recepção calorosa de seus colaboradores em engajar novas ideias e projetos;
- os colaboradores também podem optar por fazer um plano de carreira na empresa — o que potencializa a retenção de talentos;
- sua marca ganha um importante instrumento de divulgação: os próprios funcionários;
- os resultados aumentam, gradualmente, e simplesmente por conta do afinco redobrado de suas equipes.
Deu para perceber o quanto aplicar o que é employer branding pode trazer benefícios internos e externos para o negócio?
Afinal, gerar mais produtividade, reduzir os custos e promover a reputação da marca são qualidades que não podem ser ignoradas. Que tal conferirmos como isso funciona na prática?
Como o mercado reage ao employer branding?
Vamos começar com alguns exemplos de employer branding, presentes no mercado .
O Google recebe, anualmente, milhões de novas candidaturas para fazer parte da equipe de profissionais.
Tudo isso em decorrência da relação que a marca estabelece com os seus colaboradores. Fazem parte desse repertório que chama tanto a atenção dos profissionais:
- employee experience;
- foco na construção de um plano de carreira;
- benefícios variados
Outro exemplo de employer branding que pode ser citado envolve a Netshoes. Em 2014, a empresa não dispunha de uma política clara de cultura interna. Isso, entre outros desafios, prejudicava a busca por novos talentos no mercado.
Quando o RH da empresa se empenhou em colocar em prática os pilares institucionais da marca (missão, visão e valores), o cenário foi se metamorfoseando.
Com o tempo, a reputação interna cresceu. Mais atividades foram conduzidas — para os colaboradores e entre eles — e, hoje, a Netshoes figura entre as 25 empresas que o brasileiro mais deseja trabalhar.
É claro que tudo o que dissemos, até aqui, desperta muito a sua atenção, mas pouco apontou a respeito de como implementar o que é employer branding.
Algo que vamos retificar a partir do próximo tópico!
O que considerar na implementação do employer branding?
Como destacamos, o que é employer branding é construído a partir de uma série de ações que, juntas, promovem um ambiente sustentável para todos. Para construir esse ambiente dentro da sua empresa é importante se concentrar em algumas etapas, como:
Planejamento
Como todo projeto, o planejamento se faz indispensável para a construção de resultados impactantes para a empresa.
Aqui, é importante começar pelo objetivo em aplicar o que é employer branding:
- reduzir a rotatividade;
- aumentar o engajamento;
- aproximar-se dos colaboradores etc.
Em seguida, você deve desenhar o plano de ação necessário para alcançar tais objetivos. Mais à frente vamos apontar as principais estratégias nesse sentido.
Foco
Todos alinhados em um só objetivo. Todos dispostos a contribuir, com a sua parte, para o sucesso dessa empreitada.
Para isso a participação do setor de RH é fundamental:
- sendo participativo;
- envolvendo as lideranças;
- comunicando os colaboradores (por exemplo: na rede social corporativa). Inclusive, convém a participação deles nesse processo.
Ao ter um apoio coletivo, a empresa consegue desenvolver o que é employer branding com mais facilidade e com menos imprevistos no caminho.
Experiências
Vale destacar, por fim, que as experiências são toda a sustentação do employer branding. É só pensar que, hoje em dia, a experiência de compra tem sido um dos grandes diferenciais para atrair e fidelizar clientes.
Aplicando isso para dentro da sua empresa, é de se considerar que essas iniciativas são indispensáveis para dialogar e relacionar-se com os colaboradores. E, assim, agregar mais valor à marca.
Quais estratégias colocar em prática com o employer branding? [Passo a passo]
Agora, sim, vamos entender como o employer branding pode se tornar uma ação contínua, presencial e prática.
Confira nossas sugestões e avalie quais delas podem se adaptar melhor à cultura da empresa e gerar um ambiente mais harmônico, produtivo e engajado:
Veja dicas essenciais para reter os melhores talentos!
1. Tenha uma mensagem definida
Assim como houve um planejamento para a empresa se comunicar com o seu público-alvo, o employer branding tem início com a definição do seu tom de voz.
O discurso tem que estar alinhado ao DNA e à personalidade da marca. Mas, acima de tudo, deve gerar identificação com o seu interlocutor — o perfil dos colaboradores, portanto.
Vale destacar, ainda, que essa mensagem deve estar muito bem esclarecida em todos os materiais da empresa: da maneira de interagir com os outros aos comunicados.
Isso ajuda a fortalecer os pilares institucionais e transforma cada um deles em algo mais significativo do que palavras expressas no site da empresa.
2. Crie uma cultura própria
Além da mensagem, a cultura interna tem grande influência na percepção gerada com o employer branding.
É por meio dela que a organização vai explorar as experiências geradas. Afinal, cada marca tem um DNA, um mote e uma essência.
Um exemplo de employer branding, aplicado de maneira diferente para cada negócio: colocar videogames, pufes e cores quentes e vibrantes combina mais com o perfil do Google do que um escritório de advocacia.
As decisões, aqui, impactam fortemente a maneira com a qual os colaboradores — e todo o mercado, posteriormente — percebem a empresa.
3. Espalhe a percepção de marca no dia a dia
Sua empresa, provavelmente, unificou o plano de comunicação empresarial para dialogar com fornecedores, parceiros, clientes e prospectos.
Aplicando o que é empolyer branding a ideia é a mesma: gerar uma noção de que a empresa acredita e segue, de fato, tudo aquilo que expôs nos seus valores institucionais.
Mais que isso: é importante mostrar ao colaborador que ele também deve espalhar essas qualidades em sua rotina. Seja para lidar com um companheiro, outros departamentos e também com o público externo.
4. Crie advogados da sua marca
Espalhar a cultura da empresa também significa que, com o tempo, os seus colaboradores também serão ferramentas de divulgação da empresa.
Já destacamos isso anteriormente, mas vale o reforço: cada vez que a empresa se preocupa genuinamente com o seu quadro de funcionários, ele responde com:
- dedicação ao trabalho;
- disposição para se qualificar continuamente;
- defesa da a empresa para as outras pessoas.
Defender, no sentido de propagar a transparência da empresa e valorizar o quanto cada um deles é valorizado no seu dia a dia profissional.
5. Faça uso estratégico da tecnologia
Pensando de maneira prática, a tecnologia consegue facilitar o trabalho cotidiano. Bom exemplo disso são os softwares de gestão que agilizam a produtividade e minimizam os trabalhos mecânicos e repetitivos por meio da automação de processos.
Como resultado, os seus colaboradores se tornam peças mais estratégicas. Mas não nos limitemos somente a isso: falamos, acima, das redes sociais corporativas e existem também plataformas digitais que agregam mais às relações interpessoais.
Por meio delas, portanto, é possível criar uma rotina integradora, prática e eficiente. Algo que, com certeza, vai ajudar na promoção do que significa employer branding.
6. Trate os candidatos como consumidores
Abriu um processo seletivo na empresa? Então, que tal começar a construir experiências para os candidatos já a partir desse momento?
Ao mostrar a cultura da empresa, apresentá-la e contar com a sinceridade no olhar dos recrutadores, os candidatos vão sentir que estão em um ambiente diferenciado.
Entra, aqui, a noção de advogar em prol da marca que destacamos logo acima. A satisfação em estar em uma empresa que cuida dos seus colaboradores transparece nos atos e trejeitos das pessoas.
Com isso, os candidatos a uma vaga vão tentar uma oportunidade ali, mas também vão confidenciar a outros esse diferencial que poucas organizações corporativas praticam.
7. Use técnicas de storytelling
Vídeos, tutoriais, treinamentos, gamificação… Explore a narrativa para contar a história da empresa e envolver os colaboradores.
Faça isso para integrar as equipes, para alcançar metas ou mesmo para divulgar resultados.
Histórias envolvem mais as pessoas, geram vínculos, e isso é determinante para que o employer branding seja um ativo valioso para a empresa.
8. Promova a comunicação interna da empresa
Ao ter canais de comunicação internos, os colaboradores podem:
- se engajar em propor ideias;
- fazer sugestões;
- compor críticas construtivas.
Quando o RH e a gestão se mostram solícitos em ouvi-las, cria-se um relacionamento próspero, de debate e considerações para garantir o pleno desenvolvimento da empresa.
Invista em melhorar a comunicação interna na empresa, agregue transparência ao discurso e envolva os colaboradores. Os benefícios disso se multiplicam, apenas.
9. Crie um plano de carreira
Por fim, uma boa maneira de colocar o que é employer branding em prática é por meio de um modelo de plano de carreira consolidado — e realmente utilizado — na empresa.
Isso, por si só, já agrega mais engajamento dos colaboradores. Mas é também uma ótima maneira de:
- reconhecer os talentos;
- tornar a rotina em um gostoso desafio;
- colocar os seus profissionais à prova para o seu desenvolvimento — pessoal e profissional.
O resultado disso pode ser percebido com o tempo, quando os colaboradores assumem o chamado senso de dono, agindo sempre em favor da empresa — e o seu próprio, como consequência dessa relação produtiva.
E então, conseguiu assimilar o que é employer branding e como colocar em prática na sua empresa?
Como vimos, a participação do RH como líder da implantação das ações de employer branding é estratégica para o sucesso de empreitada.
Para que o departamento possa se dedicar à estratégia, o ideal é que ele possa contar com o apoio de uma plataforma de gestão, como a da Xerpa, que reduzirá o tempo das atividades rotineiras e repetitivas, e trará eficiência à sua execução. Assim, a equipe tem tempo para se dedicar a ações estratégicas.
Leia mais sobre isso em: O que é RH estratégico: 7 dicas para alavancar o sucesso da sua empresa
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