Perguntar-se o que são benefícios sociais nas empresas é algo importante: demonstra que o seu RH está de olho nas principais tendências que valorizam os seus recursos humanos.
Isso porque o mercado tem apontado, cada vez mais, a relevância de cuidar não só dos benefícios impostos nas leis trabalhistas vigentes, mas também os aspectos que contribuem com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.
Para ajudar você a planejar essa transformação qualitativa na sua cultura organizacional, nós preparamos este post.
Nos próximos tópicos, vamos explorar o que são benefícios sociais nas empresas, de onde surgiu essa tendência, quais são as suas vantagens e algumas dicas de itens que podem ser agregados entre os benefícios já oferecidos pela empresa.
Boa leitura!
O que são benefícios sociais nas empresas?
Benefícios sociais são algumas facilidades oferecidas pela empresa, agregando conceitos diversificados de remuneração indireta.
Como parte disso, é importante observar que eles podem ser divididos em classificações distintas, como os benefícios legais (aqueles que são obrigatórios) e os espontâneos, que falaremos mais à frente a respeito.
Sobre os obrigatórios, dentro das leis trabalhistas consolidadas, podemos citar alguns:
- assistência médica e/ou odontológica;
- vale-refeição e/ou alimentação;
- vale-transporte;
- 13º salário;
- PIS;
- hora extra;
- FGTS;
- férias remuneradas;
- previdência privada.
Em geral, são benefícios totalmente custeados pela empresa ou, em outros casos, parcialmente, ficando sob a responsabilidade do funcionário o pagamento da outra parte.
Quando surgiram os benefícios sociais?
Antes de entendermos o que são benefícios sociais nas empresas, vamos compreender a origem deles. Em parte, são questões atreladas às exigências da legislação trabalhista.
Só que, em meados da década de 1940, a preocupação com o bem-estar dos profissionais passou a ser mais evidente. Em parte, por conta de estudos que relacionaram a qualidade de vida dos colaboradores com o aumento de produtividade e resultados para as organizações.
Sem falar em outros benefícios que são comumente associados ao aumento do bem-estar e da qualidade de vida dentro das empresas, como:
- alto índice motivacional;
- mais engajamento;
- facilidade para trabalhar com a retenção de talentos;
- mais apelo para atrair talentos do mercado;
- redução do absenteísmo;
- fidelização dos colaboradores;
- aumento da reputação da empresa no seu ramo de atuação.
Portanto, aqueles que passaram a entender mais sobre o que são benefícios sociais nas empresas logo compreenderam que todos têm a ganhar com esse tipo de trabalho.
Quais são as outras vantagens de investir nos benefícios sociais?
Vale apontar que a aplicação dos benefícios sociais deve ser pensada estrategicamente. Afinal de contas, nem toda articulação, nesse sentido, pode ter a ver com o perfil médio dos colaboradores.
Ou seja: o setor de RH deve estar em profundo alinhamento com os gestores da empresa para compreender quais objetivos devem ser alcançados com os benefícios sociais.
No geral, saber o que são benefícios sociais nas empresas — e como aplicá-los — permite que o RH trabalhe em prol de:
- melhorias significativas na qualidade de vida dos colaboradores, focando nas particularidades deles, e não das tendências do mercado;
- manutenção e aprimoramento do clima organizacional;
- redução do índice de rotatividade;
- qualificação da capacidade produtiva e da produtividade em si de todos os colaboradores.
Para a empresa já apontamos, anteriormente, os benefícios disso. O investimento se converte, rapidamente, em uma fidelidade e engajamento que se convertem em lucros múltiplos — e tangíveis e intangíveis — para a empresa.
Para o colaborador, por sua vez, podemos destacar alguns pontos de grande relevância, como:
- auxílio próximo para a resolução dos seus problemas e desafios pessoais;
- mais satisfação para empreender, internamente, e crescer com a empresa;
- desenvolvimento pessoal;
- bem-estar individual.
Que tal vermos, então, a classificação dos benefícios para então nos aprofundarmos em alternativas modernas e que podem ter tudo a ver com o momento vivido pelos seus colaboradores?
O que são benefícios sociais nas empresas e quais são os seus tipos?
Abaixo, criamos uma classificação prática para entendermos, de vez, o que são benefícios sociais nas empresas:
Legais
São os benefícios citados no início deste artigo. Ou seja: todos aqueles previstos e garantidos pela CLT.
Espontâneos
Benefícios concedidos voluntariamente pela empresa, como as bonificações remuneradas, as participações nos lucros e a cesta básica, entre outros.
Monetários
Gratificações em dinheiro que a empresa registra na folha de pagamento. Alguns exemplos:
- aposentadoria ou a complementação da mesma;
- financiamento de remédios;
- planos de empréstimo.
Só que existem, também uma questão moderna e que tem levantado a curiosidade dos profissionais de RH em busca de saber o que são benefícios sociais nas empresas.
Não-monetários
São as facilidades disponibilizadas para os colaboradores de uma empresa. A seguir, destacamos algumas das principais:
- refeitório dentro da empresa;
- acesso a clubes;
- transporte — como fretados;
- horários flexíveis;
- programas de bem-estar financeiro;
- auxílio na aquisição de medicamentos ou mesmo para o tratamento de doenças graves e/ou crônicas;
- pagamento on-demand.
Por meio desses diferenciais, o RH da empresa gera mais segurança, conveniências e satisfação para os seus colaboradores.
Convém, portanto, fazer um planejamento detalhado para entender o perfil dos seus funcionários e, assim, desenhar a melhor estratégia para que todos sejam beneficiados.
Qual é o papel do RH nesse processo?
Agora que entendemos o que são benefícios sociais nas empresas é hora de compreender o processo que leva à sua implementação.
E, para auxiliar você a construir a melhor estratégia para a sua empresa, abaixo destacamos um passo a passo eficiente:
- reúna-se com as lideranças e identifique os objetivos para a elaboração de um plano flexível e personalizado de benefícios sociais;
- faça pesquisas, com os colaboradores, e abra o espaço para as opiniões também;.
- Identifique os melhores benefícios para alinhar à demanda da empresa;
- Faça pequenos testes e mensure os resultados — por exemplo: se a produtividade ou desmotivação, que eram problemas crônicos, foram mitigados com a ação proposta.
Dessa maneira, fica fácil entender o que são benefícios sociais nas empresas e as vantagens de sua execução, agregando valores múltiplos para a sua organização!
Quer saber, agora, quais outras estratégias podem complementar esse tipo de campanha e qualificar ainda mais a sua empresa?
Para isso, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook e seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades!