Falta de criatividade, desatenção, estresse e o adiamento constante das tarefas. Você sabia que esses podem ser sinais da procrastinação no trabalho?
Procrastinar é considerado como um ato normal do ser humano. Porém, quando começa a impactar no desempenho pessoal e profissional pode trazer sérios problemas à saúde mental e física, além de impactar diretamente nos resultados da empresa.
Isso porque em muitos casos a procrastinação no trabalho acaba se tornando um hábito. Quando isso acontece, os resultados são:
- desempenho profissional baixíssimo;
- a qualidade do trabalho é reduzida;
- os prazos passam a não ser mais cumpridos.
Diante disso, o gestor tem um papel fundamental ao aplicar técnicas de como evitar a procrastinação no trabalho. Contribuindo para que sua equipe tenha um foco determinado na execução e organização das tarefas e principalmente consiga criar uma rotina de trabalho.
Mas quais são os fatores da procrastinação no trabalho?
E quais estratégias são possíveis adotar para eliminar esse hábito da vida dos colaboradores?
Neste artigo vamos trazer as respostas para essas e outras perguntas relacionadas a procrastinação no trabalho.
Fatores que causam a procrastinação no trabalho
Uma pesquisa recente da Robert Half revelou que nos EUA a maior causa da procrastinação no trabalho, para 30% das pessoas, é a internet. Porém, esse não é o único fator que causa a procrastinação no trabalho.
Abaixo selecionamos os principais.
- Dúvidas sobre o trabalho;
- Problemas emocionais;
- “Falta de tempo”;
- Tarefas difíceis de serem resolvidas;
- Distrações com celular, redes sociais, WhatsApp.
5 dicas para eliminar a procrastinação no trabalho
Conhecendo os fatores que causam a procrastinação no trabalho, fica mais fácil de criar estratégias de como evitar a procrastinação no trabalho. Elencamos abaixo algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio.
- Divida os projetos em pequenas tarefas;
- Tenha uma visão realista do tempo;
- Almeje os ganhos a longo prazo;
- Evite interrupções no ambiente de trabalho;
- Valorize o trabalho bem feito.
Em seguida falaremos com mais profundidade sobre cada uma das dicas citadas.
#1 Divida projetos em pequenas tarefas
Uma das ocasiões que mais pode gerar a procrastinação no trabalho é querer fazer tudo ao mesmo tempo.
Isso porque quando o colaborador tentar abraçar todas as tarefas de uma vez acaba não fazendo nenhuma bem-feita.
O segredo para evitar esse cenário é dividir os projetos em pequenas tarefas e finalizar uma a uma, individualmente.
Assim, você acaba barrando um cenário onde o acúmulo de tarefas se torna uma rotina. Portanto, defina:
- objetivos individuais e fixos;
- metas diárias para que assim seja possível gerenciar o tempo e focar em tarefas específicas.
#2 Tenha uma visão realista do tempo
A administração do tempo no trabalho é algo que está intimamente ligada a procrastinação no trabalho. Uma vez que, se não há um controle realista de quanto tempo você deve gastar para as tarefas, você acabará perdendo minutos e horas preciosas.
Por isso, que é tão importante estabelecer prazos para cada tarefa, pois assim é possível mensurar melhor o trabalho.
Ou seja, se você precisa de 10 horas para terminar algo e demorou 15 é porque algo no planejamento, gerou a procrastinação no trabalho, e impactou negativamente no processo.
Sendo assim, vislumbre uma visão realista para a execução de cada tarefa:
- não coloque tempo a mais, nem a menos;
- tenha em mente um prazo viável e que você tenha condições de cumprir.
Seguindo essas dicas de como evitar a procrastinação no trabalho a gestão do tempo é otimizada.
#3 Almeje os ganhos a longo prazo
O estímulo positivo é um grande remédio para a procrastinação no trabalho.
Quando você traça uma estratégia com as metas e ganhos a longo prazo conforme elas têm sido alcançadas, você estimula a mente do procrastinador a saber que ele terá ganhos pessoais caso cumpra seu trabalho.
Portanto, é fundamental que a empresa seja entusiasta para pessoas com esse tipo de perfil profissional. Incluindo tarefas desafiadoras e que sempre terão um “prêmio final” quando concluídas.
#4 Evite interrupções no ambiente de trabalho
Conseguir listar tudo que te leva a distração é uma boa opção para eliminar a procrastinação no trabalho. Logo, elimine situações que vão te instigar a parar o trabalho que está sendo feito.
Seja para dar uma olhadinha nas redes sociais ou responder uma mensagem no celular.
Como diz o ditado “tempo é dinheiro” e quanto mais você demora para entregar as tarefas, maior o clima de insatisfação é criado no ambiente de trabalho.
Então, se for o caso deixe o celular desligado e só use no horário de almoço ou quando for embora.
Eliminar distrações mantém o foco no trabalho e consequentemente contribui para diminuir a procrastinação no trabalho.
#5 Valorize o trabalho bem feito
Menos é mais? Para os procrastinadores sim.
Dessa forma, é importante que a empresa esteja atenta a esse perfil de pessoa para que trabalhos, até mesmo simples, não se tornem um monstro de sete cabeças.
Até porque esse tipo de profissional está o tempo todo em busca de uma perfeição, muitas vezes irreal, e que atrapalha o escopo e ultrapassa os limites do tempo de entrega das tarefas. Nesse caso, é importante valorizar sempre o trabalho desse colaborador.
Evitando cobranças excessivas que o deixe literalmente apavorado e ainda mais perdido para entregar as tarefas. Causando assim a procrastinação no trabalho pela necessidade de fazer tudo com “perfeição”.
Procrastinação no trabalho e os maus resultados
A procrastinação no trabalho pode ser considerada como algo comum no ambiente corporativo. Contudo, quando ela se torna uma rotina acaba diminuindo a produtividade da equipe, causando atrasos nas entregas e influenciando negativamente nos resultados.
Por essa razão, a empresa junto aos colaboradores, precisa criar estratégias que eliminem pontos de distração durante o trabalho. Afinal, quando o foco está em coisas externas a tendência é mesmo que a procrastinação seja dominante no trabalho.
Logo, a organização das rotinas e o planejamento das tarefas, sejam elas diárias, semanais ou mensais, podem contribuir para a eliminação da procrastinação no trabalho.
Para que assim, a produtividade e qualidade do trabalho sejam os principais vieses do dia a dia da empresa e não mais o hábito de procrastinar.
Como falamos anteriormente uma das razões principais para a procrastinação no trabalho é o estresse, em contrapartida, um dos principais motivos para o estresse de funcionários são questões financeiras pessoais.
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