O que é Xerpay? Saiba como funciona a plataforma de saúde financeira para colaboradores

O que é Xerpay

O Xerpay é um plano de saúde financeira que oferece aos colaboradores mais organização, controle e economia sobre seu salário

A custo zero para as empresas, é um benefício corporativo que oferece soluções como salário sob demanda, adiantamento de 13º e comissões, pagamentos automáticos de contas recorrentes e orientação financeira.

Os colaboradores que usam o Xerpay têm acesso ao seu salário a qualquer momento, podendo receber em tempo real pelos dias já trabalhados e quebrar o ciclo tradicional de pagamento. Com isso, contam com uma solução imediata e barata para lidar com imprevistos financeiros e para aproveitar oportunidades de descontos e investimentos que surgem entre este ciclo.

Outros produtos do Xerpay permitem antecipar o 13º e comissões, pagar contas recorrentes, ter acesso a ofertas de parceiros com descontos únicos e a um crédito saudável, caso precise.

Com o Xerpay, sua empresa se beneficia por:

  • Melhoria da produtividade dos seus colaboradores;
  • Vantagem extra no recrutamento para novas vagas;
  • Redução de turnover e absenteísmo;
  • Diminuição do estresse financeiro dos colaboradores;
  • Rentabilização do capital da empresa a partir da folha de pagamento.

Por que o Xerpay foi criado?

A missão do Xerpay é transformar as finanças pessoais com um melhor uso do salário. Tudo começou em 2019, quando identificamos uma relação grande entre o estresse financeiro e fatores limitantes, como a baixa produtividade, motivação, engajamento e o elevado turnover, entre outros problemas.

Uma pesquisa feita naquele ano,  pela PwC, apurou que 35% dos entrevistados tinham como principal motivo de distração no trabalho os problemas financeiros

Este foi o gatilho para o Xerpay nascer: reduzir essas situações negativas (para o colaborador e a empresa), agregando benefícios para ambos. 

Mas esta foi só a primeira proposta de valor, hoje o Xerpay já evoluiu para ser uma plataforma completa de gestão salarial, possibilitando que os colaboradores façam um uso mais consciente e independente do seu salário por meio de diversos produtos.

Já vamos aprofundar mais e entrar nos detalhes de como funciona o Xerpay para os colaboradores e para as empresas.

Como funciona o Xerpay?

O Xerpay é o plano de saúde financeira dos brasileiros. Um benefício corporativo que proporciona ao colaborador mais organização, controle e economia sobre seu salário, enquanto a empresa reduz o turnover, aumenta a produtividade dos seus times e rentabiliza seu capital.

Os usuários do Xerpay têm acesso ao seu salário a qualquer momento, podendo receber em tempo real pelos dias já trabalhados e quebrar o ciclo tradicional de pagamento. Com isso, contam com uma solução imediata e barata para lidar com imprevistos financeiros e para aproveitar oportunidades de descontos e investimentos que surgem entre este ciclo.

Outros produtos do Xerpay permitem antecipar o 13º e comissões, pagar contas recorrentes, ter acesso a ofertas de parceiros com descontos únicos e a um crédito seguro, caso precise.

Conheça abaixo os produtos do Xerpay:

1 – Salário instantâneo – Acesso ao salário a qualquer momento

Seu salário em tempo real. Trabalhe hoje. Receba hoje.

O que você faria de diferente se recebesse o proporcional do seu salário todos os dias em vez de receber somente no tradicional dia de pagamento? Quantas oportunidades você poderia aproveitar? Quanto você economizaria antecipando contas?

O Xerpay oferece salário sob demanda e adiantamento de 13º e comissões. Com estas vantagens, o colaborador pode:

  • Evitar dívidas;
  • Resolver urgências de curto prazo;
  • Aumentar o orçamento mensal;
  • Alocar o dinheiro de forma automática e inteligente;
  • Investir em oportunidades;
  • Guardar para objetivos.

O funcionamento do salário sob demanda

O ciclo de pagamento tradicional pune os colaboradores e o Xerpay está aqui para mudar isso. É uma burocracia que não cabe mais no século XXI e só prejudica as pessoas. Os colaboradores têm medo de ficar sem dinheiro até o fim do mês. Isso causa estresse financeiro e prejudica a sua produtividade, felicidade e saúde (tanto financeira quanto mental).

Quebrar o ciclo de pagamento salarial significa dar autonomia para o colaborador sobre um dinheiro que já é dele. Hoje o mundo todo é instantâneo. Serviços de streaming, delivery, chats, tudo acontece em tempo real, diariamente. Com o salário não pode ser diferente. A “falta de dinheiro” muitas vezes é uma ilusão, pois o colaborador já trabalhou para recebê-lo, porém o ciclo de pagamento tradicional trava esse recebimento. 

Veja como não é nada complicado de permitir aos funcionários o saque instantâneo de seus respectivos salários em qualquer momento do mês — desde que eles tenham dias trabalhados a serem descontados, é claro. E isso vale tanto para o salário mensal, quanto para o 13º, que também é acumulado assim que o colaborador completa mais um mês de trabalho.

Para o colaborador, basta fazer o download do aplicativo no celular, aceitar o benefício concedido pela empresa e acessar o recurso. Em apenas alguns segundos depois do saque a quantia solicitada cai em sua conta bancária. Na hora, via pix! O saque é mediante uma baixa tarifa, única, que pode ser subsidiada pela empresa, caso ela opte por isso. 

É um modelo eficiente, ágil e que agrega muito à vida do seu colaborador. Imagine, por exemplo, que isso permite a ele o uso imediato de recursos diante de uma emergência ou necessidade, sem que o temido cheque especial seja utilizado.

Xerpay

2 – Pagamentos inteligentes e automáticos (com descontos!)

Mais controle sobre seu salário. Pague menos e automatize. Suas despesas já saem descontadas do salário pra você se controlar e com descontos pra você economizar.

E se você soubesse exatamente quanto ganha, quanto gasta e quanto sobra cada mês? Se tivesse um assistente que pagasse automaticamente suas contas fixas e deixasse só o saldo real na sua carteira? E se, em vez de pagar por isso, você ainda ganhasse um desconto?

Diferentes boletos com diferentes datas de vencimento muitas vezes confundem o colaborador. Causam esquecimento ou até mesmo pagamento duplicado.

O Xerpay junta todas as contas num pagamento único e simples. É como se fosse um assistente que paga todas as contas fixas de forma automática, descontando direto da folha e deixando o saldo real do salário. Com produtos de parceiros pagos com o salário, conseguimos oferecer condições que o colaborador não consegue em lugar nenhum.

Com os pagamentos automáticos, o colaborador pode:

  • Automatizar a administração mensal;
  • Evitar multas por atraso ou esquecimento do pagamento;
  • Gastar com inteligência (contas ligadas a renda);
  • Aproveitar ofertas únicas;
  • Ter previsibilidade sobre o salário real.

3 – Crédito Salarial – um extra para você aproveitar oportunidades

Crédito que cabe no seu bolso. Somente o que você consegue dar conta.

Uma emergência, um imprevisto, uma oportunidade única de investimento. Coisas que fogem de nosso controle e aparecem sem nos avisar. Você precisa de ajuda nesse momento e merece a chance de sair dessa (ou de aproveitar uma oportunidade) sem medo com um crédito que não jogue você para uma bola de neve.

O crédito tradicional é frequentemente uma solução de curto prazo que gera problemas de longo-prazo. Sempre olharemos o crédito como último recurso, e pela lente de incentivar um uso mais saudável. Mas, se for preciso, o crédito salarial é uma forma de ajudar o colaborador a quitar essa dívida ou realizar o seu sonho no momento. Tudo de forma segura, sem taxas ocultas.

Diferenciais do crédito salarial:

  • Taxas justas e abaixo da média do mercado;
  • Substitui crédito mais caro;
  • Recicla para gerar hábitos saudáveis;
  • Não pague juros sobre dinheiro que você não precisa;
  • Saque personalizado, sem montantes de crédito pré-definidos.

Xerpay para as empresas

Acima falamos de todas as vantagens do Xerpay para seus colaboradores. Muitas delas refletem nos resultados da sua empresa, pois a plataforma gera um melhor bem-estar financeiro e, como consequência, colaboradores mais motivados e produtivos.

Porém, há outros benefícios do Xerpay que foram pensados para ajudar no crescimento da sua empresa, conheça.

Conta remunerada Xerpay: o dinheiro da sua folha de pagamento rendendo 150% do CDI.

Ao longo dos últimos anos, temos apresentado aos milhares de colaboradores de diferentes empresas diversos produtos financeiros que os ajudam a acessar e utilizar seus recebimentos com mais controle e educação financeira.

Inspirados por nossa missão, lançamos também um produto do Xerpay orientado a empresas. O primeiro é a Conta remunerada Xerpay.

Nela, você pode depositar parte do valor referente à sua folha de pagamento e rentabilizar mensalmente 150% do CDI.

Funciona assim: com base no comportamento de uso do Xerpay por parte de seus colaboradores, estimamos o valor necessário para a operação de adiantamento da sua empresa. Ao depositar previamente esse valor, ele passa a render 150% da CDI todo mês.

É a opção definitiva para remunerar o caixa da empresa, que pelo menos a níveis mínimos de manutenção estará esperando a data de pagamento de salários.

No Xerpay for Business, a liquidez é tão imediata quanto a de uma conta corrente. A rentabilidade é aplicada ao valor em conta mensalmente, até o limite previamente acordado entre a Xerpa e a sua empresa. O limite é estabelecido conforme o comportamento de uso do Xerpay pelos seus colaboradores; ou seja, quanto mais utilizarem, maior o valor a ser remunerado na sua conta!

Resumindo o funcionamento em 3 partes:

Funciona da seguinte forma:

  1. A empresa aprovisiona o todo ou uma parte da folha de pagamento em uma conta remunerada;
  2. O Xerpay faz o adiantamento para os colaboradores;
  3. A empresa é remunerada pelo capital adiantado a  150% do CDI.

E aí, vamos rentabilizar melhor o seu caixa?

Por que adotar o Xerpay em sua empresa agora?

Especialmente nos últimos 18 meses, com a pandemia da Covid-19, as pessoas estão vivendo um maior estresse financeiro. É notável que o impacto veio, não só na redução da renda, mas também na inflação que elevou o custo de vida dos brasileiros, com o acumulado (4,52%) sendo o maior desde 2016. O ano de 2021 não deve ser muito diferente, já que a previsão do acumulado da inflação está em 4,81%.

Não faltam exemplos de como a pandemia mudou a forma como boa parte dos colaboradores trabalham, tanto com a série de protocolos de quem está presencialmente na empresa quanto quem teve a oportunidade de adotar o modelo remoto.

No entanto, a forma como as pessoas se relacionam com seu salário ainda é a mesma de décadas atrás. E com todas essas dificuldades os brasileiros muitas vezes seguem precisando recorrer a produtos financeiros com juros abusivos e que causam efeitos adversos na saúde financeira, física e mental dos colaboradores, impactando diretamente na sua concentração e produtividade no trabalho.

Em tempos de crise, é fundamental que as pessoas tenham mais inteligência e organização financeira para serem mais saudáveis e felizes. E pessoas mais saudáveis financeiramente produzem mais e entregam mais resultados para as empresas. Porém, isso não depende só do colaborador, mas também da sua empresa.

Salário sob demanda é uma tendência global. Uma pesquisa da Gartner mostrou que:

  • 79% dos colaboradores se mostraram mais dispostos a mudarem para empregadores que já oferecem salário sob demanda;
  • 20% das grandes empresas devem adotar salário sob demanda até 2023.

E uma pesquisa da WageStream, plataforma líder em salário sob demanda na Europa e Oceania, também reforça a adesão dos colaboradores ao salário sob demanda:

  • 77% se sentem menos estressados;
  • 38% deixaram de usar o cheque especial;
  • 43% deixaram de pedir empréstimos.

Outra pesquisa, também da Wagestream, mostrou que empresas que inserem o benefício nas descrições das vagas preenchem as posições 27% mais rapidamente do que as demais. Ou seja, se contratar é um desafio para sua empresa neste momento, o Xepay ajuda!

Nos Estados Unidos, empresas como Walmart, Uber, McDonald’s e Burger King já oferecem essa opção para os funcionários.

No Brasil, empresas como Rappi, Nivea e Ambev já são clientes Xerpay e já liberaram o benefício para seus colaboradores. Mais de 60 mil trabalhadores já utilizam o Xerpay e já estão passando por essa transformação financeira.

As empresas dispostas a oferecer benefícios financeiros para seus colaboradores evitam a desmotivação que os problemas financeiros causam nas pessoas nesse momento difícil, e tornam-se melhores lugares para trabalhar, o que contribui para a redução de turnover, mais produtividade da equipe e atração de melhores talentos.

Se a contratação é um desafio para a sua empresa, o Xerpay ajuda!


Confira outros artigos que você pode se interessar