Tudo sobre turnover: conheça e entenda esse índice!

o-que-e-turnover

Você sabe o que é turnover? Também conhecido como a taxa de rotatividade dos funcionários em uma empresa, o turnover é um dos índices mais importantes para o setor de RH.

O maior desafio para a área de Recursos Humanos, relacionado ao turnover, está em identificar o nível da empresa. Feito isso, é necessário mantê-lo, caso esteja em um padrão aceitável, ou reduzi-lo, caso o número de demissões prejudique a produtividade e aumente consideravelmente os custos da empresa com rescisões.

A grande questão é: como o RH pode fazer para reduzir o turnover e tornar o número de demissões — voluntárias e involuntárias — cada vez menor? Para fazer isso, é necessário muito trabalho, mas todo esforço vale a pena quando são alcançados resultados verdadeiros que contribuem para o crescimento da empresa.

Quer saber como obter esse resultado na prática? Ao longo dos próximos tópicos vamos explorar melhor o turnover, seu significado e os principais motivos que causam essa situação.

Fora isso, vamos listar as consequências do turnover de funcionários e como reduzir a taxa para agregar mais valor à sua empresa, além de mostrar como reter os talentos internos por bastante tempo. Confira!

O que é turnover?

Turnover é uma palavra apropriada da língua inglesa que em tradução literal pode significar “rotatividade” ou “virada”. No entanto, a palavra pode ser aplicada em diversos contextos, sendo mais utilizada na área de RH.

Desse modo, a palavra é utilizada para designar a rotatividade de pessoal em uma empresa. Ou seja, o índice de contratações e demissões de funcionários em um determinado período de tempo.

Hoje é um dos índices mais importantes do setor de recrutamento e seleção, mas nem sempre foi assim.

Turnover: significado e contexto histórico

Acredite se quiser: o índice de turnover não é uma métrica dos modelos de administração modernos! Ele acompanha a evolução das estruturas empresariais há muitos anos, desde os primórdios. No entanto, não era valorizado.

Com o passar do tempo, o RH buscou alternativas para evidenciar o valor agregado do seu capital humano. Foi aí que a proporção de admissões e demissões passou a ser melhor investigada. Após análises, as empresas perceberam a relevância do índice em vez de olharem somente para os ativos valiosos da companhia.

Qual a importância do índice de turnover?

São algumas dessas razões que fizeram com que o turnover se tornasse um vilão para muitos profissionais de RH quando, na verdade, ele é uma soma de fatores externos e internos.

Por exemplo: se 15 funcionários pedem demissão em um mês, algo imprevisto para a gestão, o índice de turnover vai às alturas. Contudo, é necessário entender o que motivou o pedido de demissão coletivo. Caso contrário, em vez de resolver o problema, você apenas o varre para debaixo do tapete.

Importante lembrar que essa rotatividade, citada no exemplo, traz consequências a curto, médio e longo prazo para o empreendimento.

A produtividade é a primeira consequência a ser considerada, uma vez que o trabalho dos 15 ex-funcionários não será absorvido pelo restante da equipe e de imediato, tampouco pelos novos colaboradores.

importancia-indice-turnover

Ainda hoje existem empresas que negligenciam seus índices de turnover. Mas isso é um erro e você deve evitá-lo! A má gestão do turnover pode ser fundamental para o seu negócio ir de mau a pior.

A perda excessiva de pessoas pode significar ausência de:

  • Capital intelectual;
  • Domínio de processos internos;
  • Conexões internas e com os clientes;
  • Oportunidades de transações.

Então, cuide para que esse índice não se torne uma verdadeira “bola de neve”, que pode afetar a estabilidade do negócio como um todo e a relação com seus os clientes.

 Quer todo esse conteúdo em mãos? Fizemos a versão dele em livro digital!! Clique aqui e faça o download para compartilhar com os seus colegas de trabalho!

Quais os índices de turnover no Brasil e no mundo?

Uma pesquisa global realizada pela maior empresa de recrutamento do mundo, entre 2010 e 2014, a Robert Half, revelou que o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo!

E não é por pouco: no mundo, o índice de turnover aumentou cerca de 38% nos últimos anos. No Brasil, esse número passa de 82%! É alarmante que o índice seja mais do que o dobro em outros países. O estudo envolveu 13 países e entrou em contato com cerca de 1.700 diretores de RH.

Desse total, 100 diretores eram brasileiros e apontaram a grande disputa por profissionais qualificados como o principal fator para o alto índice de turnover, no Brasil.

disputa-por-profissionais-qualificados-turnover

Segundo os diretores de RH, mesmo com a crise econômica as empresas seguem em busca de profissionais qualificados que continuam em falta no mercado.

Quais são os tipos de turnover que existem?

Um colaborador que se demite por achar que a carreira estagnou tem motivações diferentes de quem faz o pedido por não concordar com muitas das decisões de seus chefes imediatos. Isso deve ser minuciosamente analisado para avaliar o índice de turnover.

Como destacamos anteriormente, a demissão é um sintoma e suas causas devem ser analisadas.

Daí a importância de conhecer os diferentes tipos de turnover. Vamos a eles:

Turnover voluntário

O turnover voluntário é aquele que parte do colaborador. Nele, é o empregado que escolhe encerrar o vínculo com a empresa.

Para os executivos, este pode ser um sinal de alerta porque tende a ser uma decisão influenciada pela má gestão da liderança, tanto pelas más decisões do dia a dia, quanto pela falta de estratégias para a retenção de talentos.

No entanto, essa não é a única razão possível para um turnover voluntário. Veja abaixo, algumas das razões pelas quais empregados podem pedir desligamento de uma empresa:

  • Proposta de trabalho mais atrativa em outra(s) empresa(s);
  • Decorrência de conflitos internos que tornam a situação na empresa insustentável ou fofoca no ambiente de trabalho;
  • Ausência do plano de carreira que motive o funcionário a se desenvolver gradativamente para alcançar novos cargos e responsabilidades dentro da empresa;
  • Dificuldades de comunicação com os superiores, entre outros.

Por isso, é imprescindível que as empresas realizem entrevistas de desligamento para entender melhor o porquê do colaborador sair da companhia.

Turnover involuntário

Neste caso, ao contrário do turnover voluntário, quem pede a demissão do funcionário é o empregador, o que gera gastos para a companhia.

Isso porque a demissão envolve uma série de custos a mais para a empresa, previstos por lei na CLT, e que interferem no planejamento a curto e médio prazo, além da burocracia do processo de desligamento.

Dentre as circunstâncias que mais estimulam o turnover involuntário, destacamos as seguintes:

  • Baixa performance do empregado ou desempenho inferior ao estipulado por meio de metas pré estabelecidas e avaliações com a gestão;
  • Quebra de cláusulas contratuais;
  • Conflitos internos que tornam a situação de convívio e produtividade insustentáveis;
  • Dificuldade em enquadrar-se à cultura organizacional da empresa;
  • Dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa que opta pela redução no quadro de colaboradores.

Mesmo que, neste caso, a decisão seja tomada pela parte contratante, é necessário investigar e entender o(s) motivo(s) do(s) desligamento(s). Na melhor das hipóteses, adotar futuramente um método de recrutamento e seleção eficiente.

Turnover funcional

Já o turnover funcional acontece quando o colaborador, insatisfeito, e com baixa produtividade pede demissão, por conta própria. Este tipo de turnover pode ser positivo para empresa, dependendo do contexto. Para a empresa, dentre os benefícios da saída deste profissional, destacamos:

  • Economia, uma vez que existem menos responsabilidades a cumprir;
  • Contratação de um profissional mais adequado para a vaga.

Turnover disfuncional

Essa situação é oposta à anterior. O turnover disfuncional ocorre quando um profissional bem capacitado e com boas entregas se desliga por conta própria. A princípio, isso pode significar que a empresa não tem condições mínimas para retê-lo, sejam elas financeiras ou de caráter organizacional.

Como resultado, a produtividade e os resultados tendem a cair — mesmo que momentaneamente — e a reputação da empresa pode ser questionada ao longo do tempo. Por isso, esse é um dos tipos de turnover que deve ser acompanhado de perto e com cuidado!

Neste vídeo de apenas um minuto, nós explicamos como avaliar de forma correta o turnover da sua empresa. Vale a pena conferir!

Como detectar altos indicadores de rotatividade?

Agora que você já está por dentro dos principais tipos de turnover nas empresas, é hora de analisar seus dados e começar a traçar um diagnóstico preciso a respeito das demissões que acontecem na sua companhia.

Normalmente, os índices estão adequados se eles refletem uma necessidade real de mudança de pessoal. Veja a seguir algumas das razões relacionadas ao turnover que significam índices são positivos:

  • Interesse interno na renovação das equipes;
  • Necessidade de agregar novas ideias e conceitos para a companhia, expandindo as perspectivas e a visão mercadológica;
  • Busca por conhecimento com base no benchmarking realizado no mercado;
  • Necessidade de contratar profissionais com mais especialização, seja ela acadêmica ou profissional;
  • Mudanças estratégicas na empresa.

Se o índice de turnover da sua empresa tem a ver apenas com os últimos pontos apresentados, fique tranquilo. No entanto, outras questões influenciam o turnover de forma negativa e requerem investigação minuciosa.

entrevista-demissional

Para tanto, o RH da empresa deve trabalhar com um processo investigativo que pode incluir as avaliações de desempenho dos colaboradores que pediram demissão, suas fichas de desligamento e também as entrevistas demissionais. Se a sua companhia ainda não realizar tais procedimentos, está mais do que na hora de colocá-los em prática.

Outro ponto que pode contribuir com o levantamento de respostas é a pesquisa de clima organizacional.

Quais as principais causas de turnover?

Anteriormente exploramos as causas do turnover de maneira mais abrangente, de acordo com os diferentes tipos que podem acontecer. Só que vale reforçar, de maneira individual, como essa rotatividade pode se dar dentro de uma empresa, visando a melhoria dos processos.

Caso contrário, os pedidos de demissão continuarão como uma torneira com vazamento não-identificado.

Veja, a seguir, as causas de turnover mais comuns no Brasil:

Metas inatingíveis que levam os colaboradores à exaustão

Metas fazem parte do processo estrutural das companhias, mas essa situação não deve passar dos limites e causar demissões!

Não é segredo que, infelizmente em muitas companhias, os colaboradores reclamam do volume de trabalho, por ser maior do que o período de produção. Como resultado, as metas não são atingidas, a gestão se irrita, os profissionais se frustram constantemente e pedem demissão pelo fato de não terem uma perspectiva de melhora no processo das atividades.

Tratamento diferenciado

O relacionamento das equipes de trabalho é similar ao convívio familiar. Eventualmente, pode acontecer de um chefe imediato tratar de maneira diferente seus funcionários preteridos, o que chama a atenção daqueles beneficiados perante os demais.

Você quer saber o resultado? Inimizade entre os membros da equipe e alterações na produtividade. Aqui, a essência da mensagem é uma das mais básicas das relações profissionais: não deve haver privilégio entre colegas de trabalho que exercem a mesma atividade. Portanto, fique de olho na maneira que os líderes da sua empresa  se relacionam com os colaboradores.

Salários e benefícios abaixo do mercado

Uma das principais causas de demissão no país está relacionada à remuneração dos trabalhadores em relação aos valores do mercado. Muitos reclamam que seus salários e benefícios são incompatíveis com o praticado e saem em busca de oportunidades mais rentáveis no mercado de trabalho.

Por esse motivo, acompanhe os valores do mercado e valorize seus funcionários, respeitando o orçamento da companhia.

A necessidade do bem-estar financeiro

De uns anos pra cá, o RH passou a ser responsável, também, pelo lado multifuncional e estratégico para a qualificação da força de trabalho das empresas. Assumindo, muitas vezes, as rédeas de condições externas ao ambiente de trabalho, mas que impactam na rotina profissional. É o caso do bem-estar financeiro dos funcionários.

A pesquisa CareerBuilder de 2017 atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado e de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ atestaram possuem com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado.

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar flexibilidade para os colaboradores, uma vez que eles não precisam esperar até o dia do pagamento para receber seu salário. Ou seja, uma remuneração que atende os profissionais de acordo com os dias já trabalhados, mas que ainda não foram pagos

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos apenas no dia 30 ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor: com flexibilidade para planejar seu mês.

Quer saber mais sobre esse tipo de salário? Leia e entenda as funcionalidades do Xerpay, benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

Cultura organizacional tóxica

Similar ao tratamento diferenciado, a cultura organizacional tóxica pode causar sérios problemas ao índice de turnover, pois não se trata apenas de um funcionário, mas da empresa como um todo.

Além disso, ambientes harmônicos e motivadores contribuem com a conservação de um local de trabalho mais produtivo e feliz. Preste atenção na cultura organizacional da sua empresa e evite que ela se torne tóxica, o que é um benefício além da redução do turnover.

Conflitos com a gestão

Se na sua companhia existem supervisores ou gerentes que se destacam pelo índice de turnover do que pelos resultados entregues, pode ser que seus colaboradores peçam demissão por não conseguirem lidar com esse tipo de profissional.

Nesses casos, entenda de que forma acontecem os conflitos e porque. Caso contrário, não adiantará substituir os colaboradores.

Ausência de plano de carreira

Por fim, a ausência no plano de carreira reflete em um quadro crônico de desmotivação dos funcionários e a queda vertiginosa da produtividade. Afinal, por que os profissionais se dedicariam à empresa se não há perspectiva alguma de crescimento a curto, médio ou longo prazo?

Como classificar as causas do turnover?

classificando-causas-turnover

Como visto acima, são muitas as causas possíveis do turnover na empresa. Para facilitar categorize o nível de controle que se tem sobre o turnover. De modo geral, divida esse controle em 3 fases :

  • controláveis;
  • semi-controláveis;
  • incontroláveis.

Controláveis

As causas controláveis são aquelas que afetam seus resultados, mas podem ser eliminadas ou mitigadas, permitindo uma redução no índice de turnover. A solução, no entanto, nem sempre é simples, mas está ao alcance da empresa. 

Semicontroláveis

Por outro lado, as causas semi controláveis são aquelas que dependem de duas ou mais partes. Por isso, mesmo que a empresa esteja determinada em erradicá-las, será necessário conversas e colaboração dos funcionários.

  • Maus hábitos pessoais;
  • Incompetência dos funcionários;
  • Conflitos entre colaboradores e muitas outras.

Incontroláveis

Por fim, as causas incontroláveis são aquelas que são impossíveis de serem modificadas, mesmo que haja interesse por parte da empresa e dos colaboradores. Esse é o motivo menos preocupante, pois não há nada que se possa fazer.:

  • Doenças de funcionários;
  • Morte de um colaborador e outras.

Quais são os custos e outras consequências do turnover?

O turnover é uma variável de extrema importância, não só para os índices do RH, mas para a empresa de modo geral, porque o alto índice de turnover na empresa pode impactar em diversos setores e gerar custos enormes.

Esses custos e consequências do turnover podem ser divididos em quatro categorias principais. Veja a seguir:

1. Custos primários

Os custos primários são aqueles que possuem relação direta com a demissão ou contratação de um colaborador. São inerentes ao processo e são bem claros na hora de planejar o orçamento da empresa.

  • Gastos no processo de recrutamento e seleção;
  • Despesas com treinamento;
  • Gastos em exames admissionais e demissionais;
  • Custo de tempo do processo, entre outros.

2. Custos secundários

Os custos secundários dizem respeito a alguns aspectos menos tangíveis e se referem às características mais qualitativas do processo. Podem se relacionar às consequências indiretas, mas imediatas, do processo de contratação e demissão.

  • Perda de produtividade por falta de um funcionário;
  • Acúmulo de funções;
  • Sobrecarga, entre outros.

3. Custos terciários

Já os custos terciários são aqueles que são percebidos mais adiante, a longo e médio prazo. São mais conhecidos como os efeitos colaterais do turnover

  • Desmotivação da equipe;
  • Prejuízo à reputação da empresa;
  • Perda de qualidade nos produtos;
  • Acúmulo de profissionais despreparados;
  • Declínio do capital intelectual da empresa.

4. Networking e vendas prejudicados

Além dos custos internos, é possível que o alto índice de turnover afete a empresa de maneira externa, impactando nas vendas e no networking da empresa. Isso porque muitas vezes, os colaboradores possuem uma ótima relação com os clientes ou com negócios parceiros.

Então, ao deixarem a empresa, os clientes levam essas pessoas consigo, prejudicando o negócio de maneira direta.

Além disso, a imagem e a estabilidade da companhia são prejudicadas, pois passa  sensação de que a empresa é dependente de colaboradores específicos e que não possui capacidade de prestar o serviço com qualidade na ausência do mesmo.

Como calcular a taxa de turnover?

Agora que já sabemos um pouco sobre a estrutura desse índice e como ele pode influenciar na produtividade e nos gastos da sua empresa, é hora de aprender a calcular o turnover. Garanta que ele esteja e permaneça dentro dos parâmetros adequados.

Como calcular a taxa de turnover?

Agora que já sabemos um pouco sobre a estrutura desse índice e como ele pode influenciar na produtividade e nos gastos da sua empresa, é hora de aprender a calcular o turnover para garantir que ele está dentro dos parâmetros adequados.

Abaixo explicaremos todos os cálculos para você identificar o turnover da sua empresa. Mas, entendemos que a rotina do RH é cheia de processos e contratempos, desta forma elaboramos uma planilha que calcula o turnover. É bem simples de usá-la. Basta colocar algumas informações e a mágica acontece! Clique aqui e acesse-a agora mesmo. Ah, você pode baixá-la e compartilhar com outros profissionais!

O cálculo é simples: considere o número de colaboradores admitidos, some ao número de demitidos e divida por dois. Em seguida, divida o total pelo número de colaboradores na empresa e multiplique por 100. Assim, teríamos a taxa de turnover da empresa.

Exemplo: digamos que sua empresa tenha admitido 10 funcionários e demitido 14 deles nesse período em um total de 150 profissionais. Assim, teríamos o seguinte cálculo:

10 + 14 / 2 = 12 / 150 = 0,08 * 100 = 8%.

Ou seja: a taxa de turnover na empresa é de 8%. A partir desse resultado, é possível estipular quais serão as estratégias para reduzir o índice e os custos com demissões e contratações. 

Além do cálculo do índice de turnover geral, é possível fazer também outros cálculos ainda mais personalizados que resultam em dados profundos.

Essa análise mais específica pode ajudar a empresa a identificar problemas e buscar soluções de maneira mais eficaz. Veja a seguir, como descobrir outros índices de turnover.

10 + 14 / 2 = 12 / 150 = 0,08 * 100 = 8%.

Ou seja: a taxa de turnover na empresa é de 8%. A partir dela é possível estipular as estratégias para reduzir o índice e reduzir os custos com demissões e contratações, entre outros gastos.

Além do cálculo do índice de turnover geral, é possível fazer também outros cálculos ainda mais personalizados que proverão dados profundos.

Essa análise mais específica pode ajudar a empresa a identificar problemas e buscar soluções de maneira mais eficaz. Confira como descobrir outros índices de turnover:

Turnover de desligados

O índice de turnover da empresa pode gerar valores imprecisos, em alguns casos. Imagine que, em um momento de expansão desenfreada, o quadro de funcionários da empresa passa de 100 para 450 colaboradores, em pouco tempo.

Nessa situação, qual é o propósito de fazer o cálculo de turnover contando o número de admissões? Afinal de contas, elas foram mais do que necessárias para manter a empresa em ascensão e somá-la à lista de demissões no mesmo período torna os valores inexatos.

Dessa maneira, em um esforço para descobrir se a organização tem sido eficiente no programa de retenção de talentos, é mais conveniente observar exclusivamente o número de pessoas que foram desligadas, de forma voluntária ou não, de seus respectivos cargos.

Portanto, o cálculo aplicado seria o seguinte:

número total de pessoas desligadas / número total de funcionários na empresa.

Em um exemplo simples, imagine que 12 pessoas foram desligadas neste período, o que deixou o quadro de funcionários do exemplo acima com 438 pessoas.

Assim, o turnover de desligados seria de: 12 / 450 * 100 = 2,26%.

Turnover de desligados — segunda opção

Há também uma variação da fórmula acima que é considerada ainda mais precisa para calcular o turnover de desligados, porque segmenta os ativos e os passivos. 

Por meio do turnover de desligados passivos, você pode, por exemplo, diagnosticar eventuais problemas durante o processo seletivo de contratação, ou entender melhor outras causas que aumentem o índice de turnover da empresa.

Já o cálculo de desligados ativos mostra que a sua empresa pode desperdiçar talentos ou apontar para um problema na gestão. Essa é uma análise muito importante, já que pode causar gastos e perda de capital intelectual.

Vamos aos cálculos?

Para conhecer o índice de turnover de desligados passivos, basta dividir o número de demissões pelo total de funcionários.

Não é muito diferente a fórmula para calcular o índice de turnover de desligados ativos. Basta fazer o mesmo procedimento, mas levando em consideração aqueles que pediram demissão em vez de usar o número de pessoas demitidas.

Turnover de admissão

Agora que você já sabe analisar o turnover de quem foi demitido, é hora de focar no índice que mostra deficiência no processo de admissão da empresa.Essa é uma ótima estratégia para saber se seu processo de contratações evoluiu ou regrediu, com o passar do tempo.

Para avaliar a qualidade do processo de recrutamento, tenha em mente uma periodicidade como parâmetro comparativo. Um semestre, por exemplo, que é considerado pouco tempo para demitir alguém, concorda? Portanto, usaremos esses 6 meses como valor para a janela de avaliação do turnover de admissões e usar a seguinte fórmula:

número de pessoas demitidas no período de 6 meses / número de funcionários na empresa.

Exemplo: Em uma empresa com 220 colaboradores, 20 pessoas foram demitidas no período.

Assim: 20 / 220 = 0,090 * 100 = 9,09%.

O valor acima pode ser considerado elevado, o que serviria também como comparativo para o semestre seguinte, em um novo cálculo do turnover de admissão.

No entanto, não é necessário usar sempre um semestre como base para o cálculo. O período vai depender do porte e do segmento de sua empresa, por isso, sempre adapte a fórmula de acordo com as necessidades da empresa.

Turnover anual

Para muitas empresas, o cálculo do turnover anual pode ser mais vantajoso, pelo fato do período ser considerado ideal para avaliar possíveis mudanças. Nesses casos, a fórmula pode ser um pouco mais complexa. Vamos a ela:

número de pessoas desligadas / (número de funcionários no início do ano + o número de funcionários no final do ano) / 2.

Um exemplo para esclarecer: No período de um ano, sua empresa desligou 10 funcionários. Foi também uma época em que o número de funcionários foi de 50 para 70 colaboradores. Então, teríamos 10 / (50 + 70) / 2. Somaremos a parte inferior, primeiro, dividindo-a, em seguida, por dois.

Assim, teremos 10 / 60 = 0,166 * 100 = 16,66% como o seu índice de turnover anual.

Para facilitar o seu trabalho e você calcular a taxa de turnover da sua empresa rapidamente, baixe a nossa Planilha Gratuita de Cálculo de Turnover. Responda o formulário abaixo e receba no seu e-mail:

hbspt.forms.create({ portalId: “6600412”, formId: “41392ba4-cb63-4efa-9c34-d2b120471519” });

Qual é o índice de turnover aceitável?

Depois de calcular o índice de turnover, a empresa se depara com diversos números e  logo surge uma pergunta: Qual é o índice de turnover aceitável para minha empresa? A resposta, no entanto, não é tão simples.

Há quem diga que quando o índice de turnover ultrapassar 5% é motivo para se preocupar, além da necessidade de identificar as causas desse problema. No entanto, nem sempre esse número é motivo de preocupação.

Esse índice pode ser flexível e individualizado com base nos objetivos, necessidades e outras métricas da empresa.

De maneira geral, para o índice ser considerado ideal, ele deve ser menor que 10% ao ano, ou algo por volta de 1% ao mês. Mas lembre-se de que esse índice pode sofrer alterações diante de alguns setores específicos.

turnover-call-center

Restaurantes, empresas de limpeza e call centers, por exemplo, apresentam níveis de turnover muito mais elevados por causa de suas condições de trabalho e do tipo de serviço que desempenham.

Quais são as áreas que possuem maior índice de turnover?

Confira algumas áreas que, normalmente, sofrem com a frequente alta deste índice.

Construção civil

A quantidade de funcionários contratados na construção civil depende do projeto em que a empresa atua. Por isso, é muito comum que haja uma onda de demissões quando uma construtora termina a fase mais trabalhosa de determinado projeto.

Isso porque a maior parte das empresas da área de construção civil não trabalham com muitos projetos ao mesmo tempo. O que torna ainda mais difícil a realocação desses funcionários. Sabendo desse padrão de instabilidade, os funcionários também se desligam da empresa com mais facilidade.

Telemarketing

O setor de telemarketing é um dos mais conhecidos por contar com alta rotatividade. Isso se dá, principalmente, por ser um trabalho que não necessita de muita qualificação.

Além disso, a própria natureza exaustiva do trabalho faz com que as pessoas não permaneçam muito tempo atuando.

Vendas

O setor de vendas, considerado um dos mais importantes dentro da maioria das empresas, pois gera lucro ao vender o produto da companhia. Por isso, é negativo para a empresa quando ela apresenta turnover elevado. No entanto, essa é a realidade de muitos negócios, porque,  normalmente, cobram metas difíceis e, muitas vezes, inatingíveis.

Varejo

O varejo é outra área que conta com um índice de rotatividade acima da média. Tanto as empresas quanto os funcionários enxergam os empregos nessa área como  temporários. Além disso, há uma baixa oferta de benefícios e salários adequados, somado a longas horas de trabalho e um serviço, quase sempre, desgastante.

Como reduzir o turnover na empresa?

Para que a redução no nível de turnover aconteça de maneira mais fácil, relacionamos algumas das principais ações estratégicas. 

Tenha em mente que estas são alternativas que podem (e devem!) ser planejadas e moldadas de acordo com a cultura da própria empresa. Essa personalização permitirá que a sua empresa alcance resultados mais satisfatórios e passe a contratar e demitir pessoas da maneira adequada. 

Aprimore o processo de seleção

Uma pesquisa revelada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) aponta que 90% dos diretores da área de RH não contratam de maneira eficaz. Como resultado, a taxa de evasão permanece elevada, girando em torno de 6% a 10%.

Por esse motivo, um planejamento criterioso com base na cultura organizacional da empresa e a definição clara do perfil profissional ideal para a empresa são elementos essenciais para que o processo de recrutamento tenha sucesso. Além de outras ações pontuais, como a valorização de características que vão além dos títulos e da experiência do profissional.

Outra ação que pode ser muito positiva para a empresa é a análise comportamental. Ela pode apontar questões que valem a pena serem aprofundadas.

  • Oferecemos mais dicas neste e-Book gratuito! Aqui você irá aprimorar e ser mais estratégico na produção de um processo de recrutamento e seleção. Clique aqui e baixe agora mesmo.

Crie uma política de benefícios competitiva

Para manter seus funcionários motivados e produzindo de maneira adequada, possuir uma política de benefícios competitiva pode ajudar e muito. Isso fará com que os colaboradores se sintam valorizados e se enxerguem como parte da empresa.

Uma boa análise do mercado lhe ajudará a criar uma Carteira de Benefícios competitiva. E lembre-se de considerar esta ação como um investimento, e não um gasto.

  • Neste livro digital oferecemos todas as estratégias utilizadas por grandes empresas para a criação de uma Carteira de Benefícios competitiva. Clique aqui e baixe-o!

Estabeleça uma jornada de trabalho flexível

Estabelecendo uma jornada justa de trabalho, que priorize a produtividade e que não menospreze o lado físico e emocional do colaborador, pode reduzir o índice de turnover da empresa.

Além disso, os tempos modernos em que vivemos podem agregar muito mais flexibilidade à jornada de trabalho. É o caso, por exemplo, do home office, que pode causar uma mudança positiva na rotina corporativa.

Uma pesquisa conduzida pela Sodexo destaca que as empresas preocupadas com a qualidade de vida dos colaboradores são mais atraentes — ao menos para 76% dos entrevistados.

Trabalhe continuamente o aspecto motivacional

Quanto mais motivado estiver seu funcionário, menor será a chance dele abandonar a empresa. Por isso, premiações, bem como comissões, bônus e incentivos, como o day off, são muito recomendados e tudo pode variar de acordo com as metas, objetivos e o momento vivido pela empresa.

 Mas é fato que as bonificações fazem parte de um itinerário produtivo, além de estimular a competição interna e saudável.

happy-hour-e-eventos-de-integracao-reduz-turnover

Para um ambiente de trabalho agradável, convém até mesmo considerar uma mudança na rotina da empresa, como happy hours e eventos de integração, que podem fugir das tradicionais festas de fim de ano.

Reconheça os talentos da empresa

Muitas vezes, a gestão não reconhece os talentos de sua empresa. De forma acumulada e negativa, essa situação pode evoluir como uma bola de neve recheada de frustrações para o colaborador, que pode culminar em um pedido de demissão e, consequentemente, o aumento do índice de turnover.

A solução está longe de ser simples, no entanto é um fator positivo para melhorar o ambiente corporativo.

Desenvolva um plano de carreira

Para reter talentos e reduzir o turnover, desenvolva um plano de carreira — individual e coletivo. Com ele, os colaboradores ficarão mais focados, pois saberão onde seus esforços podem os levar e têm a garantia de que serão recompensados.

Com isso, a própria empresa pode estimular um ambiente mais desafiador, que recompense os profissionais mais engajados e motivados a crescer junto com a companhia. É uma solução eficaz também para compor um quadro de funcionários verdadeiramente comprometidos com a sua rotina de trabalho.

Transforme a liderança da empresa em exemplos

Por fim, vale ressaltar que os colaboradores podem se espelhar nos comportamentos e atitudes de seus superiores. Tanto as positivas quanto as negativas. Por isso, garanta  que a liderança trabalhe com base na missão e nos valores da empresa. Dessa forma, eles motivam suas respectivas equipes e ganham respaldo de peso para exigir o mesmo das pessoas sob sua responsabilidade.

Assim, o líder não terá motivos para dispensar seus funcionários, além de ter fomentar um ambiente positivo e estimulante, onde os colaboradores.Então, fica claro que uma boa maneira de desenvolver as boas práticas na empresa é por meio do endomarketing.

Quais empresas são exemplos de inspiração para a redução do turnover?

Falar sobre redução de turnover pode ser menos complicado do que colocar esses ensinamentos na prática e diminuir o índice dentro da empresa. No entanto, existem diversas empresas no mercado que já conseguiram diminuir sua rotatividade com algumas mudanças simples no dia a dia.

Confira a seguir algumas histórias de sucesso para você se inspirar:

Elektro

Em 2014, a Elektro conquistou o GTPW, prêmio concedido às empresas, que são consideradas as melhores para se trabalhar, no topo de uma lista de 70 empresas nacionais e multinacionais do país. Motivos para isso não faltaram, como o setor de “Educação Corporativa Elektro” da empresa, que desenvolve continuamente as habilidades profissionais dos seus colaboradores.

Além disso, a Elektro se destacou por manter o “Programa Jovens Talentos” e também o “Programa de Desenvolvimento da Gestão Elektro”: qualidades que evidenciam o cuidado em lapidar as competências organizacionais e profissionais dos indivíduos, para que possam devolvê-las em resultados para a empresa.

Veja outras medidas que também merecem destaque:

  • Programa estar Bem Elektro, que promove melhorias na saúde e qualidade de vida dos colaboradores;
  • Participação em atividades coletivas como jogos, projetos culturais, concursos, grupos de teatro e etc.;
  • Programa de Reconhecimento Top Elektro, que homenageia os colaboradores que transpiram o DNA da empresa.

Este é apenas um exemplo, mas que explora muito bem as medidas que podem ser adotadas para promover o bem-estar de todos os profissionais da empresa. Como resultado, os benefícios são colhidos dia após dia, seja no curto, médio ou longo prazo.

Com apenas essas estratégias, a Elektro conseguiu, não só reduzir o turnover, mas melhorar a qualidade da produção e o relacionamento dos colaboradores da empresa, criando, assim, um ambiente mais saudável.

AppleTree Answers

Já pensou como seria reduzir sua taxa de turnover em mais de 80%? Inacreditável, não é mesmo? A AppleTree Answers conseguiu fazer isso com algumas ações simples e diretas, mesmo fazendo parte de um dos setores com maior rotatividade: o de telemarketing.

A empresa fornece serviços de atendimento telefônico para outras empresas, como, por exemplo, consultórios médicos depois do expediente. A taxa média de rotatividade dentro do setor de call center é superior a 125%, mas a AppleTree Answers tinha uma taxa de 100%.

John Ratliff, CEO da companhia, criou oprograma Dream On, em que os funcionários enviam um e-mail para Ratliff e sua equipe, falando de um sonho palpável. O desfecho desse programa? A empresa concede o desejo de um funcionário em uma base semanal ou mensal, o que motiva a rotina do colaborador e garante que ele permaneça mais tempo no emprego. Veja alguns dos sonhos que foram realizados:

  • Viagem à Jamaica para um empregado e sua mãe doente terminal;
  • Lua de mel para um empregado e seu cônjuge;
  • Viagem para um jogo da NFL para um colaborador e seu marido, que na época foi diagnosticado com câncer inoperável.

Além de ser uma forma de motivar os empregados, esse programa funciona como uma maneira de se aproximar dos colaboradores e saber pelo que eles estão passando. Com isso, a empresa pode ser mais justa e flexível.

Depois de colocar o programa em prática, o índice de rotatividade caiu para apenas 27%. Extraordinário, não é mesmo?

Ruan

Muitas empresas confiam em transportes terceirizados seguros e eficientes. Contudo,  apesar de ser uma área em constante crescimento, conta com grande rotatividade.

A indústria de caminhões é afetada por uma média de 95% de rotatividade entre os funcionários. Mas a empresa Ruan buscou evitar que esse índice global afetasse a construção de um ambiente de trabalho comprometido e saudável.

Os líderes sabiam que uma cultura engajada era melhor para os negócios e para o pessoal deles. Por isso, criaram algumas estratégias para manter os funcionários bem engajados, tais como:

  • Comunicação estratégica;
  • Webinars de treinamento com gerentes de operação;
  • Promoção de um local de trabalho saudável e muito mais.

Ao focar na qualidade do trabalho e no bem estar dos colaboradores, essa empresa conseguiu um feito incrível: conta com o índice de turnover referente a ⅕ da média para esse setor!

  • Uma das propostas do bem-estar no trabalho é promover a qualidade de vida na empresa! Para isso, criamos um e-Book recheado de dicas para criar um programa de qualidade de vida na sua empresa. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Que tal aplicar na prática tudo o que vimos aqui?

Agora que você entendeu o que é o turnover nas empresas, qual seu impacto e as principais medidas para reduzi-lo, aplique as medidas abordadas e resolva o problema de turnover no seu ambiente de trabalho.

Lembre-se que a redução da taxa de rotatividade é algo que só agrega benefícios para a empresa, sejam eles imediatos ou não, tangíveis ou não.

Com o tempo, a redução na taxa se mostra multifacetada, contribuindo para um desenvolvimento gradual e sustentável da companhia. E também dos profissionais, que são beneficiados pela adoção dessa cultura.

Vale destacar, como desfecho, que o RH tem um papel essencial nessa transição e também na manutenção de alternativas para reduzir o índice de turnover, por isso, invista sempre no seu setor de Recursos Humanos!

Convidamos você a compartilhar este post nas suas redes sociais. Dessa maneira, seus colegas podem se inspirar e melhorar a qualidade de trabalho nas empresas, diminuindo de vez esse mal que é o índice de turnover elevado.

Conheça o Xerpay e diminua o turnover

Incluir benefícios na lista de atrativos da sua empresa é fundamental para atrair e reter funcionários na sua equipe. Afinal, enquanto satisfeitos, ninguém tem motivo para sair, não é mesmo?

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar