O IPCA é a uma sigla que significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo que faz o papel de termômetro oficial da inflação no Brasil, monitorando a variação de preços do comércio e o retorno dos investimentos.
Se você acompanha o mercado e as oscilações econômicas do país, deve ter uma noção aproximada sobre o que é IPCA e o quanto ele impacta a saúde financeira do Brasil inteiro, em particular para os investidores.
Afinal de contas, a oscilação desse índice ajuda a montar os valores de rendimentos dos mais variados tipos de investimentos.
E se você está entrando nesse mundo de investimentos ou quer complementar tudo aquilo que você já sabe sobre o assunto, acompanhe-nos ao longo deste artigo!
Nos tópicos abaixo, vamos explicar o conceito de IPCA e como ele tem atuação destacada na economia do país.
O que é IPCA?
Para quem não sabe o que é IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) trata-se do termômetro oficial da inflação no Brasil.
Para investidores em geral ele é fundamental, porque está atrelado aos rendimentos de muitos tipos de investimentos — sem falar que dá uma perspectiva geral da saúde econômica do país, dependendo das variações desse indicador.
Afinal, o índice mensura os preços de mercado que chegam ao consumidor final, bem como as suas variações. Ele foi instaurado e é regido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo calculado desde o ano de 1979.
O que é IPCA na economia?
Se o quilo de sua marca favorita de arroz sobe de um mês para o outro, por exemplo, quer dizer que o IPCA subiu nesse período.
Ou ainda,podemos voltar às décadas de 1980 e 1990, quando o país sofreu uma hiperinflação. Nessa época, o problema era tão grande que os valores dos produtos modificavam da manhã para a tarde. No mesmo dia, eles aumentavam e reduziam drasticamente.
Foi quando a média de inflação no Brasil chegou a 233,5% ao ano, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Para que serve o IPCA?
Agora que entendemos o que é IPCA — um índice que monitora a variação de preços do comércio —, vamos ver como ele funciona?
Como destacamos, o IBGE é responsável pelo levantamento de dados mês após mês em todo tipo de estabelecimento comercial. São monitorados os preços cobrados ao consumidor cujos pagamentos são feitos à vista.
Para isso, o órgão leva em consideração os produtos com base em uma lista de categorias, que são:
- Alimentação e bebidas;
- Artigos de residência;
- Comunicação;
- Despesas pessoais;
- Educação;
- Habitação;
- Saúde e cuidados pessoais;
- Transportes;
- Vestuário.
Cada item tem um peso no cálculo final e segue também o monitoramento de 465 subitens dentro das categorias avaliadas pelo IBGE. Assim, é possível mensurar o custo de vida e a inflação (ou deflação) de algumas regiões metropolitanas do Brasil. Casos de:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Porto Alegre;
- Curitiba;
- Salvador;
- Recife;
- Fortaleza;
- Belém;
- Distrito Federal;
- Goiânia.
Para a população, saber o que é IPCA ajuda a entender o custo de vida na sua cidade, enquanto o Banco Central usa o índice para manter a meta de inflação anual sob controle para, em seguida, definir novas políticas monetárias e/ou econômicas.
O que acontece se o IPCA sair do controle?
Vimos anteriormente um exemplo causado pela hiperinflação vivida no passado. Se a meta anual de inflação é ultrapassada e fica além do controle do governo — que normalmente pode aumentar a taxa de juros da economia (a taxa Selic) para reduzir tal oscilação —, o dinheiro perde o seu valor.
Nossa moeda, o Real, especificamente, e o poder de compra do brasileiro.
Inclusive, é essa influência no poder aquisitivo que faz mais investidores entenderem profundamente o que é o IPCA e a sua relevância na economia do país.
Isso porque, o IPCA serve como o parâmetro de valorização de alguns investimentos no Tesouro Direto, por exemplo. E é um fator fundamental para que você aprenda a investir melhor ao acompanhar as suas oscilações ao longo do ano.
Como investimento e IPCA se associam?
Se você vai começar a investir agora, é importante saber o que é IPCA e também quais são as opções de investir mais adequadas ao seu perfil.
Por isso, deixe a leitura de nosso artigo sobre os investimentos de baixo risco salva em seu computador. Assim, você vai saber quais passos tomar depois de entender o que é IPCA!
Afinal de contas, um bom investidor tem que ficar de olho em suas alternativas para superar os momentos de alta da inflação, por exemplo, a fim de ver os seus rendimentos cada vez maiores.
É, inclusive, esse o motivo pelo qual as pessoas estão abandonando a poupança. Ela dificilmente supera o IPCA, não obtendo um rendimento interessante. E todo investimento para ser rentável deve, no mínimo, acompanhar a taxa de inflação para garantir a sua consequente valorização.
Se você está em busca de boas opções de investimento que são costumeiramente mais em conta em comparativo com o IPCA, abaixo destacamos algumas alternativas:
- Tesouro Direto;
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Fundos de Investimento.
Deu para entender um pouco mais sobre o que é o IPCA, como ele é usado no país e qual é a sua influência na tomada de decisão dos investidores do mercado?
Diminua o estresse no trabalho e economize dinheiro
Diante das oscilações da economia é fundamental ter um suporte financeiro e as empresas têm um papel importante na vida de seus funcionários.
Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.
O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar as suas experiências no assunto, aproveite para deixar um comentário no campo logo abaixo para expandirmos esta discussão!