Existem muitas soluções para o absenteísmo nas empresas, considerando que as suas causas são também diversificadas. Daí, a importância em aprender a diagnosticar a origem dessas faltas excessivas, para então promover o bem-estar para que elas dispersem naturalmente.
Trabalhar com recursos humanos significa uma série de deliciosas incertezas que revelamos gradualmente, no dia a dia, mas também uma grande certeza: ocasionalmente, um ou outro funcionário vai perder um dia de trabalho.
O problema é quando as faltas começam acontecer aos montes, de maneira descontrolada e em decorrência dos mais diversos fatores. E, sim, isso é um grande problema.
Por isso, reunimos neste post algumas soluções para o absenteísmo nas empresas. Ideias práticas, que vão reduzir o excesso e agregar um planejamento mais próximo e focado no bem-estar dos seus colaboradores. Confira!
O que é o absenteísmo e quais são as suas causas?
Todo volume de faltas que se torna excessivo — por excesso, entenda tudo aquilo que interfere continuamente na rotina da empresa — é um sinônimo de absenteísmo.
Por isso, antes de adentrarmos nas soluções para o absenteísmo nas empresas, convém analisar algumas das principais causas que levam às ausências (justificadas ou não). São elas:
- incompatibilidade com cultura organizacional, que se converte em desmotivação e, em seguida, em comportamentos pouco profissionais do colaborador insatisfeito;
- assédio moral, que também ocorrem de diferentes maneiras, como um gestor arrogante, o desrespeito dos colegas e situações que geram bullying ou mesmo assédio sexual;
- volume de trabalho excessivo, causando estresse, desmotivação e uma insatisfação que pode impactar a saúde física e psicológica do colaborador;
- interesse em novas oportunidades profissionais, fazendo com que o interesse e engajamento do profissional sejam menores;
- doenças, um motivo que justifica a ausência, mas que deve ser observado atentamente se a situação se tornar recorrente.
São algumas situações, apenas, para ilustrar o impacto cotidiano dessas ausências. E, enquanto ainda não seja possível analisar as soluções para o absenteísmo nas empresas, conseguimos entender como a sua recorrência impacta negativamente a empresa.
>> A Xerpa elaborou uma Planilha que pode ajudar – e muito – a sua empresa no controle do absenteísmo e nos custos que ele gera para a sua empresa. Clique aqui e acesse agora! Ah, você pode baixá-la para compartilhar com os seus colegas também ????
Como o absenteísmo prejudica a empresa?
Imagine uma equipe pequena, com 3 pessoas e o gestor da área, e que ao longo de uma semana foram notificadas 4 ausências — uma em cada dia diferente.
Por meio de uma conta bem simplória, já podemos perceber que, em 4 dias, o setor funcionou com 33,33% a menos de capacidade produtiva. Relevante, portanto, para entender o impacto do absenteísmo.
Vamos avaliar, então, outras consequências desse problema, como:
- dificuldades operacionais. Com base no exemplo acima, isso fica claro. Afinal de contas, o acúmulo de tarefas e responsabilidades recai sobre os profissionais presentes;
- dificuldades em atingir as metas do setor em decorrência da baixa produtividade;
- conflitos internos. Especialmente, quando as faltas não são justificadas e prejudicam amplamente o bem-estar de toda a área;
- clima organizacional deteriorado pela dificuldade em manter a satisfação coletiva quando existe um problema recorrente e longe de ter uma resolução;
- clientes e parceiros insatisfeitos, uma vez que a empresa passa a produzir menos — e em um nível de excelência menor, considerando que os colaboradores estão mais atarefados;
- mais custos para a empresa. E não só por conta de eventuais demissões, mas pelos prejuízos em ter uma folha de pagamentos que não condiz com a sua capacidade produtiva, por exemplo;
- elevada rotatividade. Aí, sim, uma questão que empreende mais gastos para a empresa.
A essa altura, você deve estar em dúvida sobre quais seriam as soluções para o absenteísmo nas empresas, certo?
É exatamente o que veremos, abaixo, para que a sua empresa não acumule os prejuízos materiais e qualitativos citados anteriormente!
Quais são as soluções para o absenteísmo nas empresas?
Existem soluções para o absenteísmo nas empresas que são tão diversificadas quanto as suas c causas e consequências em si.
Por isso, acompanhe-nos em algumas alternativas, e diagnostique quais delas contribuiriam para resolver a sua situação, especificamente. Veja só:
1. Compatibilidade com a cultura organizacional da empresa
Se não existe compatibilidade entre o colaborador e a empresa, uma entre duas situações ocorreram:
- com o tempo, a relação se desgastou;
- o processo de seleção não obteve a assertividade esperada.
Avalie o sintoma e, então, prossiga para a sua causa. Muitas vezes, uma orientação planejada no perfil buscado para cada contratação ajuda a solucionar o absenteísmo nas empresas.
2. Realização de pesquisas de clima organizacional
Muitos gestores — ou mesmo o setor de RH — podem achar que conhecem os seus funcionários, mas nem sempre essa percepção é acurada.
Para resolver isso, pesquisas de clima organizacional periódicas são excelentes! Pois, além de diagnosticar problemas, os colaboradores se sentem à vontade para exporem suas opiniões.
Assim, a empresa consegue observar outras questões que podem ser contornadas e valorizar o bem-estar coletivo.
3. Aplicação de ferramentas de comunicação interna
O diálogo transparente, objetivo e coletivo é determinante para melhorar a comunicação entre todas as áreas da empresa.
Isso também agrega a colaboração no trabalho, pois todos sabem os rumos da empresa, e quais são as perspectivas para cada colaborador também.
4. Invista em exercícios laborais
Exercícios ocasionais estimulam as pessoas a praticarem atividades físicas. E, como se sabe, trata-se de uma alternativa eficaz para combater o sedentarismo e adquirir uma série de benefícios físicos e psicológicos.
5. Campanhas de alimentação saudável
Além dos exercícios acima citados, uma das soluções para o absenteísmo nas empresas é a realização de campanhas para uma alimentação saudável.
Dessa maneira, adquire-se mais uma opção para valorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Alternativas para isso:
- consultorias com nutricionistas;
- palestras;
- disposição de cardápios saudáveis e balanceados;
- opções saudáveis nos postos de alimentação da empresa, como o refeitório ou as máquinas espalhadas pelos corredores.
Soluções para o absenteísmo nas empresas que não demandam muito investimento e, tampouco, planejamento. Deu para perceber?
6. Recompensas pela presença do funcionário
Se a situação está incontrolável, uma boa maneira de reter os talentos e estimular o presenteísmo da maioria são as recompensas.
Algo que ajuda a estimular a satisfação de quem não falta e também coíbe aqueles que faltam frequentemente, mas sem causa definida.
BÔNUS: Realize um programa de bem-estar financeiro
Uma dica excelente — e em alta ao redor do mundo — é a realização de programas de bem-estar financeiro.
Afinal de contas, o estresse financeiro (a pressão causada por dívidas) gera desconfortos múltiplos aos colaboradores.
Quando eles obtêm uma orientação de qualidade, o problema pode ser contornado, evitando que o absenteísmo tome conta da sua empresa.
E aí, deu para entender o impacto dessas ausências e os caminhos para agregar novas — e mais — soluções para o absenteísmo nas empresas? Tem alguma experiência para compartilhar ou ficou com alguma dúvida?
Então, não deixe de comentar, no campo logo abaixo, para ampliarmos essa discussão!