Pagamento quinzenal nas empresas: como funciona?

pagamento quinzenal

Você sabe o que é e como funciona o pagamento quinzenal? Conhece as regras desse benefício? Quais são suas formas de pagamento, além das vantagens e desvantagens? 

Esse benefício pode tornar seu negócio mais competitivo perante seus concorrentes, além de atrair e reter profissionais. Mas, para que isso aconteça é necessário entender as particularidades desse adiantamento salarial.

Pensando nisso, trazemos a voc√™ um conte√ļdo detalhado sobre:

  • O que √© e como funciona o pagamento quinzenal;
  • O que diz a lei sobre o assunto;
  • Quais as formas de pagamento quinzenal;
  • Como calcul√°-lo;
  • Suas vantagens e desvantagens.

Encontre a resposta dessas e de outras d√ļvidas no artigo de hoje.

Boa leitura!

O que é o pagamento quinzenal?

O pagamento quinzenal, também chamado de adiantamento salarial é a antecipação parcial  do pagamento do colaborador, referente aos dias já trabalhados no mês vigente.

Como funciona o pagamento quinzenal?

A empresa concede uma parcela do salário ao funcionário antes da data efetiva de vencimento do salário. 

O valor é descontado normalmente na folha de pagamento e deve obedecer às regras particulares de cada organização.

Quais s√£o as regras do pagamento quinzenal?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não obriga as empresas a oferecerem o adiantamento. Contudo, é necessário estabelecer um acordo entre empregado e empregador no ato da contratação.

Caso a empresa opte por oferecer o pagamento quinzenal, isso se torna um direito de todos os funcionários, sem exceção. Independentemente de cargo, formação ou idade.

Geralmente o valor pago é de 40% em relação ao salário mensal. Na maioria das empresas, o pagamento desse benefício é realizado entre os dias 15 e 20 de cada mês.

Portanto, cabe ao RH e ao departamento financeiro organizar um fluxo de pagamento para que o benef√≠cio n√£o seja feito de qualquer maneira. √Č preciso estar atento √† gest√£o de riscos financeiros e evitar futuras dores de cabe√ßa.

De que forma o adiantamento quinzenal pode ser feito?

Basicamente, existem 3 maneiras de oferecer o pagamento salarial: 

Cabe aos gestores analisarem a situação financeira e social da instituição para decidir a melhor opção.

Aprenda a calcular a forma de pagamento quinzenal

O cálculo do valor de pagamento é simples e rápido. Aprenda a seguir.

Vamos supor que o sal√°rio de um trabalhador seja equivalente a R$ 1.000 e ele deseja receber pelos 15 dias j√° trabalhados. Dessa forma, o c√°lculo ser√°:

1.000 (salário) x 40% (ou 0,4, referente ao percentual padrão de adiantamento) / 30 (os dias do mês) x 15 (os dias trabalhados) = R$ 200.

Não há descontos no adiantamento ou pagamento quinzenal, pois o cálculo de impostos, férias, INSS e demais encargos incide sobre o valor integral do salário.

Ou seja, os descontos s√£o realizados sobre o pagamento principal, aquele feito at√© o 5¬ļ dia √ļtil do m√™s, e n√£o sobre o adiantamento. Portanto, o valor do adiantamento √© l√≠quido.

Agora, atenção! Sua empresa poderá ter problemas se você cancelar o benefício de repente. 

Mesmo sendo uma liberalidade, caso voc√™ fa√ßa v√°rios adiantamentos, sempre nas mesmas datas e condi√ß√Ķes durante um longo tempo, essa a√ß√£o poder√° ser considerada uma ‚Äúviola√ß√£o da boa f√©‚ÄĚ.¬†

Isso porque voc√™ ter√° criado uma expectativa no trabalhador, que poder√° ter contra√≠do obriga√ß√Ķes financeiras diante da confian√ßa no pagamento recorrente.

Agora que você entende melhor como funciona o pagamento quinzenal, é hora de descobrir os prós e contras para seu negócio. Continue a leitura.

Quais as vantagens e desvantagens do pagamento quinzenal?

Não dá pra negar que ser diferenciado dentro do mundo corporativo é uma luta constante. Tanto para a empresa ser reconhecida pelos seus esforços, quanto pelos empregados que sonham com esse cenário.

Por√©m, a concorr√™ncia deixou de ser a √ļnica exig√™ncia desse¬† esfor√ßo. Afinal de contas, n√£o podemos esquecer a √©poca em que vivemos! Os efeitos da pandemia trouxeram ainda mais urg√™ncia para as empresas se destacarem, seja por conta da crise econ√īmica, no aumento da exig√™ncia do consumidor e tantos outros fatores.

Logo, é cada vez mais importante que as empresas invistam em estratégias para trazer diferencial competitivo. Uma delas é a forma de pagamento quinzenal. Mas como isso pode ajudar? 

Esse benef√≠cio ajuda o colaborador a resolver suas quest√Ķes financeiras, reduzindo o estresse e aumentando a produtividade. Al√©m disso, quando a empresa demonstra preocupa√ß√£o com seus funcion√°rios, a rela√ß√£o entre as partes √© favorecida e intensificada.¬†

Esteja atento √†s dificuldades. Sem o devido acompanhamento, a empresa se torna suscet√≠vel a riscos e contesta√ß√Ķes legais.¬†

Caso a sua empresa já tenha uma excelente organização financeira, o pagamento quinzenal oferece mais vantagens do que desvantagens. Acompanhe:

  1. Fluxo de caixa ilimitado;
  2. Melhorias na relação com o colaborador;
  3. Motivação dos funcionários;
  4. Aumento na produtividade das equipes;
  5. Valorização do funcionário;
  6. Atração e retenção de talentos;

Contribuição para que a empresa tenha sua imagem positiva perante o mercado.No próximo tópico, veremos como dar os primeiros passos para tornar o benefício uma realidade na sua empresa!

Quero oferecer a forma de pagamento quinzenal. Por onde devo começar?

Ao criar a política da sua empresa, esclareça tópicos como missão, visão e valores ao colaborador. Lembre-se de abordar a data de pagamento e o modelo adotado. Além disso, todo funcionário recém admitido deve ser informado sobre esse benefício, de preferência por meio de algum manual ou contrato.

√Č importante que tanto a empresa quanto o funcion√°rio saibam como funciona o pagamento quinzenal. Evite fazer de qualquer jeito para n√£o ter problemas depois.

Sua companhia disp√Ķe de uma estrutura favor√°vel para oferecer o adiantamento salarial? √ďtimo! Ent√£o, uma das melhores op√ß√Ķes √© o sal√°rio sob demanda.¬†

O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda é um sistema que permite ao colaborador sacar pelos dias já trabalhados, de forma simples e rápida, sem esperar pelo dia do pagamento.

Com a Xerpay, todo o processo √© feito pelo celular. E o melhor: para as empresas, nada muda na folha de pagamento. E para o colaborador o sal√°rio sob demanda √© sin√īnimo de sossego na hora de resolver dificuldades ou imprevistos financeiros.

Deseja se diferenciar da concorrência em 2021? Repense suas estratégias,  ofereça ao colaborador melhoria na sua qualidade de vida  e , consequentemente, um trabalhador mais engajado.

N√£o perca tempo, fale com um consultor e contrate o Xerpay agora mesmo.

¬†E a√≠, aprendeu como funciona o pagamento quinzenal? Gostou do artigo e quer acompanhar mais conte√ļdos como esse? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as tend√™ncias sobre recursos humanos e neg√≥cios!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar