Vale a pena ter carro em 2021? Saiba quais são as suas opções!

vale-a-pena-ter-carro

Ainda vale a pena ter carro próprio?

De alguns anos para cá, os aplicativos de transporte e locomoção urbana como Uber, 99 ou Cabify, ganharam um grande espaço entre todas as camadas de nossa sociedade.

Seja porque muitas pessoas viram nessa alternativa de trabalho uma saída para o desemprego cada vez maior ou simplesmente por se tornarem usuários desse serviço. 

Esse movimento e sua imensa adesão impactaram profundamente o dia a dia das mais distintas pessoas. Muitas delas por se depararem com as dificuldades e alto preço para adquirir um automóvel ou tirar carteira de habilitação, passaram a ver os aplicativos de mobilidade como uma opção mais viável e uma resolução imediata para os seus problemas e dificuldades. 

Para muitos, o sonho de ter um carro próprio se tornou algo distante, dando lugar a outras prioridades. Ainda assim, mesmo com todas essas dificuldades, a aquisição do próprio automóvel continua sendo o desejo de muitos brasileiros. Mas será que vale a pena ter carro em 2021?

Em nosso artigo você terá essa e outras informações. Confira:

  • Saiba as vantagens e desvantagens de ter um carro;
  • Quais são as opções mais viáveis para transporte urbano?;
  • Comprar ou alugar veículo? Qual a melhor opção?;
  • Ainda vale a pena ter carro em 2021?

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo e descubra se ainda vale a pena comprar ou financiar um carro. Boa leitura!

Vantagens e desvantagens de ter um carro

comprar-ou-alugar-veiculo

Antes de comprar um veículo, é necessário ter em mente qual o seu perfil de usuário e se, de fato, vale a pena ter carro. Afinal, possuir um automóvel vai muito além da compra inicial, passando por taxas e impostos a serem pagos de maneira recorrente, além do seguro, manutenção e estacionamento.

Sendo assim, será que é mesmo vantajoso ter um carro? Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de ter um veículo e conheça também quais as opções mais viáveis para você no decorrer do artigo!

Grande investimento inicial

Uma dos principais motivos que separam grande parte dos brasileiros do sonho de ter um carro é o preço alto desembolsado para sua compra ou financiamento.

Por isso, ter um bom planejamento financeiro para dar a entrada ao seu automóvel ou comprar à vista é o primeiro passo para seu investimento.

Gastos com documentações e licenças

Para quem está começando e deseja ter sua carteira de habilitação, precisa investir um valor inicial para ter a possibilidade de dirigir.

Entretanto, apesar de colocar seu dinheiro nesse serviço, não há, ao final do curso, que o usuário tenha sua aprovação garantida.

Preço de manutenção

Segundo informações divulgadas pela Revista Exame, o custo anual de um carro é de mais de R$ 10.000, podendo chegar a quase R$ 16.000 em algumas capitais como o Rio de Janeiro. Por esse motivo, ter um bom controle financeiro é essencial. 

Alta dos combustíveis

A alta dos combustíveis começou a ser sentida pela população já há alguns anos e, infelizmente, não apresenta sinal de queda significativa para os próximos meses. E, apesar de existirem opções mais baratas entre as disponíveis, o valor gasto mensalmente precisa ser considerado com atenção.

Problemas com estacionamento

Um dos problemas das grandes cidades é a falta de locais seguros para estacionar. Isto, infelizmente, é um dilema que tem sua solução em gastos extras com estacionamento privativo ou com os chamados flanelinhas. 

Esta última opção, nem sempre se apresenta como uma vantagem, visto que os carros ficam na rua, sob a supervisão de desconhecidos.

Conforto

Sem dúvida, quando a ideia se vale a pena ter carro vem à cabeça, aparecem junto as opções de conforto que ele possui. Afinal, passar duas ou três horas dentro de um transporte público não é o ideal de locomoção para ninguém.

Além disso, a depender das suas condições físicas, vale a pena ter carro para ajudar a ter uma vida muito mais cômoda e confortável.

Comodidade

Poder utilizar seu próprio carro a qualquer hora do dia, sem precisar esperar ou aguardar a tarifa sair do dinâmico é algo que interessa a maior parte dos brasileiros. Esta alternativa de comodidade é um dos porquês vale a pena ter carro próprio e, não há dúvida sobre seus pontos positivos!

Uso intenso

Para quem precisa se deslocar diariamente e por longos períodos, como é o caso de quem mora longe do trabalho, por exemplo, ter um carro é uma excelente alternativa. Afinal, poder passar mais tempo com a família e com muito menos desgaste físico pelo trajeto, é uma ótima opção.

Possibilidade de carona

Oferecer caronas para amigos do trabalho ou faculdade, por exemplo, em troca de alguma ajuda de custo, se mostra uma alternativa interessante. Para isso, também existem aplicativos específicos de carona, que conferem mais segurança e possibilidades durante os deslocamentos.

Opção de lucro

Atualmente, muitas pessoas utilizam aplicativos de locomoção urbana como fonte de renda. Entretanto, isto pode acontecer como algo fixo ou subjacente a outras atividades. Sendo assim, no tempo livre ou quando precisar, é possível ter seu próprio carro cadastrado e utilizar para oferecer caronas ou pequenas viagens.

Comprar ou alugar veículo? Qual a melhor opção?

Os serviços de transporte alternativo realmente mudaram o conceito de dirigir ou ter um carro. Isso porque, muitos motoristas de aplicativo preferem alugar um carro. Sendo assim, alguns se perguntam: comprar ou alugar veículo? Ter um carro por assinatura vale a pena?

Para quem ainda não conhece, as opções de carro por assinatura ou aluguel são alternativas cada vez mais adotadas para quem precisa do carro no dia a dia e não tem tempo a perder com manutenções, documentações ou seguro.

Muitos usuários apontam esta como uma opção muito mais barata que as de carro próprio, já que os gastos frequentes, em sua maioria, não são de responsabilidade do locador

Entretanto, outros apontam que vale a pena ter carro, afinal, este é um investimento em um bem próprio. E, sendo um bem para uso próprio, o usuário e proprietário pode usar o carro para a finalidade que bem entender e, até mesmo, vendê-lo quando julgar necessário. 

Dessa forma, há de se considerar quais são suas condições e necessidades atuais, a fim de investir no que, de fato, será um bom negócio para você!

Quais são as opções mais viáveis para transporte urbano?

Antes de saber se realmente vale a pena ter carro, lembre-se que uma das maiores queixas nos grandes centros urbanos é a dificuldade de locomoção devido ao trânsito.

Sendo assim,  opções como ciclovias, têm sido implantadas e incentivadas como uma boa alternativa para sanar esse problema.

Porém, grande parte dos brasileiros não têm a possibilidade de usar ciclovias como meio de transporte, afinal, moram a muitos quilômetros de distância de seus locais de trabalho e estudos, o que acaba tornando o incentivo à essa iniciativa totalmente inviável para a maioria das pessoas.

Dessa forma, muitos precisam recorrer aos transportes públicos, que, em grande parte, apresentam mais desvantagens do que vantagens a seus usuários. Isto porque, a estrutura, além de precária, possui alto preço e oferece um grande tempo de locomoção.

Porém, de forma prática, é preciso analisar qual a realidade mais vantajosa no seu caso. Em muitas cidades, os veículos rápidos, como trens e metrôs são opções mais viáveis, pois oferecem um tempo de percurso menor, ligando regiões distantes entre si.

Em outros casos, o trânsito não é um problema tão grave, sendo uma boa alternativa optar por veículo próprio ou transporte por aplicativo, como o Uber. De todas as formas, há de se buscar soluções que ofereçam opções duradouras e, de fato, viáveis para decidir se vale a pena ter carro.

Ainda vale a pena ter carro em 2021?

Com a baixa da Taxa Selic em 2021, o sonho de ter um carro se tornou algo muito mais vivo na mente do brasileiro. Isto porque, a taxa básica de juros é a grande responsável por todos os juros adotados por instituições financeiras.

Para entender mais sobre a Taxa Selic e como ela influencia diretamente no seu poder de compra, confira o artigo que preparamos: O que é taxa Selic? Tudo o que você precisa saber.

Sendo assim, atualmente, comprar um carro ou um imóvel, por exemplo, são opções mais viáveis do que há alguns anos atrás. A Taxa Selic, nos primeiros meses de 2021, está em 2%, um número muito bom para quem deseja adquirir um novo investimento.

Entretanto, um carro possui gastos recorrentes com revisões, combustíveis, pneus, impostos e possíveis multas. Isto, a longo prazo, apresenta números bastante altos, o que, para algumas pessoas, significa que nem sempre vale a pena ter carro.

Dessa forma, antes de realizar sua compra, é importante fazer algumas contas a fim de entender quais serão os gastos com o carro e quais os gastos com outros meios de transporte convencional ou alternativo atualmente. 

Salário sob demanda: menos custos, mais produtividade

O salário sob demanda é um benefício corporativo que flexibiliza o acesso ao salário, permitindo fazer saques dos dias trabalhados antes do quinto dia útil do mês. Dessa forma, você consegue gerenciar melhor seu orçamentos e investimentos como um carro próprio.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Esperamos que nossas dicas ajudem a considerar qual a melhor opção para você e para seu bolso! E, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações, não hesite em compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar