Em meio aos afazeres do dia a dia, muitas vezes o líderes se esquecem de parar e ouvir os funcionários da empresa. Porém, ignorar o que os colaboradores têm a dizer é um erro estratégico grave: por estarem na linha de frente da organização, eles podem ter informações valiosas para fazê-la crescer.
A boa comunicação é um dos pilares de um negócio, sobretudo com as mudanças que o mercado viveu nos últimos anos. Aquele perfil de funcionário que só recebe ordens sem questionar deu lugar a profissionais mais ativos, com pensamento estratégico e ideias que precisam ser levadas em conta.
Pensando nisso, explicamos neste post tudo o que você precisa saber para evitar erros na hora de ouvir os funcionários. Se interessou? Continue conosco!
Por que é importante ouvir os funcionários?
Não é exagero dizer que o sucesso da empresa está nas mãos dos colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis por criar novos projetos, atender bem os clientes e trazer inovações para que a organização se destaque no mercado.
Para isso acontecer, eles precisam estar motivados e satisfeitos, com orgulho de fazer parte da empresa. Tudo isso gera mais produtividade e proatividade, aspectos que se refletem brilhantemente nos resultados do negócio.
Não tem como um profissional se sentir dessa forma se ele for ignorado por seus gestores. O ser humano tem a necessidade de se sentir importante. Líderes que não dialogam com o time acabam deixando de lado essa necessidade, o que prejudica o desempenho da equipe.
>>Para saber mais sobre liderança, confira este outro post do blog:
O que é liderança: o segredo por trás dos grandes líderes<<
Além disso, os colaboradores são uma grande fonte de ideias e sugestões que podem mudar o rumo da empresa. Uma boa forma de extrair essas informações é colher feedbacks dos funcionários periodicamente, assim como os líderes avaliam o desempenho da equipe de tempos em tempos.
Como melhorar a comunicação com os funcionários?
Começar a ouvir os funcionários parece algo simples, mas na verdade é uma mudança de hábito que requer um exercício diário. Os principais passos para melhorar a comunicação com os colaboradores são:
- demonstrar interesse;
- não tentar prever o que eles pensam;
- aceitar críticas;
- ouvir todos os colaboradores;
- não julgar as opiniões;
- procure aprender com os funcionários.
A seguir, saiba mais sobre esses passos e aprenda a colocá-los em prática.
Demonstrar interesse
Mostrar interesse em ouvir os funcionários faz com que eles se sintam mais à vontade para falar.
Chame-os para um papo individual, pergunte sobre os seus planos para a carreira e como se sentem trabalhando na empresa. Compartilhe experiências, dê dicas e demonstre que é um verdadeiro parceiro em sua evolução profissional.
Porém, cuidado para não parecer forçado. As conversas devem ser autênticas, caso contrário o colaborador perceberá.
Não adianta tentar manter um diálogo se ficar mexendo no celular ou observando o ambiente ao redor enquanto a pessoa fala. Estes são sinais claros de que você não está realmente se importando com o que a pessoa está dizendo.
Não tentar prever o que eles pensam
Por terem mais vivência, alguns líderes acham que podem adivinhar o que os colaboradores sentem. Mas a verdade é que, ouvir os funcionários é a única maneira de descobrir o que eles estão pensando.
Outra situação comum é a pessoa estar se sentindo desmotivada ou desvalorizada, mas não demonstrar isso claramente em suas atitudes. Por isso, faça perguntas, escute mais e procure compreender o que os colaboradores dizem.
Assim fica mais fácil identificar problemas e pensar nas melhores soluções para resolvê-los.
Aceitar críticas
Ouvir os funcionários também significa escutar opiniões negativas sobre você. Muitos líderes não sabem ouvir críticas ou qualquer coisa que não agrade, o que prejudica muito a gestão de pessoas.
Escute os problemas trazidos pela sua equipe e esteja preparado para buscar soluções. Se o problema apontado for você, reflita sobre as suas atitudes. Quem não está preparado para ouvir críticas também não está apto a aceitar sugestões para melhorar.
Ouvir todos os colaboradores
Ouvir os funcionários não significa ouvir apenas os mais mais experientes, os mais próximos à você ou aqueles que se destacam mais. É preciso ouvir todos.
Cada membro da equipe tem algo importante a dizer para melhorar o dia a dia da empresa, seja algo relacionado ao clima organizacional ou aos processos de trabalho.
Conversar com um funcionário que não está indo tão bem, por exemplo, pode trazer insights sobre o que pode ser feito para desenvolvê-lo e melhorar seu desempenho.
Além disso, dar atenção a apenas alguns colaboradores pode levantar suspeitas de favorecimento, ou seja, é um caminho curto para deteriorar o ambiente e a produtividade da equipe.
Não julgar as opiniões
Este é um desafio grande para os líderes, sobretudo ao lidar com colaboradores considerados “problemáticos”. Para ouvir os funcionários de modo adequado, é preciso buscar entender o contexto das suas opiniões, não apenas a superfície.
Se você julgar alguém como estúpido ou desqualificado por algo que ele disse, pense bem se está realmente escutando com atenção.
A forma mais fácil de perceber se está julgando ou não uma pessoa é quando você forma uma opinião antes mesmo de ouvir toda a mensagem. Se notar que está fazendo isso, policie-se para evitar esse tipo de atitude.
Procure aprender com os funcionários
Muitos trabalhadores acreditam que não têm nada a ensinar aos seus chefes, já que eles são mais experientes e ocupam cargos superiores. Ouvir os funcionários e procurar aprender com eles é o melhor jeito de mostrar que as coisas não são bem assim.
Todos podem e devem compartilhar conhecimento. Muitas vezes, uma informação obtida com um funcionário da linha de frente pode fazer toda a diferença na hora de planejar a estratégia do negócio.
Agora que você já entendeu a importância de ouvir os funcionários, que tal colocar o que aprendeu em prática? Esteja sempre aberto ao diálogo com os colaboradores e procure implementar o passo a passo que mostramos neste post. Assim, com certeza a comunicação dentro da organização será muito mais eficiente!
Se você gostou do artigo, siga-nos nas rede sociais e receba em primeira mãos todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.