Uma nova fase: Xerpay agora faz parte da Betterfly

Aquisição tem como objetivo expandir os negócios da Betterfly no Brasil, com a missão de proteger 100 milhões de famílias até 2025, a partir de uma plataforma que integra bem-estar físico, mental e financeiro.

Recentemente anunciamos a aquisição do Xerpay pela Betterfly, a startup chilena com maior valorização da América Latina que integra bem-estar, seguro de vida e impacto social. 

Neste post vamos te contar por que entendemos que esse é um marco histórico para o Xerpay e o futuro do ecossistema financeiro e social do Brasil.

Para entender o contexto dessa fusão, conheça um pouco a história da Betterfly.

A história da Betterfly contada pelo CEO Eduardo della Maggiora

Como surgiu a Betterfly?

“Se hoje fosse o seu último dia na terra, como você mediria a sua vida?” Essa foi a pergunta feita pelo chileno Eduardo della Maggiora anos atrás ao refletir sobre a fragilidade da vida após a perda de sua mãe, vítima de uma severa leucemia.

Mais tarde, surgia um novo questionamento que mudaria radicalmente o rumo de sua jornada: “Como posso usar minhas habilidades para ajudar outras pessoas?”.

Em busca de respostas, Eduardo largou o emprego dos sonhos em Wall Street, pegou sua mochila e embarcou em uma missão de autoconhecimento rumo à África. 

Durante o período em que trabalhava como voluntário ensinando inglês e matemática em uma escola primária na Tanzânia, ele se deparou com um vídeo na internet do Ironman de Kona e decidiu que deveria testar seus limites físicos e mentais no maior campeonato de triatlo do mundo.

Foi então que, ao começar os treinos e perder alguns quilos para se preparar para a competição, uma ideia romântica surgiu em sua cabeça: “O que aconteceria se eu pudesse doar todas as calorias que estou perdendo para as crianças desnutridas que conheci na África?”

Ali foi plantada a primeira semente do BurnToGive, um movimento global que nasceu com a missão de inspirar pessoas a viver uma vida saudável e ativa, queimando calorias e alimentando quem precisa por meio da tecnologia. Em pouco tempo, o projeto se transformou em uma forma inusitada e inovadora de oferecer seguros de vida.

BurnToGive, entenda como tudo começou

É nesse contexto que nasce a Betterfly, uma insurtech que aumenta o valor da cobertura oferecida para os usuários que praticam hábitos saudáveis, como caminhadas, exercícios físicos e meditação, além de promover proteção financeira e ajuda para quem mais precisa.

O que a BetterFly faz?

A Betterfly é uma plataforma de benefícios de bem-estar que combina hábitos saudáveis, com seguro de vida e propósito social para incentivar as pessoas a viverem sua melhor versão. 

A missão da companhia é levar proteção financeira às massas, capacitando as pessoas a ajudar outras pessoas, enquanto cuidam de si mesmas mentalmente, fisicamente e financeiramente.

A plataforma funciona basicamente como um sistema de gamificação, em que a tecnologia principal rastreia e recompensa automaticamente os bons hábitos individuais dos segurados.

Conforme os colaboradores caminham, correm ou meditam, eles vão acumulando pontos, chamados de BetterCoins. Esses pontos são usados para aumentar o valor do seguro de vida, e também podem ser convertidos em mudas de árvores, litros de água e comida para organizações não-governamentais com as quais a Betterfly tem parceria.

Onde o Xerpay entra nessa história?

Em 2018 a Xerpa foi pioneira em disponibilizar o salário sob demanda em forma de benefício corporativo para o mercado brasileiro. Foi assim que nasceu o Xerpay, um aplicativo que oferece ao colaborador benefícios financeiros como antecipação salarial, de comissões e 13º, pagamentos de boletos e trilhas de educação financeira para fazer o melhor uso do salário.

Hoje impactamos a vida de mais de 60 mil colaboradores com nossos serviços. Só em 2021, o Xerpay cresceu mais de 230%, o que representa uma economia de R$13 milhões, que seriam pagos em juros de cheque especial. 

Para o fundador e CEO da Xerpay, Nicholas Reise, “a integração do Xerpay à plataforma Betterfly vai colaborar para que os usuários se sintam mais seguros e protegidos  financeiramente, com acesso fácil aos serviços. Ao mesmo tempo, vão poder ajudar a outras pessoas por meio de ações sociais, agregando impacto à missão da Xerpa”.

Nicholas Reise, fundador e CEO do Xerpay

Nicholas Reise, fundador e CEO do Xerpay

Para Eduardo della Maggiora, fundador e CEO da Betterfly, a chegada da companhia no Brasil representa um compromisso claro de proteção financeira para milhões de brasileiros.

 “Acreditamos que a aquisição da Xerpa é um passo natural para que a Betterfly possa entregar uma oferta integral aos trabalhadores. Estamos construindo uma potência financeira alinhada ao propósito social nato da Betterfly. Um ecossistema que permite ao usuário melhorar seus hábitos saudáveis, sua qualidade de vida, além da possibilidade de ajudar a outras pessoas”, complementa Maggiora.

A aquisição do Xerpay ocorre junto também da integração de 5 startups que compõem o grupo Kunder, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de software para o mundo financeiro, que tem como clientes os principais players do mercado nacional. Por meio de suas subsidiárias oferece diferentes produtos que farão parte da plataforma da Betterfly: Heypay! Numi e Nesto. 

Como a fusão do Xerpay com a Betterfly pode transformar vidas?

Em uma sociedade pós pandêmica, o mercado de seguro de vida tende a crescer de maneira cada vez mais acelerada no mundo. Com a integração dos colaboradores atuais do Xerpay a uma equipe com mais de 170 colaboradores chilenos, a Betterfly está pronta para começar a expansão de seus negócios no Brasil, tornando o seguro de vida uma realidade acessível para todos.

Pouco antes da fusão com o Xerpay, a Betterfly já havia anunciado uma parceria co-branded com a Icatu, seguradora  brasileira com mais de 30 anos de história, com capital 100% nacional e mais 6 milhões de clientes pelo país. 

O contrato foi fechado três meses após a Betterfly ter levantado US$ 60 milhões em uma rodada série B, com investidores como DST Global, QEDInvestors, Valor Capital, EndeavorCatalyst e SoftBankLatinAmerica Fund.

Além de também ser um braço comercial na distribuição do produto da Betterfly por meio de sua rede de parceiros, a Icatu defende a democratização do acesso de todo brasileiro à proteção financeira, independente da sua realidade socioeconômica. Ambas empresas buscam gerar um impacto social positivo no país nos próximos anos.

Para consolidar o início dessa parceria, Betterfly e Icatu se uniram para oferecer água potável no sertão de Pernambuco e Amazonas. Por meio da Fundação Water is Life, estão sendo distribuídos filtros de águas para eliminar as impurezas de águas coletadas em açudes de cem mil famílias na região. 

Veja no vídeo abaixo como foi a entrega de um desses filtros.

Dona Maria recebendo o filtro de água em sua casa.

O objetivo agora é proteger o futuro de 100 milhões de famílias pelo mundo até 2025, e nosso compromisso até lá é criar um mundo onde as pessoas se sintam confiantes, seguras e inspiradas a fazer o melhor, viver melhor e ser melhor.

Confira outros artigos que você pode se interessar