PIX para empresas: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

PIX para empresas

O PIX passou a ser em novembro do ano passado, e se popularizou rapidamente por conta da sua praticidade. Ele veio para facilitar e agilizar a transferência de dinheiro entre pessoas e empresas, e, para pessoas físicas, não tem custo nenhum.

Agora, quando se trata de PIX para empresas, a principal diferença é, justamente, a existência de taxas nas transações. Portanto, muitos questionamentos estão surgindo sobre esse novo sistema de pagamentos.

Vale a pena utilizar o PIX para empresas? Para ajudar você a esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo com os seguintes tópicos:

  • O que é e como funciona o PIX para empresas?
  • PJ pode utilizar o PIX?
  • Como cadastrar o PIX para empresas?
  • Quais as taxas do PIX empresarial?
  • Quais as vantagens para os negócios?

Uma coisa é certa, com o PIX, as empresas e pessoas jurídicas passam a ter mais uma opção de pagamento para oferecer aos seus clientes, além de dinheiro em espécie, boleto, cartão de débito ou crédito e transferência. Portanto, vale a pena estudar essa opção. Vamos lá?

O que é e como funciona o PIX para empresas?

Assim como o voltado para pessoas físicas, o PIX para empresas é um novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Ele chegou com a promessa de mudar não só a forma como as pessoas fazem pagamentos, mas também o modo como as empresas recebem e processam esses valores.

O PIX tem como diferencial de outros meios de pagamento, como a transferência, TED e DOC, ser mais ágil, competitivo e seguro. Na prática, isso é possível, pois ele permite que as transferências e pagamentos sejam realizados em até dez segundos. 

Se sua empresa costuma utilizar as modalidades de TED e DOC com frequência, sugerimos também a leitura deste texto aqui para entender se o PIX irá substituí-los.

Diferentemente das outras modalidades, as transações de PIX podem acontecer 24 horas, durante todo ano, inclusive nos finais de semana e feriados.

Para empresas, as funcionalidades do PIX são as mesmas  que para as pessoas físicas, no entanto, há algumas particularidades que ainda geram dúvidas por parte das organizações. Na modalidade para empresas, é possível fazer o cadastro de até 20 chaves para receber e enviar pagamentos

No entanto, não é possível utilizar a mesma chave em instituições financeiras diferentes. Na prática, isso quer dizer que se uma empresa usar como chave principal o seu CNPJ em um determinado banco, não poderá usar essa mesma chave em outra instituição. 

PJ pode utilizar o PIX?

A resposta é sim. Para quem possui um empreendimento, o Pix PJ também é uma modalidade de pagamento vantajosa em relação aos meios tradicionais. As transferências são rápidas com tarifas gratuitas ou com preços muito baixos, dependendo da instituição bancária. 

Para utilizar o PIX PJ, basta que a pessoa tenha uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes.

Como cadastrar o PIX para empresas?

Assim como para pessoas físicas e PJ, para o cadastro do PIX para empresas, é necessário ter uma conta transacional mantida em uma instituição financeira que ofereça a modalidade. Todos os bancos, fintechs e instituições de pagamentos com mais de 500 mil contas ativas devem oferecer o novo sistema de pagamento. 

Para quem não sabe como cadastrar o pix para empresas, o processo é muito simples. Basta fazer o registro nos próprios canais do banco que a organização possui conta, como app ou internet banking corporativo.

Será preciso apenas informar qual chave Pix a corporação gostaria de utilizar no cadastro. Ela será a chave de identificação para os pagamentos e pode ser o CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória gerada pelo sistema.

Quais as taxas do PIX empresarial?

Enquanto a opção de PIX para as pessoas físicas é totalmente gratuita, para as empresas pode haver uma taxa por transação ao receber ou fazer pagamentos e nas transferências. 

De acordo com o Banco Central, as tarifas devem ser determinadas pelas próprias instituições financeiras. Portanto, os valores podem variar de instituição a instituição. No entanto, a taxa a ser cobrada tende a ser bem menor do que as cobradas em outras modalidades. 

Em alguns casos, as tarifas podem ultrapassar os R$150 reais, variando conforme o valor do pagamento. Dessa forma, cabe à empresa pesquisar aquela  opção que melhor se adeque à sua realidade. 

Por se tratar de um modelo de pagamento aberto, com alto grau de competição, é possível encontrar instituições que ofereçam taxas muito vantajosas. Inclusive, algumas conseguem zerar as tarifas para pequenos negócios.

Quais as vantagens para os negócios?

Se o Pix oferece muitas vantagens para pessoas físicas, para as empresas não poderia ser diferente. Essa modalidade parte do princípio de um pagamento mais ágil, eficiente e seguro. Portanto, proporciona muitas vantagens para os negócios. 

Confira as principais delas: 

Não há necessidade de intermediários para pagamentos  

Por meio do PIX para empresas, os pagamentos realizados pelos clientes caem diretamente na conta da organização, sem intermediários.

Maior economia 

Como a organização não precisa contar com intermediários que cobram taxas a cada pagamento e recebimento, é possível reduzir custos nas operações.  

Rapidez no recebimento 

Como já citamos anteriormente, um dos diferenciais do PIX é sua agilidade. Desse modo, as empresas podem contar com transações realizadas em até dez segundos.  

Maior segurança

O PIX utiliza tecnologias de criptografia, autenticação mútua e assinatura digital, portanto, aumenta a segurança das transações, o que reduz consideravelmente os riscos de uma fraude acontecer. 

Comodidade para os clientes e facilidade para as empresas

Ao oferecer a opção de PIX, as empresas conseguem receber mais rapidamente o pagamento, além de proporcionar mais comodidade aos seus clientes, que não precisam ter o dinheiro em mãos, ou dispor de um cartão de crédito ou débito.

Além disso, a empresa consegue agilizar e facilitar o pagamento dos salários dos próprios funcionários, depósito para fornecedores, impostos e outras obrigações.

Percebeu quantas funcionalidades o PIX para empresas pode proporcionar para os seus negócios? Ele pode ser utilizado com um diferencial competitivo para atrair os clientes que buscam, cada vez mais, por praticidade e rapidez. Portanto, invista agora mesmo nessa forma de pagamento e aproveite suas vantagens.

 

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o PIX? Conta para gente aqui nos comentários. E não deixe de conhecer o XERPAY que oferece uma plataforma gratuita para pagamento de salário via PIX.

Confira outros artigos que você pode se interessar